Plano de Aula

Plano de aula: Clima local x clima global

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Espera-se que a este ponto os alunos já saibam coletar dados de temperatura, habilidade prevista em EF08CI15 (identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas).

Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano será melhor aproveitado se antes dele for realizado o plano CIE8_14TU01, por meio do qual já tenham compreendido os elementos e os fatores que podem influenciar o clima local.

Neste plano serão desenvolvidas atividades para que os alunos correlacionem o clima local com o global e, ainda, associem ações antrópicas à alterações no clima. Para isso, eles irão trabalhar utilizando a metodologia de estações, com atividades diversas: leitura de um texto sobre o risco do aumento da temperatura aos cacaueiros, visualização de um vídeo sobre o aumento médio de temperatura no planeta nos últimos anos e análise de uma charge sobre o problema do aquecimento global.

Materiais necessários para a aula: fita crepe, cartolinas ou folhas sulfite (três por grupo), lápis de cor e canetinhas.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as relações entre o clima local e o clima global.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados