Plano de Aula

Plano de aula: Clima local x clima global

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Esta sequência didática foi elaborada para que os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental compreendam a relação entre o clima local e o clima global, associem as ações humanas às alterações climáticas e exercitem noções de pensamento computacional aplicadas ao tema, utilizando simuladores e árvores de decisão como metáfora do funcionamento da Inteligência Artificial (IA). Os objetivos de aprendizagem envolvem correlacionar o clima local às mudanças climáticas globais, associar ações humanas às alterações do tempo atmosférico e do clima, identificar processos de tomada de decisão computacional por meio do uso de simuladores e árvores de decisão e reconhecer o papel dos dados como elemento central para o letramento científico e para decisões informadas. As habilidades da BNCC contempladas nesta proposta incluem a (EF08CI14), que propõe relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica bem como ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra; a (EF08CI15), que orienta a identificação das principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e a simulação de situações em que elas possam ser medidas; e a (EF08CO03), que prevê a utilização de algoritmos clássicos de manipulação sobre listas, aqui explorada de forma metafórica na construção de árvores de decisão.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador projetor.

Recursos educacionais digitais:
editor de planilhas, simulador (En-ROADS) e acesso ao documento de atividades (Rotação de Estações - 8EF - Ciências I Clima local x clima global Adaptado)

Materiais diversos:
fita crepe, cartolinas ou folhas sulfite (três por grupo), lápis de cor e canetinhas e impressão das atividades (disponível em: Rotação de Estações - 8EF - Ciências I Clima local x clima global Adaptado)

Materiais adicionais:
• http://www.incline.iag.usp.br/data/arquivos_download/TEMAS_ATUAIS_EM_MUDANCAS_CLIMATICAS_on-line.pdf

https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/clima/temperaturas-e-degelo-aumentam-no-artico-a-medida-que-planeta-esquenta,124ea41891a5a410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html

https://novaescola.org.br/conteudo/2306/a-acao-do-homem-e-o-aquecimento-global

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Clima

  • Algoritmos clássicos

Eixo

  • Terra e universo

  • Pensamento computacional

Objetivos de aprendizagem

  • Correlacionar o clima local às mudanças climáticas globais.

  • Associar ações humanas às alterações do tempo atmosférico e do clima.

  • Identificar processos de tomada de decisão computacional, utilizando simuladores e árvores de decisão para previsão.

  • Reconhecer o uso de dados como ponto importante para o letramento científico e para tomadas de decisão informadas.

Competências gerais

1. Conhecimento

5. Cultura digital

7. Argumentação

10. Responsabilidade e cidadania

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Acesse

- Rotação por estações: como dinamizar as formações usando essa metodologia ativa | Nova Escola

- Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem | Nova Escola

Bibliografia

  1. BELO, Mariana. Aumento da temperatura global pode afetar cacau na BA, diz pesquisador. G1 Bahia, 2015.

  2. MIT; CLIMATE INTERACTIVE. En-ROADS Climate Simulator. Disponível em: https://en-roads.climateinteractive.org. Acesso em: nov. 2025.

  3. UNESCO. Recomendação sobre Ética em Inteligência Artificial. Paris: UNESCO, 2021.

  4. INCLINE/USP. Temas atuais em mudanças climáticas. São Paulo: IAG-USP, 2019.

  5. NOVA ESCOLA. Ação do homem e aquecimento global. São Paulo: NOVA ESCOLA, 2017.
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta sequência de aulas

Tempo previsto: 150 minutos

Escopo das aulas

Aula 1: atividade de rotação por estações, em que os alunos leem textos jornalísticos, analisam dados e produzem charges. O objetivo é construir conexões entre impactos locais e globais, relacionando ações humanas às mudanças climáticas.

Aula 2: simulações no En-ROADS, nas quais os estudantes criam cenários de alta emissão de carbono e de redução, registram conclusões em mapas mentais e socializam em pares. O objetivo é exercitar o raciocínio de entradas e saídas em sistemas e compreender os efeitos globais das escolhas humanas.

Aula 3: construção de árvores de decisão, representando os cenários do En-ROADS. Essa atividade promove a compreensão da lógica “se… então…” e funciona como metáfora de como a IA aprende a decidir com base em dados. O fechamento reforça o papel da validação humana nas escolhas apoiadas por sistemas computacionais.

Aula 1 - Conversa inicial/Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos.

Projete a manchete e, em conjunto com os alunos, leia o título da reportagem e a legenda da foto.

Inicie uma discussão com a pergunta:

- Como é possível que um aumento de 1 grau no planeta possa afetar a vegetação na Bahia?

Permita que os alunos se expressem livremente, incentivando-os a refletir sobre a complexidade dos sistemas.

Estimule a reflexão com as seguintes perguntas:

- O que gera uma relação de tamanha proporção em todo o planeta?

- Por que isso acontece?

Aumento da temperatura global pode afetar cacau na BA, diz pesquisador

Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/12/aumento-da-temperatura-global-pode-afetar-cacau-na-ba-diz-pesquisador.html

Comente com os alunos que eles irão discutir sobre as relações entre o clima local e o clima global.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados