Atividades para impressão: Anexo 1
Plano de Aula
Plano de aula: Clube de Ciências: vamos falar sobre meio ambiente e qualidade de vida
Por: Eliane de Siqueira
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano tem como objetivo mobilizar os estudantes de 8º e 9º ano para identificarem problemas ambientais presentes nos locais onde vivem. Questões como poluição, consumo excessivo, descarte inadequado de resíduos e desperdício de recursos são comuns no cotidiano. Reconhecer esses problemas e agir para multiplicar ações de melhoria deve ser uma responsabilidade compartilhada por todos nós.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Meio Ambiente, impactos ambientais e equilíbrio ambiental.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar problemas ambientais presentes nos locais onde vivem.
- Discutir atitudes capazes de mitigar danos ambientais nesses ambientes.
- Criar estratégias de comunicação para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do equilíbrio ambiental.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
7. Argumentação.
10. Responsabilidade e cidadania.
Bibliografia
- NOVA ESCOLA. 10 planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI13 da BNCC. Disponível em https://novaescola.org.br/planos-de-aula/habilidades/ef09ci13. Acesso em 12 de out. de 2024.
- MEIO SUSTENTÁVEL. Sustentabilidade Ambiental: conceito, exemplos e benefícios. Disponível em https://meiosustentavel.com.br/sustentabilidade-ambiental/. Acesso em 12 de out. de 2024.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos.
Orientações gerais:
Antes da aula
Solicite aos estudantes que, para a aula seguinte, tragam imagens de seus lugares de vivência. Eles podem fotografar, selecionar recortes de revistas, jornais, encartes, impressões ou até mesmo desenhar. O importante é que considerem locais que retratem situações de desequilíbrio ambiental ou medidas para contê-los.
Como exemplos, você pode citar: ambientes com descarte inadequado de resíduos, água contaminada, pontos de queimadas, poluição visual, comprometimento da qualidade do ar e desmatamentos. Em relação às ações de mitigação, podem ser consideradas a coleta seletiva, a presença de cooperativas e a economia de recursos naturais. Oriente para que cada estudante traga pelo menos duas imagens para apoiar as atividades que serão desenvolvidas posteriormente.
Sua curadoria também é importante, garantindo que haja variedade de situações (positivas e negativas) para análise e discussão dos grupos.
Além disso, solicite que a turma faça a leitura prévia da definição de impacto ambiental presente na Resolução Conama nº 001 de 23 de janeiro de 1986 e complemente essa análise com o artigo 225 da Constituição Federal. Essas informações farão parte da abertura da aula, e a apropriação prévia desses conteúdos pelos alunos qualificará o debate e as atividades que serão propostas.
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 10 minutos.
Inicie a aula escrevendo no quadro a palavra “impacto ambiental”. Em seguida, convide os estudantes a falarem sobre o que percebem no seu entorno que causa esse tipo de impacto. Registre todas as informações compartilhadas por eles e, na mediação, inclua impactos positivos, como coleta seletiva, cooperativas, energia renovável, reflorestamento, criação de unidades de conservação, etc.
Organize as informações para criar um mapa mental, agrupando as observações da turma e categorizando o que identificam como impactos ambientais negativos e positivos.
Questione-os sobre a compreensão deles e de outras pessoas sobre o assunto. Pergunte de que forma a mídia divulga essas ações, multiplicando práticas e buscando atingir o maior número de pessoas.
Em seguida, compartilhe com a turma a definição de impacto ambiental presente na Resolução Conama nº 001, que diz:
Artigo 1º - Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - as atividades sociais e econômicas;
III - a biota;
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - a qualidade dos recursos ambientais (BRASIL, 1986).
Destaque pontos do artigo sobre as alterações das propriedades do meio ambiente e o que elas afetam, rompendo com a ideia de que o equilíbrio ambiental refere-se apenas à preservação das florestas e dos seres vivos. Nesse momento, é importante que compreendam como as relações ambientais se conectam e consideram os aspectos ambientais, sociais e econômicos em seus processos.
Você pode ampliar essa compreensão incluindo o artigo 225 da Constituição Federal, que afirma:
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações (BRASIL, 1988).
Retome o esquema construído e questione-os:
- O que temos no esquema que contribui para o equilíbrio ambiental?
- O que temos no nosso esquema que compromete a qualidade de vida das pessoas?
- Quais ações podem provocar melhorias no meio ambiente?
Sensibilizados com essa discussão, siga para o próximo momento da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO