Plano de Aula

Plano de aula: Mudanças do clima local

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Esta é a 1ª aula de uma sequência de 10 planos de aula sobre sobre Clima e Equilíbrio Ambiental. É previsto na BNCC que o professor trabalhe anteriormente em ciências algumas habilidades relacionadas a este plano de aula, portanto espera-se que, neste momento, os alunos já saibam coletar dados de temperatura.

Neste plano, os alunos coletarão dados de temperatura em diferentes ambientes, farão a montagem de uma tabela usando uma ferramenta de IA generativa e levantarão hipóteses para justificar a diferença dos dados obtidos, além de refletirem criticamente sobre essas fontes de dados. Posteriormente, irão pensar em fatores ou elementos que podem colaborar para a regulação do clima local.

Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade, e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Veja a sequência de todos os 10 planos de aula aqui.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à Internet; projetor.

Recurso digital:
IA conversacional (sugestão: Gemini); aplicativo de termômetro ambiente (opcional), como Termômetro++; aplicativo de previsão do tempo.

Materiais diversos:
termômetros ambientes. Caso não seja possível adquirir este material, há na internet vídeos com modelos de termômetros caseiros, como este: https://www.youtube.com/watch?v=hAQhmsUz2P8. Também sugerimos o uso de aplicativos de termômetro ambiente. Anexo com tabela comparativa.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Clima

Objetivos de aprendizagem

  • Comparar dados da temperatura local em diferentes ambientes.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

9. Empatia e Cooperação

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Acesse

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos.

Este plano de aula está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados os conceitos de clima e tempo para expandir os conhecimentos sobre mudanças climáticas.

Os estudantes deverão coletar medidas de temperatura em diferentes pontos da escola e, se possível, fora dela também: sala de aula, ambiente externo com sombra de telhado, outro com sombra de árvores, próximo a arbustos e gramados, parque natural, praça com árvores, campo de futebol aberto, ginásio de esportes fechado e não climatizado, etc.

Para fazer a medição da temperatura do ambiente, recomenda-se adquirir termômetros ambientes próprios para isso, pois esses instrumentos possibilitam a coleta de dados fidedignos. Se não for possível, há aplicativos (como o Termômetro++) ou ferramentas digitais de previsão do tempo que oferecem dados de temperatura ambiente.

Conversa inicial / Introdução

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientações: se possível, leve a turma para fora da sala, em um ambiente externo. É importante que os alunos estejam confortáveis e que o local seja adequado para a proposta: aberto o suficiente para que seja possível perceber como está o tempo e relacionar essas percepções ao clima da região.

Faça os seguintes questionamentos:

- Como está o tempo hoje?

Espera-se que eles descrevam o que sentem e veem neste dia: nublado, calor, frio, ventando, chuvoso, ensolarado, temperatura, umidade…

- Como é o clima de onde moramos?

- Vocês já ouviram pessoas mais velhas falar que o clima daqui mudou ao longo do tempo? Por exemplo: já ouviram alguém comentar que os invernos estão menos rigorosos ou mais quentes que antigamente?

- Quais tipos de mudanças no clima vocês ouviram falar ou já sentiram?

Problematize a questão:

- O clima local muda ou o que acontece são mudanças no tempo?

A resposta depende da escala e da duração do fenômeno que você está observando:

Mudanças no tempo → São variações curtas, de horas até poucos dias, que afetam condições como temperatura, chuva, vento, nebulosidade.

Exemplo: hoje está chovendo, amanhã fará sol.

Mudanças no clima → São alterações de longo prazo (décadas ou séculos) nos padrões médios de temperatura, precipitação e outros elementos atmosféricos de uma região.

Exemplo: aumento gradual da temperatura média de uma cidade nos últimos 50 anos.

Então, quando se fala sobre algo que muda rapidamente, como uma frente fria que chega, trata-se de mudanças no tempo. Se a mudança é algo que se percebe ao longo de anos, como uma estação chuvosa ficando mais curta a cada década, trata-se de mudanças no clima:

Tempo: é como o humor de uma pessoa. Pode mudar de manhã para tarde. Hoje faz calor, amanhã pode chover. Observa-se no dia a dia. Exemplos: está ventando muito agora; ontem estava frio, hoje está quente.

Clima: é como a personalidade de uma pessoa. Demora anos para a mudança ser percebida É formada pela média do tempo em muitos anos e define se o lugar é, por exemplo, quente e seco ou frio e úmido. Exemplos: o semiárido nordestino é quente e seco; nos últimos 30 anos, os verões estão ficando mais quentes.

Neste momento, ainda não é necessário corrigi-los ou aprofundar o conteúdo, pois o importante é identificar as concepções prévias dos estudantes sobre clima e tempo e se já fazem algum tipo de relação com as mudanças climáticas.

Pergunte-lhes:

- Que fatores colaboram para a regulação e manutenção do clima em um determinado lugar?

Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais elementos eles imaginam que podem colaborar para a regulação do clima local. Aproveite também para perguntar como é possível fazer medições do clima e quais ferramentas podem ser utilizadas para essa finalidade. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Comente sobre a atividade que eles irão realizar: farão coletas de dados de temperatura em ambientes diversos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados