Plano de aula: Mudanças do clima local

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: É previsto na BNCC que o professor trabalhe anteriormente em ciências algumas habilidades relacionadas à este plano de aula, portanto espera-se que a este ponto os alunos já saibam coletar dados de temperatura. Esta habilidade é trabalhada no plano de código CIE8_13TU01 (Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas).

Neste plano, os alunos coletarão dados de temperatura em diferentes ambientes, farão a montagem de uma tabela e levantarão hipóteses para justificar a diferença dos dados obtidos. Posteriormente, irão pensar em fatores ou elementos que podem colaborar para a regulação do clima local.

Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade, e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano será melhor aproveitado se depois dele for realizado o plano CIE8_14TU02.

Materiais necessários para a aula: arranje alguns termômetros ambientais caso você divida a turma em grupos para realizar a atividade. Caso não seja possível adquirir este material, há na internet vídeos com modelos de termômetros caseiros, como este: https://www.youtube.com/watch?v=hAQhmsUz2P8

Leituras recomendadas:

Título da aula

Orientações: Projete os slides aos alunos, leia o tema da aula e comente que eles irão discutir sobre as mudanças do clima local e influências para que isso ocorra.