Anexo - Tabela comparativa
Plano de Aula
Plano de aula: Mudanças do clima local
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Esta é a 1ª aula de uma sequência de 10 planos de aula sobre sobre Clima e Equilíbrio Ambiental. É previsto na BNCC que o professor trabalhe anteriormente em ciências algumas habilidades relacionadas a este plano de aula, portanto espera-se que, neste momento, os alunos já saibam coletar dados de temperatura.
Neste plano, os alunos coletarão dados de temperatura em diferentes ambientes, farão a montagem de uma tabela usando uma ferramenta de IA generativa e levantarão hipóteses para justificar a diferença dos dados obtidos, além de refletirem criticamente sobre essas fontes de dados. Posteriormente, irão pensar em fatores ou elementos que podem colaborar para a regulação do clima local.
Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade, e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Veja a sequência de todos os 10 planos de aula aqui.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet; projetor.
Recurso digital:
IA conversacional (sugestão: Gemini); aplicativo de termômetro ambiente (opcional), como Termômetro++; aplicativo de previsão do tempo.
Materiais diversos:
termômetros ambientes. Caso não seja possível adquirir este material, há na internet vídeos com modelos de termômetros caseiros, como este: https://www.youtube.com/watch?v=hAQhmsUz2P8. Também sugerimos o uso de aplicativos de termômetro ambiente. Anexo com tabela comparativa.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Clima
Objetivos de aprendizagem
- Comparar dados da temperatura local em diferentes ambientes.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
9. Empatia e Cooperação
Acesse
- UNICEF BRASIL. Crianças, adolescentes e mudanças climáticas no Brasil 2022. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/criancas-adolescentes-e-mudancas-climaticas-no-brasil-2022. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
- UNICEF BRASIL. Crianças, adolescentes e mudanças climáticas no Brasil 2022 (versão PDF). Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/21346/file/criancas-adolescentes-e-mudancas-climaticas-brasil-2022.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
- AGÊNCIA BRASIL / EBC. Crianças e adolescentes sofrem com mudanças climáticas, alerta UNICEF. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-09/criancas-e-adolescentes-sofrem-com-mudancas-climaticas-alerta-unicef. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
- CIESPI. Adolescentes, jovens e mudanças climáticas no Brasil 2025. Disponível em: https://www.ciespi.org.br/media/files/fcea049a8ec4d511ecbe6e5141d3afd01c/fd6cec36a29d911f0968267ef596970b3/ciespi-adol-jov-mc-2025.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
Bibliografia
- Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Efeito estufa e aquecimento global. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global.html. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
- The Nature Conservancy. O último relatório do IPCC: O que é e por que ele é importante. Disponível em: https://www.tnc.org.br/conecte-se/comunicacao/noticias/ipcc-report-climate-change/. Acesso em: 16 novembro de 2025.
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Sorocaba. Construção de um termômetro. [PDF]. Disponível em: https://www.sorocaba.unesp.br/Home/Extensao/Engenhocas/construcao-de-um-termometro.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
- YouTube. Vídeo: Construção de um termômetro caseiro (exemplo). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hAQhmsUz2P8. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
- YouTube. Vídeo: Como fazer um TERMÔMETRO CASEIRO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DeE-MfJYeyk. Acesso em: 16 de novembro de 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos.
Este plano de aula está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados os conceitos de clima e tempo para expandir os conhecimentos sobre mudanças climáticas.
Os estudantes deverão coletar medidas de temperatura em diferentes pontos da escola e, se possível, fora dela também: sala de aula, ambiente externo com sombra de telhado, outro com sombra de árvores, próximo a arbustos e gramados, parque natural, praça com árvores, campo de futebol aberto, ginásio de esportes fechado e não climatizado, etc.
Para fazer a medição da temperatura do ambiente, recomenda-se adquirir termômetros ambientes próprios para isso, pois esses instrumentos possibilitam a coleta de dados fidedignos. Se não for possível, há aplicativos (como o Termômetro++) ou ferramentas digitais de previsão do tempo que oferecem dados de temperatura ambiente.
Conversa inicial / Introdução
Tempo previsto: 10 minutos.
Orientações: se possível, leve a turma para fora da sala, em um ambiente externo. É importante que os alunos estejam confortáveis e que o local seja adequado para a proposta: aberto o suficiente para que seja possível perceber como está o tempo e relacionar essas percepções ao clima da região.
Faça os seguintes questionamentos:
- Como está o tempo hoje?
Espera-se que eles descrevam o que sentem e veem neste dia: nublado, calor, frio, ventando, chuvoso, ensolarado, temperatura, umidade…
- Como é o clima de onde moramos?
- Vocês já ouviram pessoas mais velhas falar que o clima daqui mudou ao longo do tempo? Por exemplo: já ouviram alguém comentar que os invernos estão menos rigorosos ou mais quentes que antigamente?
- Quais tipos de mudanças no clima vocês ouviram falar ou já sentiram?
Problematize a questão:
- O clima local muda ou o que acontece são mudanças no tempo?
A resposta depende da escala e da duração do fenômeno que você está observando:
• Mudanças no tempo → São variações curtas, de horas até poucos dias, que afetam condições como temperatura, chuva, vento, nebulosidade.
Exemplo: hoje está chovendo, amanhã fará sol.
• Mudanças no clima → São alterações de longo prazo (décadas ou séculos) nos padrões médios de temperatura, precipitação e outros elementos atmosféricos de uma região.
Exemplo: aumento gradual da temperatura média de uma cidade nos últimos 50 anos.
Então, quando se fala sobre algo que muda rapidamente, como uma frente fria que chega, trata-se de mudanças no tempo. Se a mudança é algo que se percebe ao longo de anos, como uma estação chuvosa ficando mais curta a cada década, trata-se de mudanças no clima:
Tempo: é como o humor de uma pessoa. Pode mudar de manhã para tarde. Hoje faz calor, amanhã pode chover. Observa-se no dia a dia. Exemplos: está ventando muito agora; ontem estava frio, hoje está quente.
Clima: é como a personalidade de uma pessoa. Demora anos para a mudança ser percebida É formada pela média do tempo em muitos anos e define se o lugar é, por exemplo, quente e seco ou frio e úmido. Exemplos: o semiárido nordestino é quente e seco; nos últimos 30 anos, os verões estão ficando mais quentes.
Neste momento, ainda não é necessário corrigi-los ou aprofundar o conteúdo, pois o importante é identificar as concepções prévias dos estudantes sobre clima e tempo e se já fazem algum tipo de relação com as mudanças climáticas.
Pergunte-lhes:
- Que fatores colaboram para a regulação e manutenção do clima em um determinado lugar?
Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais elementos eles imaginam que podem colaborar para a regulação do clima local. Aproveite também para perguntar como é possível fazer medições do clima e quais ferramentas podem ser utilizadas para essa finalidade. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Comente sobre a atividade que eles irão realizar: farão coletas de dados de temperatura em ambientes diversos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO