Plano de aula: Sustentabilidade

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF08CI01 e EF08CI05. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: Identificação e classificação de diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades; Ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposta aos alunos a realização de entrevistas sobre o tema sustentabilidade, com posterior análise estatística dos dados e criação de propostas de tecnologias que incentivem ações sustentáveis. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: entrevista disponível para impressão no material complementar.

Faça as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o sustentabilidade. Faça perguntas como: O que significa a palavra sustentável? O que é sustentabilidade? Espera-se que os estudantes já consigam relacionar esta palavra com ações ambientalmente corretas.