Atividade para impressão - Entrevista - Sustentabilidade
Plano de Aula
Plano de aula: Sustentabilidade
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF08CI01 e EF08CI05. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: Identificação e classificação de diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades; Ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposta aos alunos a realização de entrevistas sobre o tema sustentabilidade, com posterior análise estatística dos dados e criação de propostas de tecnologias que incentivem ações sustentáveis. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: entrevista disponível para impressão no material complementar.
Faça as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:
- http://novosalunos.com.br/a-importancia-de-trabalhar-a-sustentabilidade-na-escola/
- https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/entenda-os-tres-pilares-da-sustentabilidadee
- http://mma.gov.br/publicacoes/responsabilidade-socioambiental/category/90-producao-e-consumo-sustentaveis?download=989:o-que-o-brasileiro-pensa-do-meio-ambiente-e-do-consumo-sustentavel (pdf)
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o sustentabilidade. Faça perguntas como: O que significa a palavra sustentável? O que é sustentabilidade? Espera-se que os estudantes já consigam relacionar esta palavra com ações ambientalmente corretas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO