Plano de Aula

Plano de aula: Mudanças climáticas e o ciclo da água

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este é um conjunto de duas aulas, de 50 minutos cada uma, com foco na biodiversidade e nas mudanças climáticas. Ao integrar a IA nesse processo, os estudantes poderão organizar, visualizar e compreender melhor os fenômenos ambientais, desenvolvendo uma maior conscientização sobre questões ecológicas. Os estudantes utilizarão ferramentas de IA para interpretar grandes conjuntos de dados sobre a biodiversidade e mudanças climáticas. A IA ajudará a organizar, analisar e visualizar os dados, facilitando a interpretação de fenômenos biológicos e ambientais. Além disso, na segunda aula, serão capazes de propor soluções para as mudanças climáticas e para a conservação ambiental usando ferramentas de IA.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.

    Projetor multimídia.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.

  • Materiais diversos:
    Aula 01: Cards com as palavras: BIODIVERSIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, INTERVENÇÕES HUMANAS. Podem ser impressas ou escritas em folha de papel A4.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Clima

Objetivos de aprendizagem

  • Organizar dados sobre fenômenos ambientais em forma de gráficos para explicar questões ecológicas relacionadas às mudanças climáticas.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

9. Empatia e cooperação.

10. Responsabilidade e cidadania.

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Avançado
doubts

Planeje suas aulas pelo whatsapp

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula - aula 01

Tempo previsto: 50 min

Este plano de aula tem foco em aplicar conhecimentos sobre as mudanças climáticas e a biodiversidade. A finalidade dele é que os estudantes sejam capazes de explicar a relação entre as mudanças climáticas nas últimas décadas e as intervenções humanas.

Dificuldades antecipadas: reconhecer as consequências e interferências da sociedade industrial nos ecossistemas do planeta Terra, identificando cada ação humana e as implicações que geram mudanças climáticas e provocam eventos climáticos.

Alguns estudantes podem ter dificuldade em procurar informações científicas em fontes confiáveis na internet. Você precisará intervir indicando leituras viáveis, como sites de universidades (Jornal USP) ou Google Scholar e lhes dando subsídios para identificarem fake news.

Antes da aula, pode ser interessante pedir que a turma se familiarize com as ferramentas de IA que serão usadas. Passe o nome do Copilot para que os estudantes criem seus usuários e senhas e façam pesquisas de imagens e textos, para chegarem à aula com um pouco mais de propriedade sobre suas possibilidades.

Organização da aula - aula 01

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 min

Imprima em folhas sulfite ou escreva à mão as seguintes palavras: BIODIVERSIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, INTERVENÇÕES HUMANAS. Divida a turma em 4 grupos. Entregue uma dessas folhas para cada grupo. Eles deverão definir o conceito, dar um exemplo e explicar para a turma resumidamente. Neste primeiro momento, ainda não devem pesquisar, apenas irão elencar os conhecimentos prévios sobre cada assunto.

Ajude-os a sistematizar a apresentação, chamando um grupo por vez e fazendo perguntas, como:

- O que é biodiversidade? Por que essa palavra tem o prefixo “bio”?

- Qual é a relação entre o modo de vida das sociedades atuais com as mudanças climáticas que vêm ocorrendo?

- Por que precisamos ter consciência ambiental?

- Dê um exemplo de alguém que você percebe que tem consciência ambiental e justifique.


Atividade - aula 01

Tempo previsto: 20 min

Parte 1

Em grupos, peça que acessem o site “Jornal USP” (e outros sites de divulgação científica que você conheça) e pesquisem textos sobre mudanças climáticas nas últimas décadas. Deixem as páginas abertas no navegador. Se a turma for numerosa, separe os estudantes em grupos designando a cada um a tarefa de pesquisar reportagens e notícias sobre uma década específica, começando nos anos 2020 e retrocedendo conforme a quantidade de grupos formados.

Parte 2

Em seguida, peça que abram a ferramenta Microsoft Copilot. Agora, eles deverão colar os textos científicos que encontraram no site “Jornal USP” no Copilot, dando o comando para resumir os textos.

Parte 3

Cada grupo deverá apresentar um texto resumido pela IA, relacionando-o às palavras da proposta da primeira parte da aula (BIODIVERSIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, INTERVENÇÕES HUMANAS).


Momento de reflexão/sistematização - aula 01

Tempo previsto: 20 min

Parte 1

Ainda em grupos, eles deverão usar o Copilot para criar um gráfico com os dados dos textos. Se o texto escolhido não apresenta dados possíveis de serem organizados em gráficos, deverão procurar outro texto. Organize o trabalho da turma por períodos de tempo, com base nas décadas que pesquisaram em grupos.

Parte 2

Cada grupo deverá interpretar o gráfico criado pela IA e usar a lousa para explicar as informações para a turma, relacionando mudanças climáticas à biodiversidade.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO