Plano de Aula

Plano de aula: Mudanças climáticas e biodiversidade

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi pensado para ser realizado em uma aula de 50 minutos, com foco na biodiversidade e nas mudanças climáticas. Ao integrar a Inteligência Artificial nesse processo, os estudantes poderão organizar, visualizar e compreender os fenômenos ambientais, desenvolvendo uma maior sensibilização sobre os efeitos de algumas ações. Os estudantes utilizarão ferramentas de IA para interpretar grandes conjuntos de dados sobre a biodiversidade e as mudanças climáticas. A IA ajudará a organizar, analisar e visualizar os dados, facilitando a interpretação de fenômenos biológicos e ambientais. A proposta pode ser ampliada com a exploração de outros planos de aula que discutem o tema. Você pode acessá-los aqui.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à Internet e projetor multimídia.

Recursos educacionais digitais:
Microsoft Copilot. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations. Acesso em: 24 de setembro de 2025.

Materiais diversos:
cartões com as palavras “BIODIVERSIDADE”, “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”, “CONSCIÊNCIA AMBIENTAL” e “INTERVENÇÕES HUMANAS”. Podem ser impressos ou escritos em folha de papel A4.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Clima

Objetivos de aprendizagem

  • Organizar dados sobre fenômenos ambientais em forma de gráficos para explicar questões ecológicas relacionadas às mudanças climáticas.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

9. Empatia e cooperação.

10. Responsabilidade e cidadania.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Acesse

Bibliografia

  • ZABALA, Antoni. A prática educativa. Porto Alegre: Penso.

  • WILSON, Edward Osborne. Biodiversidade. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.

  • BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula. Porto Alegre: Penso.
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano

Tempo previsto: 50 minutos

Este plano de aula objetiva aplicar conhecimentos sobre as mudanças climáticas e a biodiversidade. Sua finalidade é que os estudantes sejam capazes de explicar a relação entre as mudanças climáticas nas últimas décadas e as intervenções humanas.

Dificuldades antecipadas:

Reconhecer as consequências e interferências da sociedade industrial nos ecossistemas do planeta Terra, identificando ações humanas e suas implicações nas mudanças climáticas e eventos climáticos.

Alguns estudantes podem ter dificuldade em procurar informações científicas em fontes confiáveis na internet. Você precisará intervir indicando leituras viáveis, como sites de universidades (Jornal USP) ou Google Scholar, lhes dando subsídios para identificarem fake news.

Antes da aula, pode ser interessante pedir que a turma se familiarize com as ferramentas de IA que serão usadas. Indique o Copilot para que os estudantes criem seus usuários e senhas e façam pesquisas de imagens e textos para chegarem à aula com mais propriedade sobre suas possibilidades.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 minutos.

Imprima em folhas ou escreva à mão (um termo em cada folha sulfite) as seguintes palavras: “BIODIVERSIDADE”, “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”, “CONSCIÊNCIA AMBIENTAL” e, “INTERVENÇÕES HUMANAS”.

Divida a turma em quatro grupos. Entregue cada uma dessas folhas para um grupo. Eles deverão definir o conceito do termo que receberam, dar um exemplo e explicar para a turma do que se trata resumidamente. Nesse primeiro momento, ainda não devem pesquisar, apenas irão elencar os conhecimentos prévios sobre cada assunto.

Ajude-os a sistematizar a apresentação, chamando um grupo por vez e fazendo perguntas, como:

- O que é biodiversidade? Por que essa palavra tem o prefixo “bio”?

- Qual é a relação entre o modo de vida das sociedades atuais com as mudanças climáticas que vêm ocorrendo?

- Por que precisamos ter consciência ambiental?

- Dê um exemplo de alguém que você percebe que tem consciência ambiental e justifique.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF08CI16 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS