Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo futuros sustentáveis para o planeta
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças climáticas: Construindo futuros sustentáveis para o planeta
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi pensado para ser realizado em uma aula de 50 minutos, com foco na biodiversidade e nas mudanças climáticas. Seu objetivo principal é que os estudantes consigam propor soluções para as mudanças climáticas e para a conservação ambiental usando ferramentas de IA.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.
Projetor multimídia. - Recursos Educacionais Digitais:
Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Clima
Objetivos de aprendizagem
- Organizar dados sobre fenômenos ambientais em forma de gráficos para explicar questões ecológicas relacionadas às mudanças climáticas.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
9. Empatia e cooperação.
10. Responsabilidade e cidadania.


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 min
Este plano de aula tem foco em aplicar conhecimentos sobre mudanças climáticas, biodiversidade e intervenções humanas para propor soluções possíveis e viáveis na atualidade, integrando IA. A finalidade dele é que os estudantes usem os dados organizados na aula anterior para propor soluções que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas ou impeçam que mais eventos climáticos aconteçam em decorrência delas.
Na aula anterior, foram discutidas questões como interações das sociedades com a natureza, incluindo as transformações da biodiversidade e as influências das ações humanas nas mudanças climáticas, alterando componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema, o que provoca efeitos nas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 10 min
Parte 1
Retome com a turma as informações que eles apresentaram em grupos na aula anterior, principalmente BIODIVERSIDADE, INTERVENÇÕES HUMANAS e MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
Projete na tela a imagem abaixo ou digite na barra de pesquisa do navegador na internet “mudanças climáticas e extinção de espécies”:
Pergunte à turma:
- Qual é a causa dessas extinções de espécies?
- O que as mudanças climáticas provocam que induz à extinção?
As extinções de espécies devido às mudanças climáticas são causadas por uma variedade de fatores interconectados. Aqui estão algumas das principais causas que os alunos podem compartilhar:
Mudanças no Habitat: O aumento das temperaturas pode alterar habitats naturais, tornando-os inóspitos para certas espécies. Por exemplo, o derretimento do gelo no Ártico reduz o habitat para os ursos polares.
Padrões de Precipitação Alterados: As mudanças climáticas podem causar secas prolongadas ou chuvas excessivas, afetando os ecossistemas que dependem de certos regimes de precipitação.
Acidificação dos Oceanos: O aumento de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera é absorvido pelos oceanos, tornando-os mais ácidos. Isso afeta severamente os recifes de corais e as espécies marinhas que dependem deles.
Fenômenos Climáticos Extremos: O aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como tempestades, ondas de calor e inundações, pode destruir habitats e causar mortalidade direta de espécies.
Expansão de Espécies Invasoras: Mudanças climáticas podem permitir que espécies invasoras prosperem em novos habitats, competindo com espécies nativas e às vezes levando-as à extinção.
Perda de Alimentos: Mudanças climáticas podem afetar a disponibilidade de alimentos ao alterar os ecossistemas e as cadeias alimentares. Espécies que não conseguem se adaptar ou migrar para novos habitats podem enfrentar a fome e a extinção.
Escute as hipóteses e avance:
- Qual é a nossa responsabilidade, como espécie humana, diante desse problema da extinção de espécies por causa das mudanças climáticas?
Escute as respostas e sistematizem juntos na lousa.
Como espécie humana, temos uma responsabilidade enorme diante do problema da extinção de espécies causada pelas mudanças climáticas. Aqui estão algumas ações que podemos adotar:
Reduzir emissões de gases de efeito estufa: Minimizar nossa pegada de carbono ao adotar fontes de energia renovável, reduzir o consumo de combustíveis fósseis e melhorar a eficiência energética.
Proteção de habitats: Preservar e restaurar ecossistemas naturais, como florestas, áreas úmidas e recifes de coral, que são vitais para a sobrevivência de muitas espécies.
Práticas sustentáveis: Promover práticas agrícolas e de pesca sustentáveis que não esgotem os recursos naturais e protejam a biodiversidade.
Conservação de fauna e flora: Apoiar programas de conservação que protejam espécies ameaçadas e promovam a biodiversidade.
Educação e conscientização: Informar e educar as pessoas sobre a importância da biodiversidade e os impactos das mudanças climáticas para fomentar ações mais conscientes e responsáveis.
Políticas e acordos internacionais: Apoiar e implementar políticas e acordos internacionais que visam combater as mudanças climáticas e proteger a biodiversidade, como o Acordo de Paris.
Pesquisa e inovação: Investir em pesquisa científica e tecnologias que ajudem a mitigar os impactos das mudanças climáticas e promover a adaptação das espécies.
Atividade
Tempo previsto: 20 min
Parte 1
Divida a lousa em três partes iguais. Em uma, escreva “CAUSAS”, na outra “IMPACTOS/ CONSEQUÊNCIAS” e, por último, “SOLUÇÕES”. Comecem a sistematizar juntos dois temas. O terceiro deverá ficar em branco, para que trabalhem colaborativamente em pequenos grupos e sistematizem juntos depois.
Parte 2
Em seguida, separe a turma em grupos. Oriente os alunos a criarem soluções para as causas e impactos apontados, primeiro identificando problemas gerados por eles. Na próxima etapa da aula, eles defenderão as soluções que elaboraram e, depois, responderão a perguntas específicas e finalizarão a aula fazendo uma análise crítica sobre a viabilidade das proposições que fizeram.
As soluções deverão envolver IA e precisam ser viáveis no mundo atual. Caso a turma não conheça como a IA pode contribuir com a sociedade, o ambiente e o clima, recomende que façam uma pesquisa em sites de busca para perceberem a amplitude dessas ferramentas e as possibilidades reais que já estão sendo aplicadas atualmente.
Momento de reflexão/sistematização
Tempo previsto: 20 min
Organize o tempo para que cada grupo faça a defesa da solução elaborada, indicando a ferramenta de IA que escolheu e justificando as soluções criadas tendo em vista os problemas identificados.
Ao longo das apresentações, faça registros usando a rubrica de avaliação sugerida abaixo e comunique-os sobre esse processo de forma dialógica, interagindo com os grupos para que percebam pontos fortes e questões a melhorar nas soluções apresentadas.
Faça perguntas, por exemplo:
- Como vocês acham que esta solução pode acabar com as mudanças climáticas? Ou impedir enchentes nas cidades?
- Como as ferramentas de IA podem ser usadas para colaborar com essa solução?
- Quais medidas coletivas vocês sugerem para este problema?
- Como essa solução contribui para a conservação da biodiversidade?
Elenque as soluções na lousa, conectando-as às causas e impactos.
Finalize a aula refletindo com criticidade qual solução seria mais viável no contexto atual do município (nível local), a nível regional e a nível global.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO