Plano de aula: Gases do efeito estufa

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa

Sobre esta aula: Professor(a), nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da terceira aula sobre a temática e será mais bem aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU02.
O objetivo do plano é que os alunos identifiquem os principais gases relacionados ao efeito estufa.

Para esta aula é desejável que os alunos compreendam que atmosfera é composta de uma mistura de gases (habilidade prevista na BNCC - EF07CI12) , sendo que o plano de aula CIE7_11TU02 poderá ser trabalhado para este fim.

Materiais necessários para a aula:

• Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Atividade Mão na massa impressa (uma folha para cada quatro alunos).

Disponível no material complementar.

Professor(a), caso não seja possível exibir o vídeo para os alunos, esta atividade pode ser substituída pela leitura de um texto que aborde a temática “Efeito estufa” (geralmente encontrada em livros didáticos). É importante que o texto não antecipe quais são os gases do efeito estufa (já que os alunos buscarão por esta resposta na atividade investigativa). Uma sugestão é a leitura da primeira parte do texto” Efeito Estufa e Aquecimento Global”.

Disponível em: http://www.mma.gov.br/clima/energia/item/195-efeito-estufa-e-quequecimento-global

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a sala de forma que todos os alunos consigam visualizar o vídeo.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje eles irão assistir a um vídeo e participar de um jogo para conhecer os principais gases do efeito estufa.