Plano de aula: Atividades humanas e a intensificação do efeito estufa

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da sétima aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU06. O objetivo do plano é que os alunos relacionem a intensificação do efeito estufa a algumas ações humanas.

Materiais necessários para a aula:

• Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Atividade “Mão na massa - tabuleiro” impressa (um tabuleiro para cada grupo de quatro de alunos).
  • Atividade “Mão na massa - cartas” impressa (um jogo de carta para cada grupo de quatro alunos).
  • Um dado para cada grupo de quatro alunos.
  • Quatro pinos de cores diferentes (para cada grupo de quatro alunos), poderão ser utilizadas no lugar dos pinos tampinhas de garrafa ou outros materiais, a critério do(a) professor(a).

Sugestões de aprofundamento:

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação. Leia o tema da aula para turma e comente que iremos aprender um pouco mais sobre o efeito estufa e sobre suas consequências. Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).