Plano de aula: Inversão térmica

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que o professor já tenha trabalhado as seguintes habilidades: EF08CI14 e EF08CI15. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões como a relação entre climas regionais e os padrões de circulação atmosférica e oceânica, bem com o aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra, além das principais variáveis envolvidas na previsão do tempo. Nesta aula, os alunos farão uma pesquisa sobre inversão térmica para descrever como o fenômeno ocorre, elaborarão um desenho explicativo, citarão as fontes primárias de poluentes atmosféricos que podem ficar presos em uma inversão térmica e, ainda, sugerirão formas de diminuir esses poluentes na atmosfera. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: livros e materiais didáticos sobre o assunto ou computadores e/ou celulares para a pesquisa. Imprima também alguns textos indicados na etapa "mão na massa".

Para saber mais sobre o assunto, acesse os seguintes links:

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a inversão térmica. Pergunte se eles sabem o que o termo inversão térmica significa, oriente-os a tentar buscar o significado de cada palavra para proporem uma hipótese do significado do termo.