Plano de aula: O equilíbrio térmico e a vida na Terra

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da quinta aula sobre a temática e será mais bem aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU04. O objetivo do plano é que os alunos relacionem o efeito estufa à vida na Terra.

Materiais necessários para a aula:

• Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Lápis, borracha, lápis de cor e/ou canetas hidrográficas.
  • Atividade Mão na massa impressa* (quatro folhas para cada grupo de quatro a cinco alunos). Disponível aqui.
  • Texto sobre os seres vivos impressos, mas poderá optar por outros textos, disponíveis em livros didáticos, paradidáticos, revistas ou a consulta diretamente em sites). Disponível aqui.

Sugestão de material para ampliação da temática com os alunos:

Sugestões de aprofundamento para o(a) professor(a):

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje iremos discutir um dos fenômenos que influenciam o equilíbrio térmico (o efeito estufa) e a sua relação com a vida no planeta.

Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).