Plano de aula: El niño e la niña

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que o professor já tenha trabalhado as seguintes habilidades: EF08CI14 e EF08CI15. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões como a relação entre climas regionais, padrões de circulação atmosférica e oceânica, aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra e as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo. Nesta aula, os alunos farão leituras de textos sobre o el niño e la niña para posteriormente apresentarem suas hipóteses sobre quais fatores podem influenciar na ocorrência destes fenômenos. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: imprima os textos disponíveis no material complementar desta aula (https://docs.google.com/document/d/1b25aNn3Smpgp_yDoqPh2I-5UC44-_xMhTojn7IaI3Ok/edit?usp=sharing). Utilize também livros e material didático que contenha o assunto. Caso sua escola tenha acesso à internet, é possível que os alunos utilizem a rede para as pesquisas.

Recomendo a visualização dos vídeos a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula

Orientações: Projete o título da aula e diga aos alunos que hoje eles vão aprender sobre mais dois tipos de fenômenos meteorológicos naturais: el Niño e la Niña. Pergunte se ele sabem o que são cada um deles e quais as diferenças entre eles.