Plano de aula: Economia de recursos naturais

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF07CI08 e EF08CI05. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões como: avaliação de como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.; Proposição de ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos a análise de uma manchete e gráfico sobre o dia de sobrecarga da Terra, posteriormente eles deverão propor ações coletivas para adiar cada vez mais esta data. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Computadores com acesso à internet ou os testes impressos disponíveis na página 2 do link: http://www.ecologiaintegral.org.br/Folheto-PEGADA%20ECOL%D3GICA.pdf

Recomendo as leituras e o vídeo a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a economia de recursos naturais. Faça perguntas como: O que são recursos? O que seriam então recursos naturais? Quais tipos de recurso natural podemos ter? Espera-se que neste ponto os alunos já saibam diferenciar os recursos renováveis dos não renováveis. Pergunte também o que eles imaginam que podemos fazer para economizar os recursos naturais e como podemos convencer a população sobre a importância de economizá-los.