Plano de Aula

Plano de aula: Economia de recursos naturais

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF07CI08 e EF08CI05. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões como: avaliação de como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.; Proposição de ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos a análise de uma manchete e gráfico sobre o dia de sobrecarga da Terra, posteriormente eles deverão propor ações coletivas para adiar cada vez mais esta data. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Computadores com acesso à internet ou os testes impressos disponíveis na página 2 do link: http://www.ecologiaintegral.org.br/Folheto-PEGADA%20ECOL%D3GICA.pdf

Recomendo as leituras e o vídeo a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a economia de recursos naturais. Faça perguntas como: O que são recursos? O que seriam então recursos naturais? Quais tipos de recurso natural podemos ter? Espera-se que neste ponto os alunos já saibam diferenciar os recursos renováveis dos não renováveis. Pergunte também o que eles imaginam que podemos fazer para economizar os recursos naturais e como podemos convencer a população sobre a importância de economizá-los.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados