Atividade para impressão - Mão na massa - Biodiversidade e alterações ambientais
Plano de Aula
Plano de aula: Biodiversidade e alterações ambientais
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores (de geografia e ciências) já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF06GE11, EF07CI08. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: as distintas interações das sociedades com a natureza incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo e como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies. Nesta aula, os alunos farão uma pesquisa sobre o desaparecimento dos anfíbios no planeta a fim de relacionar as mudanças climáticas como um dos fatores da perda da biodiversidade. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: livros e material didático contendo o assunto da pesquisa. Há também textos disponíveis para impressão nos materiais complementares. Porém, caso sua escola tenha acesso à rede você pode entregar para os grupos apenas as orientações de pesquisa para que eles busquem as informações. Disponibilize também material para a produção de cartazes (cartolinas, lápis de cor, canetinhas, entre outros).
Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o que pode influenciar a biodiversidade. Faça algumas perguntas para eles relembrarem conceitos básicos que serão necessários: O que é Biodiversidade? Que tipos de fatores podem afetar a biodiversidade? Relembre e diferencie neste momento o que são fatores bióticos e abióticos. Pergunte a eles também que tipos de prejuízos podem trazer a extinção de uma espécie. É muito comum ao tratarmos de extinção que os alunos lembrem-se apenas de animais vertebrados, faça-os pensar também em possíveis extinções de outros seres vivos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO