Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores (de geografia e ciências) já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF06GE11, EF07CI08. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: as distintas interações das sociedades com a natureza incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo e como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies. Nesta aula, os alunos farão uma pesquisa sobre o desaparecimento dos anfíbios no planeta a fim de relacionar as mudanças climáticas como um dos fatores da perda da biodiversidade. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: livros e material didático contendo o assunto da pesquisa. Há também textos disponíveis para impressão nos materiais complementares. Porém, caso sua escola tenha acesso à rede você pode entregar para os grupos apenas as orientações de pesquisa para que eles busquem as informações. Disponibilize também material para a produção de cartazes (cartolinas, lápis de cor, canetinhas, entre outros).
Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o que pode influenciar a biodiversidade. Faça algumas perguntas para eles relembrarem conceitos básicos que serão necessários: O que é Biodiversidade? Que tipos de fatores podem afetar a biodiversidade? Relembre e diferencie neste momento o que são fatores bióticos e abióticos. Pergunte a eles também que tipos de prejuízos podem trazer a extinção de uma espécie. É muito comum ao tratarmos de extinção que os alunos lembrem-se apenas de animais vertebrados, faça-os pensar também em possíveis extinções de outros seres vivos.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide, leia o enunciado e peça para eles observarem o gráfico. Explique a eles que o eixo vertical indica o número de anfíbios extintos e, no eixo horizontal, há duas barras demonstrando a quantidade de extinções deste grupo de vertebrados em dois períodos. Peça para que façam uma comparação no índice de anfíbios extintos em ambos os períodos. Pergunte a eles porque eles imaginam que as barras estão tão diferentes uma da outra. Na divisão do tempo, sugiro dedicar metade dos 3 minutos para este slide e a outra metade para o próximo.
Contexto
Orientações: Projete o slide e peça para eles observarem a manchete. Pergunte a eles porque este é um estudo preocupante. Na divisão do tempo, sugiro não ultrapassar 1:30 minutos.
- Répteis e anfíbios em risco de extinção em massa: um estudo preocupante. Disponível em: Acessado em: 05 de julho de 2018.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a questão disparadora e peça para que proponham hipóteses. Não se preocupe em fazer explicações neste momento, apenas fique atendo para que cada um fale de uma vez podendo ouvir uns aos outros. Caso eles sugiram que os motivos estão relacionados às alterações ambientais, já que é este o tema da aula, peça para exemplificarem que tipos de alterações existem que podem impactar espécies de seres vivos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Divida os alunos em grupos e entregue um texto e/ou orientações de atividade para cada grupo. Estes textos e orientações estão disponíveis para impressão. Entretanto, caso sua escola tenha acesso à rede você pode entregar para eles apenas as orientações da atividade (presente no mesmo link). Peça para os que tiverem textos que leiam com atenção e que façam resumos para que depois consigam explicar ao restante da sala o que foi proposto. Aos que possuem apenas orientação de atividade, que mantenham o foco pois o tempo é curto. Posteriormente os alunos deverão socializar verbalmente ou na forma de cartazes suas produções para o restante da turma.
Na divisão de tempos sugiro deixar 20 minutos para leituras, pesquisas e produções e 15 minutos para apresentações.
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Projete o slide e leia a manchete e o trecho de texto de uma notícia recente, discuta com os alunos as influências que o ser humano tem sobre isso. Peça para que eles proponham soluções para combater a redução da biodiversidade. Nesta aula, o direcionamento dos textos foram com o intuito de relacionar os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade, espera-se portanto que os alunos tenham compreendido isto. É fato que existem inúmeras explicações para a ameaça das espécies de anuros (e de outros seres vivos) além desta. Abaixo há o link do artigo (na íntegra) que foi utilizado em alguns grupos (“Os riscos de extinção de sapos, rãs e pererecas em decorrência das alterações ambientais”), o qual traz diversas destas explicações caso você deseje aprofundar a discussão com seus alunos. Explique também aos alunos que além das mudanças climáticas influenciarem a biodiversidade, a recíproca também é verdadeira, já que as florestas intactas, por exemplo, ajudam a amortecer a taxa de aumento de CO2 atmosférico, reduzindo os impactos das mudanças climáticas globais. Sabe-se que as florestas só se mantêm intactas quando estão em equilíbrio, ou seja, sem redução nem aumento drástico de espécies presentes nela.
Fonte do print screen: https://cienciaeclima.com.br/biodiversidade-ameacada-pelo-aquecimento-global/
Para colaborar em seus argumentos para a sistematização da aula, recomendamos: