Plano de aula: Biodiversidade e alterações ambientais

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores (de geografia e ciências) já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF06GE11, EF07CI08. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: as distintas interações das sociedades com a natureza incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo e como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies. Nesta aula, os alunos farão uma pesquisa sobre o desaparecimento dos anfíbios no planeta a fim de relacionar as mudanças climáticas como um dos fatores da perda da biodiversidade. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: livros e material didático contendo o assunto da pesquisa. Há também textos disponíveis para impressão nos materiais complementares. Porém, caso sua escola tenha acesso à rede você pode entregar para os grupos apenas as orientações de pesquisa para que eles busquem as informações. Disponibilize também material para a produção de cartazes (cartolinas, lápis de cor, canetinhas, entre outros).

Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o que pode influenciar a biodiversidade. Faça algumas perguntas para eles relembrarem conceitos básicos que serão necessários: O que é Biodiversidade? Que tipos de fatores podem afetar a biodiversidade? Relembre e diferencie neste momento o que são fatores bióticos e abióticos. Pergunte a eles também que tipos de prejuízos podem trazer a extinção de uma espécie. É muito comum ao tratarmos de extinção que os alunos lembrem-se apenas de animais vertebrados, faça-os pensar também em possíveis extinções de outros seres vivos.