Plano de aula: Ciclones, furacões, tufões e tornados

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que você já tenha trabalhado as seguintes habilidades: EF08CI14 e EF08CI15. Assim, questões como a relação dos climas locais com os padrões de circulação atmosférica e oceânica e as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo possivelmente já foram discutidas com os alunos. Nesta aula os alunos farão uma pesquisa sobre ciclones, furacões, tufões e tornados para, posteriormente, montarem um mapa conceitual que contemple as principais características de cada um deles. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: livros, apostilas, revistas, jornais, celulares e/ou computadores para pesquisa sobre o assunto da aula. Separe também cartolinas ou folhas sulfite, réguas, canetas, canetinhas e lápis de cor para a montagem dos mapas conceituais. Assim como fita crepe para fixá-los nas paredes da sala de aula. Recomendo a visualização dos vídeos e leitura a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre os fenômenos meteorológicos naturais: ciclones, furacões, tufões e tornados. Faça perguntas como: “Vocês sabem dizer a diferença entre estes fenômenos? Qual deles é o mais destrutivo? Onde há maior ocorrência de cada um deles? Algum deles já ocorreu no Brasil? É possível prever onde eles irão ocorrer? Eles têm alguma relação com o aquecimento global?”