Plano de Aula

Plano de aula: Ciclones, furacões, tufões e tornados

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que você já tenha trabalhado as seguintes habilidades: EF08CI14 e EF08CI15. Assim, questões como a relação dos climas locais com os padrões de circulação atmosférica e oceânica e as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo possivelmente já foram discutidas com os alunos. Nesta aula os alunos farão uma pesquisa sobre ciclones, furacões, tufões e tornados para, posteriormente, montarem um mapa conceitual que contemple as principais características de cada um deles. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: livros, apostilas, revistas, jornais, celulares e/ou computadores para pesquisa sobre o assunto da aula. Separe também cartolinas ou folhas sulfite, réguas, canetas, canetinhas e lápis de cor para a montagem dos mapas conceituais. Assim como fita crepe para fixá-los nas paredes da sala de aula. Recomendo a visualização dos vídeos e leitura a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre os fenômenos meteorológicos naturais: ciclones, furacões, tufões e tornados. Faça perguntas como: “Vocês sabem dizer a diferença entre estes fenômenos? Qual deles é o mais destrutivo? Onde há maior ocorrência de cada um deles? Algum deles já ocorreu no Brasil? É possível prever onde eles irão ocorrer? Eles têm alguma relação com o aquecimento global?”

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO