Roteiro de experimentação
Plano de Aula
Plano de aula: Impactos ambientais causados pelo óleo de cozinha
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ciências - da escola para a casa!
Por: Eliane de Siqueira
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Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: a sequência “Ciências da escola para casa” tem como proposta possibilitar que os estudantes vivenciem experimentos científicos na escola que possam ser reproduzidos em casa com os familiares. A escolha desses experimentos será feita com o objetivo de possibilitar reflexões sobre problemáticas reais e que, posteriormente, tenham como resultado o desenvolvimento de um projeto permanente que inclui a participação das famílias. Há inúmeros impactos ambientais causados pela atividade humana. Nesse cenário, aspectos comuns que acontecem no dia a dia das crianças dentro de casa podem ter impacto no meio ambiente. Algumas atividades domésticas, em grande parte culturalmente consolidadas, podem agredir o meio ambiente, como o descarte inadequado de resíduos até o desperdício de matéria prima e recursos naturais. Tudo acontece em um ciclo constante e funciona em cadeia. Sendo assim, possibilitar que crianças e familiares percebam essas interações e repensem atitudes simples que podem contribuir com a mitigação dos danos é muito importante. Essa sequência é composta de 3 planos, que têm como objetivo central sensibilizar para questões ambientais relacionadas aos nossos hábitos do dia a dia. Atuando como multiplicadoras, as crianças conseguem aprofundar essas reflexões com os familiares e provocar outras aprendizagens nas famílias. Os planos são independentes e trazem experiências reais com o uso de materiais simples. Desenvolvidos de maneira sequencial, favorecem a articulação de outras habilidades importantes para o desenvolvimento da educação empreendedora, incluindo a capacidade de planejar e intervir no meio a partir de problemas reais.
Sobre esse plano: essa proposta faz parte de uma sequência de 3 planos que têm como ideia central a vivência de experiências no espaço escolar, que possam ser reproduzidas em casa com a participação das famílias e buscam estimular a percepção sobre situações presentes no nosso dia a dia que causam desequilíbrio e comprometendo a qualidade de vida dos seres vivos, inclusive da espécie humana. Esse plano será organizado a partir de uma experimentação inicial que envolve analisar os impactos causados pelo óleo de cozinha quando descartado incorretamente no meio ambiente. As ideias contidas nessa aula serão aprofundadas nos demais planos da sequência com a experimentação de outras situações de aprendizagem que construam essa percepção de forma mais global.
Inicialmente, a sequência inclui as habilidades: EF02LP23, EF02LP25 e EF01CI01, presentes na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui.
Nessa sequência, serão trabalhadas com maior ênfase as seguintes competências gerais da BNCC:
2- Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
4- Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
10- Responsabilidade e cidadania - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Organização das aulas: essa aula está prevista para acontecer em 100 minutos. Ela faz parte de uma sequência de 3 planos em que o diálogo acontece na escola e impactam as ações da casa das crianças efetivamente, fomentando a organização de um projeto permanente em que toda família será envolvida. Na primeira aula, o contexto ambiental será analisado a partir de comparação de imagens e roda de conversa. A partir disso, a reflexão sobre a responsabilidade de cada um diante das emergências planetárias será mediada. O envolvimento das famílias tem início com a resposta a uma entrevista que acontecerá antes do início da sequência, cujas questões estão sugeridas a seguir (item ação prévia). Com essa etapa concluída, as crianças realizam uma experiência relacionada à água e ao óleo, que deve ser reproduzida em casa com todas as etapas registradas no caderno de percurso. A ideia é envolver todos os participantes (escola e família) para os impactos causados pelo descarte do óleo de cozinha. Vale lembrar que essa experiência é um movimento inicial que será aprofundado nas aulas seguintes, portanto, não se preocupe em esgotar todas as explicações e construções apenas nesta aula.
Ação prévia: antes desta aula, oriente que os alunos conversem com as famílias, levantando as perguntas:
- Existe alguma ação na nossa casa que contribui para a degradação do meio ambiente?
- O que fazemos em nossa casa que ajuda na preservação do meio ambiente?
- Onde o óleo que usamos para cozinhar em casa é descartado?
Além do registro dessas respostas, os alunos devem ter um caderno ou um material específico para registro dos experimentos que serão desenvolvidos. Crie com eles um nome para esse caderno, envolvendo os estudantes como protagonistas, cientistas mirins ou investigadores, no qual eles possam evidenciar as vivências que experimentarão, não apenas nessa sequência, mas em outras que podem surgir. Faça com que pensem ludicamente sobre a ideia de investigação, de cientista mirim, entre outras possibilidades, instigando a participação e envolvendo-os de maneira significativa.
Caso a escola tenha recursos tecnológicos disponíveis, crie um mural no Padlet ou um documento no Google Drive para que as informações sejam compartilhadas e, progressivamente, construídas. Caso a turma não seja alfabetizada, o registro do percurso pode ser feito a partir de desenhos e ampliado posteriormente.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência possibilita o desenvolvimento de iniciativa e autonomia dos estudantes, já que a ação central será protagonizada por eles em casa, sem o apoio do professor ou dos colegas. Para tanto, o momento na escola será o de aprender conhecimentos, construir planejamento, organizar recursos e valer da competência da autogestão para realizar o experimento em casa - características que são pilares da Educação Empreendedora. O registro é outra habilidade potencializada, assim como o trabalho em equipe que envolve a colaboração, organização e comparações com o contexto real, sendo possível antever situações de impactos ambientais como proposições críticas sobre possibilidades de mitigação.
Materiais necessários:
- 1 recipiente transparente cilíndrico conforme ilustrado no roteiro de experimentação (materiais complementares);
- 1 recipiente com água e outro com óleo previamente separados com estas substâncias;
- Corante alimentício (cores fortes como verde, vermelho e azul);
- Antiácido em pastilha;
- 2 ímãs;
- Clipes (cerca de 2 são suficientes);
- Caderno de percurso
- Roteiro de experimentação disponível nos materiais complementares.
Observação: os itens que estão em negrito na relação de materiais podem ser dispensados, caso a turma já compreenda a relação entre atração e repulsão. Ele seria usado na proposta do slide 6. Avalie a necessidade.
Possibilidade de adaptação: o caderno de registro pode ser feito on-line e o uso de desenhos não compromete a construção das aprendizagens. Caso a alfabetização ainda não esteja consolidada, monte uma ficha de investigação com as questões que envolvem o diagnóstico prévio e envie como tarefa de casa.
Para saber mais: para aprofundar seus conhecimentos sobre os impactos ambientais causados pelo óleo de cozinha usado, sugerimos a leitura do material “Poluição causada pelo óleo de cozinha”, como usar o Padlet e o Google Drive.
Manual da Química. Poluição causada pelo óleo de cozinha. Disponível em https://www.manualdaquimica.com/quimica-ambiental/poluicao-provocada-pelo-oleo-cozinha.htm Acessado em 03 de março de 2020.
Tutorial Padlet. Disponível em https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial-Padlet.pdf Acessado em: 30 de março de 2020.
Tutorial Google Drive. Disponível em https://support.google.com/drive/answer/2424384?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR Acessado em: 30 de março de 2020.
Leitura complementar com outros livros disponíveis em: http://www.tratabrasil.org.br/blog/2018/06/05/livros-que-voce-precisa-ler-sobre-educacao-ambiental/ Acessado em: 03 de maio de 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: explique para a turma que o objetivo dessa aula é conhecer alguns impactos ambientais causados pelo óleo descartado incorretamente. Questione-os se já viram outro tipo de óleo que não seja o usado em casa e se imaginam o que esses materiais podem causar ao meio ambiente e aos seres vivos.
Em seguida, apresente a imagem para a turma e provoque reflexões sobre a problemática apresentada. Você pode usar questionamentos como:
- O que vocês observam na imagem?
- Conseguem perceber o que está acontecendo?
- O que imaginam que pode ter acontecido?
- Podemos dizer que temos algum culpado por isso?
- Será que se alguns seres vivos entrarem em contato com a água desse jeito conseguiram sobreviver?
- O que podemos fazer em casa para ajudar a diminuir esses e outros problemas que prejudicam os seres vivos?
Permita que as crianças possam se manifestar livremente e provoque reflexões para que pensem sobre as diferentes formas de intervenção e interferências das pessoas no meio ambiente. Podem surgir situações relacionadas ao consumo, ao descarte de resíduos, economia de água e energia elétrica, entre outros fatores.
Explique que todas as ideias devem ser anotadas e que elas representam as percepções iniciais sobre o assunto. Registre-as, para que após a execução do terceiro e último plano dessa sequência, você consiga avaliar com eles o que mudou em relação ao descarte do óleo de cozinha usado em casa. Verifique se continuam agindo da mesma forma, se mudaram as posturas, se conseguiram multiplicar a ideia dos problemas causados por esse descarte, entre outros questionamentos que podem surgir.
Possibilidades de adaptação: caso não seja possível projetar a imagem, coloque-a em local visível no quadro e com tamanho adequado para que todas as crianças consigam perceber o problema. Escolha outras imagens relacionadas ao impacto causado pelo vazamento de óleo e, se for possível e dispuser de recursos, peça para que as crianças acessem a internet e façam uma pesquisa sobre impactos ambientais causados pelo vazamento de óleo, tendo o cuidado de manter o foco de busca relacionado aos impactos ambientais e ao vazamento de óleo.
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