CADEIA ALIMENTAR
Plano de Aula
Plano de aula: Importância da água para a vida das plantas
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ciências - da escola para a casa!
Por: Eliane de Siqueira
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: a sequência “Ciências da escola para casa” tem como proposta possibilitar que os estudantes vivenciem experimentos científicos na escola que possam ser reproduzidos em casa com os familiares. A escolha desses experimentos será feita com o objetivo de possibilitar reflexões sobre problemáticas reais e que, posteriormente, tenham como resultado o desenvolvimento de um projeto permanente que inclui a participação das famílias. Há inúmeros impactos ambientais causados pela atividade humana. Nesse cenário, aspectos comuns que acontecem no dia a dia das crianças dentro de casa podem ter impacto no meio ambiente. Algumas atividades domésticas, em grande parte culturalmente consolidadas, podem agredir o meio ambiente, como o descarte inadequado de resíduos até o desperdício de matéria-prima e recursos naturais. Tudo acontece em um ciclo constante e funciona em cadeia. Sendo assim, possibilitar que crianças e familiares percebam essas interações e repensem atitudes simples que podem contribuir com a mitigação dos danos é muito importante. Essa sequência é composta de 3 planos que têm como objetivo central sensibilizar para questões ambientais relacionadas aos nossos hábitos do dia a dia. Atuando como multiplicadoras, as crianças conseguem aprofundar essas reflexões com os familiares e provocar outras aprendizagens nas famílias. Os planos são independentes e trazem experiências reais com o uso de materiais simples. Desenvolvidos de maneira sequencial, favorecem a articulação de outras habilidades importantes para o desenvolvimento da educação empreendedora, incluindo a capacidade de planejar e intervir no meio a partir de problemas reais.
Sobre esse plano: essa proposta faz parte de uma sequência de 3 planos que têm como ideia central a vivência de experiências no espaço escolar que possam ser reproduzidas em casa com a participação das famílias e buscam estimular a percepção sobre situações presentes no nosso dia a dia que causam desequilíbrio e comprometendo a qualidade de vida de todos os seres vivos, inclusive da espécie humana. Esse plano será organizado a partir de uma experimentação que evidencia as características das plantas como seres vivos e, dessa forma, realiza funções vitais para sobreviver. É importante perceber que todas as ações no meio ambiente interferem nesse ciclo de desenvolvimento. As plantas utilizam diretamente os recursos presentes no solo, incluindo a água, e, sendo assim, a contaminação faz com que esses vegetais absorvam substâncias que comprometem o desenvolvimento nos processos fisiológicos.
Sugestão: esse plano pode ser desenvolvido em conjunto com o plano intitulado “Impactos ambientais causados pelo óleo de cozinha”, disponível nessa sequência de planos. Essas atividades ampliam a aprendizagem e podem resultar em um projeto permanente para a escola.
A sequência inclui as habilidades: EF02LP23, EF02LP25, EF01CI01, EF02CI05 e EF02CI06 presentes na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui.
Nessa sequência, serão trabalhadas com maior ênfase as seguintes competências gerais da BNCC:
2 - Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
4 - Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
10 - Responsabilidade e cidadania - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Organização das aulas: essa aula está prevista para acontecer em 100 minutos. Como dito anteriormente, ela faz parte de uma sequência de 3 planos em que o diálogo entre o que acontece na escola e as ações da casa das crianças deve ser efetivado, fomentando a organização de um projeto permanente em que toda família será envolvida. As plantas nem sempre são consideradas e percebidas como seres vivos, assim como os animais. Perceber que dependemos delas, assim como outros seres dependem, em um movimento de transferência de energia, é muito importante. Na sequência do plano, algumas características desses seres vivos serão apresentadas. Como forma das crianças perceberem que existe um sistema vivo funcionando e que é a partir da água que a planta retira substâncias para se manter viva, um experimento será montado e, a partir dele, será desenvolvida uma reflexão sobre o que acontece se essa água estiver contaminada. Sensibilizados e envolvidos com a temática, as crianças devem, então, reproduzir o experimento em casa com a participação das famílias.
Ação prévia: antes dessa aula, providencie os seguintes materiais:
- Fichas diversas com imagens de animais ou apenas com os nomes (cerca de 20 fichas com grupos diferentes de consumidores). Esse material será usado para a atividade disparadora de montagem da cadeia alimentar. Você pode modificar a quantidade de fichas de acordo com o número de alunos na turma. É importante que a quantidade possibilite a montagem de, pelo menos, 3 cadeias alimentares, com no mínimo 1 produtor e 2 consumidores. Pense, por exemplo, em uma planta e dois animais que possam estabelecer essa relação. Você encontra uma sugestão disponível nos materiais complementares. Imprima fichas maiores ou use imagens no lugar dos nomes. Essa é apenas uma sugestão para facilitar a organização da atividade. Considere a possibilidade de trabalhar com animais típicos da sua região e enriquecer a proposta.
- Garanta que nas fichas contenham produtores, esta informação deve ficar fixa no quadro. Se a ideia é montar 3 cadeias alimentares, certifique-se de ter 3 produtores.
- Uma caixa de papelão onde todas as fichas possam ficar guardadas.
Prepare junto aos alunos um caderno de registro para as experiências. Caso já tenha realizado o plano 1 desta sequência, utilize o mesmo caderno. A ideia proposta é que esse caderno, além de ter um nome lúdico que desperte o interesse das crianças, seja um diário de bordo para os demais experimentos desenvolvidos com a turma.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência possibilita o desenvolvimento de iniciativa e autonomia dos estudantes, já que a ação central será protagonizada por eles em casa, sem o apoio do professor ou dos colegas. Para tanto, o momento na escola será o de aprender conhecimentos, construir planejamento, organizar recursos e valer da competência da autogestão para realizar o experimento em casa - características que são pilares da Educação Empreendedora. O registro é outra habilidade potencializada, assim como o trabalho em equipe que envolve a colaboração, organização e comparações com o contexto real, sendo possível antever situações de impactos ambientais como proposições críticas sobre possibilidades de mitigação.
Materiais necessários:
- Fichas solicitadas na orientação da ação prévia acima;
- Caixa de papelão com aproximadamente 15 x 15 cm para colocar as fichas;
- Botões de rosa branca (1 para cada grupo com o corte do caule feito antes da aula, diminuindo seu comprimento e deixando a base chanfrada para facilitar e acelerar a absorção);
- Um copo transparente;
- Corante alimentício azul;
- Colher de sopa;
- Caderno de percurso.
Possibilidade de adaptação: caso não seja possível usar uma rosa branca para cada grupo, garanta que pelo menos 1 rosa verdadeira seja usada como representação para a turma. Nos pequenos grupos use flores feitas com papel crepom e o caule feito com palito. Cuide para que o palito seja cortado ao meio e o transporte que pretendemos demonstrar não demore muito para acontecer.
Para saber mais: para conhecer um pouco mais sobre os Relatos e protocolos de experimentos científicos, assunto explorado na sequência de planos “Ciências da Escola para casa”, acesse o link https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/relatos-e-protocolos-de-experimentos-cientificos/432
Planos de aula sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos": Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/relatos-e-protocolos-de-experimentos-cientificos/432 Acessado em: 03 de março de 2020.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre cadeias alimentares acesse o vídeo: O que é cadeia alimentar? disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zZ66hOHQgDE
Temos também mais informações em https://www.biologianet.com/ecologia/cadeia-alimentar.htm e https://novaescola.org.br/conteudo/5648/cadeias-alimentares-e-a-relacao-entre-os-seres-vivos
O que é cadeia alimentar? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zZ66hOHQgDE. Acessado em: 16 de março de 2020.
Cadeia alimentar. Disponível em: https://www.biologianet.com/ecologia/cadeia-alimentar.htm. Acessado em: 16 de março de 2020.
Plano de aula sobre Cadeias alimentares e as relações entre os seres vivos. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5648/cadeias-alimentares-e-a-relacao-entre-os-seres-vivos. Acessado em: 16 de março de 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: inicie a conversa perguntando para a turma quais seres vivos já observaram próximo de onde moram. Questione-os sobre o que se alimentam, como os alunos acham que sobrevivem e se acreditam que esses seres dependem da água, do ar e do solo para viver. Escute atentamente as considerações das crianças e, em seguida, apresente a imagem do slide. Pergunte a eles o que a borboleta está fazendo e possibilite que pensem a respeito da alimentação desses seres. Você pode usar perguntas como:
- O que a borboleta está fazendo?
- Será que a planta é o alimento dela?
- E se não tivéssemos a planta, o que aconteceria?
- Vocês conhecem outros seres vivos que se alimentam das plantas?
Anote em um canto do quadro os animais que forem citados pelas crianças e que se alimentam de plantas, fazendo a mediação necessária e colocando na discussão os animais que você já montou a ficha (veja orientações no slide introdutório) para a atividade inicial.
Quando citarem os animais, questione-os: todos os seres vivos alimentam-se apenas das plantas?
Explique que as plantas são seres que produzem o próprio alimento e que isso as diferencia dos demais seres vivos que precisam buscar esses alimentos na natureza.
Adaptação à realidade: caso não seja possível usar a projeção das imagens, cole-as no quadro, no caso do exemplo da borboleta, e escreva o nome dos seres vivos no caso da cadeia alimentar exemplificada no próximo slide. Quanto mais visual, melhor será a construção das aprendizagens neste momento.
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