Plano de Aula
Plano de aula: Projeto: Ecoponto e a sustentabilidade nos espaços escolares
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ciências - da escola para a casa!
Por: Eliane de Siqueira
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: a sequência “Ciências da escola para casa” tem como proposta possibilitar que os estudantes vivenciem experimentos científicos na escola que possam ser reproduzidos em casa com os familiares. A escolha desses experimentos será feita com o objetivo de possibilitar reflexões sobre problemáticas reais e que, posteriormente, tenham como resultado o desenvolvimento de um projeto permanente que inclui a participação das famílias. Há inúmeros impactos ambientais causados pela atividade humana. Nesse cenário, aspectos comuns que acontecem no dia a dia das crianças dentro de casa podem ter impacto no meio ambiente. Algumas atividades domésticas, em grande parte culturalmente consolidadas, podem agredir o meio ambiente, como o descarte inadequado de resíduos até o desperdício de matéria-prima e recursos naturais. Tudo acontece em um ciclo constante e funciona em cadeia. Sendo assim, possibilitar que crianças e familiares percebam essas interações e repensem atitudes simples que podem contribuir com a mitigação dos danos é muito importante. Essa sequência é composta de 3 planos que têm como objetivo central sensibilizar para questões ambientais relacionadas aos nossos hábitos do dia a dia. Atuando como multiplicadoras, as crianças conseguem aprofundar essas reflexões com os familiares e provocar outras aprendizagens nas famílias. Os planos são independentes e trazem experiências reais com o uso de materiais simples. Desenvolvidos de maneira sequencial, favorecem a articulação de outras habilidades importantes para o desenvolvimento da educação empreendedora, incluindo a capacidade de planejar e intervir no meio a partir de problemas reais.
Sobre esse plano: essa proposta faz parte de uma sequência de 3 planos que têm como ideia central a vivência de experiências no espaço escolar, que possam ser reproduzidas em casa com a participação das famílias e buscam estimular a percepção sobre situações presentes no nosso dia a dia que causam desequilíbrio e comprometendo a qualidade de vida de todos os seres vivos, inclusive da espécie humana.
Sugestão: esse plano pode ser ainda mais potencializado se for desenvolvido juntamente com o plano intitulado “Impactos ambientais causados pelo óleo de cozinha” e “Importância da água para a vida das plantas”, desta sequência.
A sequência inclui as habilidades EF02LP23, EF02LP25, EF01CI01, EF02CI05, EF02CI06 e EF02CI02 presentes na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui.
Nessa sequência, serão trabalhadas com maior ênfase as seguintes competências gerais da BNCC:
2 - Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
4 - Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
10 - Responsabilidade e cidadania - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Organização das aulas: essa aula está prevista para acontecer em 100 minutos. Como dito anteriormente, ela faz parte de uma sequência de 3 planos em que o diagnóstico do primeiro plano possibilitou saber onde o óleo usado nas casas das crianças era descartado, a experimentação sobre como o óleo se comporta quando entra em contato com a água e algumas consequências iniciais sobre esse processo. Em seguida, a percepção da interação que os seres vivos desenvolvem com o meio ambiente foi motivada com a vivência sobre a cadeia alimentar sendo usada como ação disparadora, e fechando a aula debatendo sobre a interação entre água e plantas. Nem sempre percebemos a importância de alguns recursos naturais em nossa vida. Essa sensibilização permite que a construção dessa percepção aconteça, sistematizada, agora, com uma ação coletiva que objetiva amenizar os danos causados pelo descarte inadequado do óleo no meio ambiente.
Ação prévia: antes dessa aula, socialize as ideias principais sobre a proposta com as outras turmas da escola. Considere fazer isso através de uma conversa com todos os profissionais da escola, em momentos específicos. Além disso, solicite que os demais alunos façam uma ilustração para concorrer a mascote do projeto. Todos desenham e cada turma deverá escolher um, que será enviado para a votação geral, organizada com a participação de toda a escola ou da turma que realizou a sequência. É importante que, antes de chegarmos na execução dessa aula, contatos com cooperativas de sua região precisam ser efetivados. Existem muitos locais que coletam esse óleo descartado para fins diversos, sendo o mais comum a fabricação de sabão. Certifique-se qual a situação mais segura para destinar o material coletado na escola e estabeleça a parceria.
Prepare o momento da entrevista sugerido no slide 4. Combine com a equipe gestora da escola que os alunos circularão pelos espaços realizando essa atividade e prepare filipetas com as perguntas:
- O que podemos fazer com o óleo de cozinha para que não seja jogado na pia?
- Como podemos transformar o óleo de cozinha usado em outro produto?
Essas informações fazem parte do roteiro de entrevistas que será realizado na escola. Não se esqueça de avisar as pessoas da escola sobre esse momento.
Observação: como a ideia da sequência é finalizada com a implantação de um Ecoponto na escola, seria interessante, e muito válido, que todas as turmas desenvolvam a mesma proposta. Pense na possibilidade de realizar um trabalho interdisciplinar e que contemple toda escola desde o plano 1. Para que o trabalho ganhe essa dimensão de projeto institucional, é importante dialogar com a equipe gestora da escola sobre a proposta, para que a articulação sobre a realização do projeto seja feita por ela.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência possibilita o desenvolvimento de iniciativa e autonomia dos estudantes, já que a ação central será protagonizada por eles, em casa, sem o apoio do professor ou dos colegas. Para tanto, o momento na escola será o de aprender conhecimentos, construir planejamento, organizar recursos e se valer da competência da autogestão para realizar o experimento em casa. Essas são características pilares da Educação Empreendedora. Planejar, avaliar e ressignificar ações construídas coletivamente estarão evidenciadas, além do acompanhamento dos resultados para que novas ações possam ser pensadas, caso seja necessário.
Materiais necessários:
- Caderno de registro;
- Dados da pesquisa feita com as famílias no plano 1;
- Filipetas com as perguntas para entrevista;
- Mascotes pré-selecionados para votação.
Possibilidade de adaptação: caso não seja possível envolver toda a escola, faça os procedimentos envolvendo apenas a sua turma e, após implantação e conclusão da parceria, organize uma rodada para comunicar as outras salas sobre o ocorrido, tendo em vista que todos poderão levar seus materiais para coleta.
Para saber mais: sugerimos a leitura da reportagem “Escolas viram ponto de coleta de óleo”. Inspire-se em outros exemplos para que as ações sejam ainda mais potencializadas.
REVISTA ISTOÉ. Escolas viram ponto de coleta de óleo”. Disponível em: https://istoe.com.br/escolas-viram-ponto-de-coleta-de-oleo/ Acessado em: 4 de março de 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: dialogue com a turma sobre as ideias discutidas até o momento e que indicam ações desenvolvidas em todos os espaços que afetam o meio ambiente e a sobrevivência dos seres vivos. Caso tenha optado por realizar os outros planos associados a este, o objetivo é a retomada de ideias já discutidas. Se os planos não foram aplicados, elabore perguntas que possibilitem a construção da ideia de que tudo funciona a partir de relações constantes entre os seres e que ações, como o descarte do óleo de cozinha na pia, pode causar danos à água e aos seres vivos.
A ideia é que, nesse momento, realize uma tempestade de ideias com a turma, cujo objetivo é refletir sobre o percurso que fizeram até o momento. Mostre as ideias discutidas no primeiro plano (impactos ambientais causados pelo óleo de cozinha) a partir da pesquisa com as famílias, a experiência com o óleo, o que observaram, o que lembram que aconteceu, os motivos que fazem com que esse descarte, sendo feito de qualquer jeito, se torna um problema ambiental.
Em seguida, resgate as ideias principais desenvolvidas no plano 2 - A importância da água para a vida das plantas - quando a questão da relação entre os seres vivos para a alimentação ficou evidenciada.
Retome questões como:
- O que aconteceu com a experiência onde misturamos água e óleo?
- Será que isso também ocorre no meio ambiente?
- Isso prejudica os seres vivos? De que forma?
- Pode prejudicar também as plantas? Por quê?
Mostre a imagem do slide ou desenhe algo parecido no quadro, para representar a caminhada realizada em função dessa sequência. Em cada degrau coloque uma etapa que já foi vivenciada conforme exemplificado.
Conduza a discussão para que percebam que o problema causado pelo descarte inadequado do óleo de cozinha usado prejudica os seres vivos. Explique que, como tudo funciona em cadeia, a espécie humana também pode ser prejudicada.
Diante disso, proponha a retomada da tabela de pesquisa utilizada no plano 1 (contribui, prejudica e onde o descarte é feito) e os questionamentos que foram usados para a entrevista com as famílias:
- Existe alguma ação na nossa casa que contribui para a degradação do meio ambiente?
- O que fazemos em nossa casa que ajuda na preservação do meio ambiente?
- Onde o óleo que usamos para cozinhar em casa é descartado?
Possibilidade de adaptação: caso você tenha realizado os planos em outra ordem, atente-se para inverter a ordem na escada, o que não compromete a compreensão proposta para essa tempestade de ideias.
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