Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Compreensão do sistema de numeração decimal: composição e decomposição de números.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Compor e decompor números naturais até três ordens.
  • Compreender a organização do sistema de numeração decimal até as centenas por meio da decomposição dos números com suporte de material manipulável e utilização de diversas representações aditivas.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
  • (EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

A exploração da composição e decomposição de quantidades de até três ordens pode ser realizada, conforme descreve a habilidade, com o uso de materiais manipuláveis. Assim, as fichas numéricas, as cédulas do sistema monetário, o uso de jogos ou mesmo o material dourado podem favorecer a compreensão do Sistema de Numeração Decimal no que se refere à composição e decomposição de números. Vale destacar que o foco deste ano escolar é realizar decomposição utilizando adição, sendo também possível ter escritas diferenciadas. Assim, 135 pode ser decomposto em: 100 + 30 + 5; em 130 + 5; em 105 + 30; ou ainda em 100 + 20 + 10 + 5, etc. Dessa maneira, ao obter o mesmo número através de diferentes composições/decomposições, potencializam-se estratégias pessoais de cálculo dos estudantes. Espera-se que a habilidade seja mobilizada pelo estudante com fluência até o final do ano, pois estabelece um conjunto de procedimentos que serão utilizados para o trabalho com as operações.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 2º ano - Item 2 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Plano de aula: Composição com Quadro Numérico (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Composição com Quadro Numérico, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio de diferentes formas de compor em agrupamentos de dois em dois, de cinco em cinco e dez em dez.

Plano de aula: Jogo da Composição (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Jogo da Composição, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio da composição/decomposição numérica.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática