Cartela de Bingo para uso na sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Conversando sobre a família e quem faz parte dela
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Aparelho de som que reproduza CD ou a mídia disponível, música sobre a família gravada para ser apreciada com as crianças (“Família” de autoria de Rita Rameh e Luiz Waack), Papel Sulfite A4, materiais para desenho tais como lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta e fita adesiva.
Materiais complementares:
Cartela de Bingo para uso na sistematização
Exemplo de lista de integrantes das famílias para uso no contexto.
Para você saber mais:
É importante ter conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento. O livro sugerido abaixo trata destas questões:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
A escola precisa estar atenta à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância. Leia em https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia. (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize as crianças em um círculo no chão se for possível no espaço físico de sua escola. O círculo é uma organização que favorece a interação entre as crianças e contempla a necessidade de exploração do ambiente muito marcante nesta faixa etária. Caso não seja possível, organize grupos ou utilize a configuração habitual de sua sala de aula.
Projete o objetivo no quadro ou escreva na lousa para que os alunos possam visualizar. Realize a leitura e pergunte: o que é família? Ouça as respostas das crianças e explique que esta aula falará sobre as pessoas da família. Certamente as crianças já possuem uma ideia de organização familiar. É possível apresentar a definição do dicionário para este termo (isto se a turma já conhecer o dicionário e sua função) ou acessar um site de busca se dispuser de recursos tecnológicos.
Com este objetivo, espera-se que a criança mobilize conhecimentos de seu próprio contexto familiar e seja capaz de reconhecer e representar as pessoas que constituem a sua família.
Para você saber mais:
Sobre a mudança da configuração da sala de aula em função do objetivo e atividades propostas:
https://educacaointegral.org.br/reportagens/organizacao-de-estudantes-na-sala-de-aula-nao-deve-ser-fixa-mas-mudar-conforme-intencao-pedagogica/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Sobre a organização e composição das famílias ao longo do tempo:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Sobre a atenção que a escola precisa dar à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância.
https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia? (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA