Cartela de Bingo para uso na sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Conversando sobre a família e quem faz parte dela
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar
Aula
Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Aparelho de som que reproduza CD ou a mídia disponível, música sobre a família gravada para ser apreciada com as crianças (“Família” de autoria de Rita Rameh e Luiz Waack), Papel Sulfite A4, materiais para desenho tais como lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta e fita adesiva.
Materiais complementares:
Cartela de Bingo para uso na sistematização
Exemplo de lista de integrantes das famílias para uso no contexto.
Para você saber mais:
É importante ter conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento. O livro sugerido abaixo trata destas questões:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
A escola precisa estar atenta à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância. Leia em https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia. (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize as crianças em um círculo no chão se for possível no espaço físico de sua escola. O círculo é uma organização que favorece a interação entre as crianças e contempla a necessidade de exploração do ambiente muito marcante nesta faixa etária. Caso não seja possível, organize grupos ou utilize a configuração habitual de sua sala de aula.
Projete o objetivo no quadro ou escreva na lousa para que os alunos possam visualizar. Realize a leitura e pergunte: o que é família? Ouça as respostas das crianças e explique que esta aula falará sobre as pessoas da família. Certamente as crianças já possuem uma ideia de organização familiar. É possível apresentar a definição do dicionário para este termo (isto se a turma já conhecer o dicionário e sua função) ou acessar um site de busca se dispuser de recursos tecnológicos.
Com este objetivo, espera-se que a criança mobilize conhecimentos de seu próprio contexto familiar e seja capaz de reconhecer e representar as pessoas que constituem a sua família.
Para você saber mais:
Sobre a mudança da configuração da sala de aula em função do objetivo e atividades propostas:
https://educacaointegral.org.br/reportagens/organizacao-de-estudantes-na-sala-de-aula-nao-deve-ser-fixa-mas-mudar-conforme-intencao-pedagogica/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Sobre a organização e composição das famílias ao longo do tempo:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Sobre a atenção que a escola precisa dar à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância.
https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia? (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Alfabetizador, facilite sua Sondagem
Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma
ACESSAR AGORA