Plano de Aula

Plano de aula: Conversando sobre a família e quem faz parte dela

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Aparelho de som que reproduza CD ou a mídia disponível, música sobre a família gravada para ser apreciada com as crianças (“Família” de autoria de Rita Rameh e Luiz Waack), Papel Sulfite A4, materiais para desenho tais como lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta e fita adesiva.

Materiais complementares:

Cartela de Bingo para uso na sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7H467PvQbVqCPauQvbKRQKK68SZTVTJbfHEuNd7kmhmwAzAfQ6nAn86PgNzK/his1-07und01-cartela-de-bingo-para-uso-na-sistematizacao.pdf

Exemplo de lista de integrantes das famílias para uso no contexto.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxUnBPNFujHfFMqwcxrjZP8VQbpDt9ffNpGHwTKhnFcxYMGuB3WYDEA3yrPj/his1-07und01-exemplo-de-lista-de-integrantes-das-familias.pdf

Para você saber mais:

É importante ter conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento. O livro sugerido abaixo trata destas questões:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

A escola precisa estar atenta à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância. Leia em https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia. (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize as crianças em um círculo no chão se for possível no espaço físico de sua escola. O círculo é uma organização que favorece a interação entre as crianças e contempla a necessidade de exploração do ambiente muito marcante nesta faixa etária. Caso não seja possível, organize grupos ou utilize a configuração habitual de sua sala de aula.

Projete o objetivo no quadro ou escreva na lousa para que os alunos possam visualizar. Realize a leitura e pergunte: o que é família? Ouça as respostas das crianças e explique que esta aula falará sobre as pessoas da família. Certamente as crianças já possuem uma ideia de organização familiar. É possível apresentar a definição do dicionário para este termo (isto se a turma já conhecer o dicionário e sua função) ou acessar um site de busca se dispuser de recursos tecnológicos.

Com este objetivo, espera-se que a criança mobilize conhecimentos de seu próprio contexto familiar e seja capaz de reconhecer e representar as pessoas que constituem a sua família.

Para você saber mais:

Sobre a mudança da configuração da sala de aula em função do objetivo e atividades propostas:

https://educacaointegral.org.br/reportagens/organizacao-de-estudantes-na-sala-de-aula-nao-deve-ser-fixa-mas-mudar-conforme-intencao-pedagogica/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Sobre a organização e composição das famílias ao longo do tempo:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Sobre a atenção que a escola precisa dar à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância.

https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia? (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados