Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Cada família é de um jeito
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar
Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.
Material complementar:
Impresso para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6hXPbuDyhq9HZyfZ9nWM26RTYTqyRYGWD4NFTMyVYVt9nPUUbeUkTwm9xRC/his1-07und07-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
É importante ter conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Pergunte às crianças quais as características que tornam sua família a mais diferente e especial. A percepção de que existe uma grande diversidade entre os sujeitos estimula o pensamento crítico e a formação para a cidadania.
Para você saber mais:
Sobre a atenção que a escola precisa dar à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância.
https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia (Acesso em 27 de março de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Apresente aos alunos a imagem da capa do O grande e maravilhoso livro das famílias
Autor(a): Mary Hoffman Imagens: Ros Asquith.
Este livro faz parte do Acervo 2 de obras complementares para o 1º ano do Ensino Fundamental e foi enviado para as escolas públicas de todo o Brasil pelo MEC (PNAIC), portanto, nestas escolas é possível utilizar este exemplar.
Caso sua escola não possua este título, é possível realizar a mesma proposta a partir do Livro da Família, de Todd Parr, disponível em vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=FbeqDMCcOJg (Acesso em 27 de março de 2019).
A partir do que as crianças observarem na capa, levante com a turma as hipóteses sobre o que será tratado no livro. “O que é uma família para você?”, “Como é a sua família?”, “Em sua opinião, por que o nome deste livro é O grande e maravilhoso livro das famílias?” são questões que você pode fazer para ativar os conhecimentos sobre o tema.
Faça o registro destas hipóteses no quadro ou num cartaz.
Fonte da imagem: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12696-acervoscomplementares-2013-site-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192 página 74
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Faça a leitura de “O grande e maravilhoso livro das famílias”. A obra inicia apresentando uma família convencional e depois vai elencando aspectos da diversidade existente entre as famílias, como questões culturais, religiosas, econômicas, étnicas e sociais das famílias contemporâneas. No final, propõe um modelo de árvore genealógica.
Como a estrutura textual não constitui uma narrativa e sim uma apresentação das famílias, sugere-se que o professor, à medida que lê, vá explorando as imagens e conversando com as crianças.
Os próprios modelos de família que são apresentados no livro estimulam a identificação das crianças com o tema tratado, levando-as a refletir sobre a própria história e os vários tipos de cotidiano existentes, percebendo as diferenças como algo constituinte dos grupos e pessoas.
Para estimular estas reflexões, proponha os seguintes questionamentos:
- De qual trecho você mais gostou e por quê?
- Quais as partes que você achou mais engraçada e por quê?
- Que trecho o intrigou mais e por quê?
- Quais aspectos de sua família lhe vieram à cabeça durante a leitura?
- Que imagens mais lhe chamaram a atenção?
- Quem faz parte de sua família?
- Sua família é grande ou pequena?
- Em que tipo de casa vive sua família?
- Em sua família, todos foram ou vão para a escola?
- Em sua família, todos trabalham?
- As pessoas de sua família gostam de fazer as mesmas coisas ou coisas diferentes?
- Para onde sua família costuma ir durante as férias?
- Como são as refeições em sua casa? Quem as prepara? Onde compram os alimentos?
- Você tem animais de estimação? Você os considera parte de sua família?
- Há festas e celebrações em sua casa? Como são essas comemorações?
- Como sua família faz para ir de um lugar à outro na cidade?
- Como vocês compartilham os sentimentos alegres e tristes?
Esta também é uma boa oportunidade para estimular as crianças a ouvir com atenção, intervir, formular e responder a perguntas, manifestar opiniões e acolher as dos outros.
Ao final, retome as hipóteses iniciais anotadas a partir da capa no quadro ou cartaz, leia para a turma e avaliem coletivamente se foram confirmadas ou não, fazendo a adequação deste registro.
Sistematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Releia com as crianças o trecho final do livro e proponha que façam um desenho considerando a pergunta da autora. As crianças farão um registro pictórico de como percebem que estão suas famílias atualmente, considerando os aspectos abordados no livro, como grandes, pequenas, se vivem perto ou longe, com pai e mãe, etc., e também outros aspectos que observarem na sua família.
Com estes registros, organize uma coletânea em forma de álbum do “Nosso grande e maravilhoso livro das famílias”, uma releitura do livro com os contextos familiares reais da turma que posteriormente, podem ser levados para casa, seguindo a lista em ordem alfabética das crianças, permitindo que as famílias conheçam as famílias da turma.
Para a realização do desenho, disponibilize o impresso disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6hXPbuDyhq9HZyfZ9nWM26RTYTqyRYGWD4NFTMyVYVt9nPUUbeUkTwm9xRC/his1-07und07-sistematizacao.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_07UND07
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
O objetivo deste plano é reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade existente nas famílias. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online).
Solicite que os estudantes, junto com as famílias, leiam “O grande e maravilhoso livro das famílias“, que está disponível no acervo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ou, se preferir, disponibilize o vídeo “O livro da família” (disponível aqui). Solicite que as famílias leiam ou vejam o vídeo. Se não houver nenhuma das possibilidades, produza um áudio com as histórias e envie para os estudantes. Na sequência, via áudio, compartilhe as seguintes questões:
- O que é uma família para você?
- Como é a sua família?
- Em sua opinião, por que o nome deste livro é “O grande e maravilhoso livro das famílias”?
Você pode inserir outros questionamentos que achar pertinente e adequado à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio com suas impressões sobre a obra, a partir dos questionamentos propostos. Siga as reflexões que o plano propõe.
Problematização
Por áudio, pergunte:
- De qual trecho você mais gostou e por quê?
- Quais as partes que você achou mais engraçada e por quê?
- Que trecho o intrigou mais e por quê?
- Quais aspectos de sua família lhe vieram à cabeça durante a leitura?
A partir dos questionamentos propostos, solicite que os estudantes gravem um áudio com suas impressões sobre a música. Siga as reflexões que o plano propõe.
Sistematização
Envie para os estudantes o arquivo de sistematização (acesse aqui). Se eles puderem imprimir, peça que no arquivo impresso façam o desenho e repasse as instruções que o plano traz. Dê um tempo para os alunos produzirem. Ao final, peça que compartilhem fotos das produções, ou se possível, produza um mural da turma no Padlet (veja como fazer um Padlet) para que eles possam ver as produções dos colegas e comentar. Atente para dar um retorno sobre as produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as famílias, os pais podem ver junto com as crianças os vídeos “A história de uma família” (assista aqui), o audiobook “A família do Marcelo” (acesse) e “As famílias do mundinho” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI04, EF01HI05, EF03HI12 e EF04HI03.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Kelly Kowalski
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.
Palavras Chave: Família; Membros da família