Imagens contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Famílias grandes e pequenas
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel Kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.
Material complementar:
Imagens para uso no Contexto:
Atividade impressa para a problematização - Desenho e tabela
Impresso para a registro do gráfico na sistematização
Para você saber mais:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
É importante você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o objetivo ou escreva no no quadro para que os alunos possam visualizar. Realize a leitura e questione: “As famílias têm sempre a mesma quantidade de pessoas? Vocês já contaram quantas são as pessoas que fazem parte da sua família? Repararam que existem famílias grandes e outras menos numerosas? Ouça as respostas das crianças e explique que nesta aula iremos falar sobre a diferença de quantidade de integrantes que pode haver nas famílias e que mesmo famílias que possuem a mesma quantidade de pessoas pode ser diferentes de acordo com os membros que a compõem.
Com este objetivo, espera-se que a criança mobilize conhecimentos de seu próprio contexto familiar e seja capaz de relacioná-los com os contextos familiares de imagens e dos colegas da turma.
Para você saber mais:
As famílias brasileiras vêm passando por diversas mudanças em sua configuração tanto em relação a quais membros a compõem como na quantidade de pessoas, de modo geral, muitos casais tem optado por não ter filhos ou ter uma quantidade menor do que ocorria no passado. Trazer imagens e exemplos das próprias crianças favorece a percepção destes aspectos, permitindo o estabelecimento de comparações, observação de semelhanças, diferenças e permanências no tamanho e composição familiar. É possível ler mais sobre esta tendência nos links abaixo:
Sobre novos arranjos nos lares brasileiros e a mudança da perspectiva do papel das mulheres nestes lares:
ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Novos arranjos nos lares brasileiros. Revista Pesquisa Fapesp, jan. 2018. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/01/16/novos-arranjos-nos-lares-brasileiros/>. Acesso em 08/02/2019
Sobre a diminuição do tamanho das famílias brasileiras nos últimos anos:
Estudo da ONU aponta que tamanho nas famílias no Brasil está abaixo da média mundial. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/10/17/estudo-da-onu-aponta-que-tamanho-das-familias-no-brasil-esta-abaixo-da-media-mundial.ghtml>. Acesso em 08/02/2019
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