Plano de Aula

Plano de aula: Famílias de ontem e hoje...

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina e canetas hidrocor; material impresso para os grupos.

Material complementar:

Imagem para o contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjVRUMyWaW246RE4zWk2ezSsfkGKRvrbyAnyqmQ238cDRWhNd2hrG9cTATXE/his1-07und04-imagem-para-o-contexto.pdf

Imagens para a problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf

Imagens para a escrita de legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsfHcnbEEUBtwSVqnMMHJpBhYy9J7FPDWyHAb2kUPetd9XEUkSw32CbYjT8t/his1-07und04-fotos-para-legendar.pdf

Para você saber mais:

Sobre o patriarcado:

https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/entenda-o-patriarcado-e-como-ele-afeta-homens-e-mulheres/ar-BBHrxSs (Acesso em 4 de março de 2019)

Sobre a estrutura patriarcal das famílias e da sociedade e a influência na violência de gênero:

https://jus.com.br/artigos/48718/a-evolucao-da-sociedade-patriarcal-e-sua-influencia-sobre-a-identidade-feminina-e-a-violencia-de-genero (Acesso em 4 de março de 2019)

Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Para facilitar a compreensão das crianças, peça que imaginem quanto tempo se passou desde que eram bebezinhos e reflitam sobre as mudanças sobre as quais passaram como começar a andar, falar, ingerir alimentos sólidos, ingressaram na escola, aumentaram de tamanho, mudaram hábitos e preferências, etc.

Assim como eles, as famílias também passam por mudanças com a passagem do tempo e a mudança dos contextos sociais.

Para você saber mais:

Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados