Plano de Aula

Plano de aula: Famílias de ontem e hoje...

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina e canetas hidrocor; material impresso para os grupos.

Material complementar:

Imagem para o contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjVRUMyWaW246RE4zWk2ezSsfkGKRvrbyAnyqmQ238cDRWhNd2hrG9cTATXE/his1-07und04-imagem-para-o-contexto.pdf

Imagens para a problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf

Imagens para a escrita de legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsfHcnbEEUBtwSVqnMMHJpBhYy9J7FPDWyHAb2kUPetd9XEUkSw32CbYjT8t/his1-07und04-fotos-para-legendar.pdf

Para você saber mais:

Sobre o patriarcado:

https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/entenda-o-patriarcado-e-como-ele-afeta-homens-e-mulheres/ar-BBHrxSs (Acesso em 4 de março de 2019)

Sobre a estrutura patriarcal das famílias e da sociedade e a influência na violência de gênero:

https://jus.com.br/artigos/48718/a-evolucao-da-sociedade-patriarcal-e-sua-influencia-sobre-a-identidade-feminina-e-a-violencia-de-genero (Acesso em 4 de março de 2019)

Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Para facilitar a compreensão das crianças, peça que imaginem quanto tempo se passou desde que eram bebezinhos e reflitam sobre as mudanças sobre as quais passaram como começar a andar, falar, ingerir alimentos sólidos, ingressaram na escola, aumentaram de tamanho, mudaram hábitos e preferências, etc.

Assim como eles, as famílias também passam por mudanças com a passagem do tempo e a mudança dos contextos sociais.

Para você saber mais:

Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados