Imagem para o contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Famílias de ontem e hoje...
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar
Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina e canetas hidrocor; material impresso para os grupos.
Material complementar:
Imagem para o contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjVRUMyWaW246RE4zWk2ezSsfkGKRvrbyAnyqmQ238cDRWhNd2hrG9cTATXE/his1-07und04-imagem-para-o-contexto.pdf
Imagens para a problematização:
Imagens para a escrita de legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsfHcnbEEUBtwSVqnMMHJpBhYy9J7FPDWyHAb2kUPetd9XEUkSw32CbYjT8t/his1-07und04-fotos-para-legendar.pdf
Para você saber mais:
Sobre o patriarcado:
https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/entenda-o-patriarcado-e-como-ele-afeta-homens-e-mulheres/ar-BBHrxSs (Acesso em 4 de março de 2019)
Sobre a estrutura patriarcal das famílias e da sociedade e a influência na violência de gênero:
https://jus.com.br/artigos/48718/a-evolucao-da-sociedade-patriarcal-e-sua-influencia-sobre-a-identidade-feminina-e-a-violencia-de-genero (Acesso em 4 de março de 2019)
Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Para facilitar a compreensão das crianças, peça que imaginem quanto tempo se passou desde que eram bebezinhos e reflitam sobre as mudanças sobre as quais passaram como começar a andar, falar, ingerir alimentos sólidos, ingressaram na escola, aumentaram de tamanho, mudaram hábitos e preferências, etc.
Assim como eles, as famílias também passam por mudanças com a passagem do tempo e a mudança dos contextos sociais.
Para você saber mais:
Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Apresente a fotografia aos alunos com o projetor ou impressa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xjVRUMyWaW246RE4zWk2ezSsfkGKRvrbyAnyqmQ238cDRWhNd2hrG9cTATXE/his1-07und04-imagem-para-o-contexto.pdf
Peça que observem com atenção os detalhes da imagem e proponha alguns questionamentos como:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Que elementos indicam que foi tirada há bastante tempo?
- Como está constituída a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Quem? Por que?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Nas nossas famílias quem toma as decisões? Quem trabalha para o sustento da família? Que tarefas são desempenhadas pelos integrantes das nossas famílias?
- As mulheres e homens das nossas famílias são tratados com igualdade?
Leia a legenda da imagem para os alunos e explique caso haja elementos que não compreendam.
Espera-se que percebam que trata-se de uma fotografia antiga, ainda que não a relacionem com o período imperial. A ideia é que os alunos percebam com estes questionamentos que trata-se de uma família numerosa, sejam capazes de supor quais membros da família são as pessoas retratadas e identifiquem que há um homem que ocupa o papel central na imagem, revelando uma estrutura de família patriarcal numa sociedade marcada pelo machismo.
Fonte da imagem: https://atlas.fgv.br/ Copyright © Fundação Getulio Vargas (Acesso em 4 de março de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Apresente uma a uma as imagens a seguir com auxílio de um projetor ou impressas - disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VfWTEeXxzv7ycd7nkVAAfhqXkfm9YKJfUcSHCVdXTPNehBGPRU5jUhj8R8kw/his1-07und04-familias.pdf e problematize com as crianças de modo que estabeleçam semelhanças e diferenças com a fotografia utilizada no contexto e com a família a que pertencem, identificando-se ou não com as estruturas apresentadas. Possivelmente não serão todos os alunos que se sentirão representados, então, você deverá mediar a discussão para que observem a diversidade existente no grupo.
Questões para a problematização ampliando os questionamentos anteriores:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo?
- Como podemos perceber?
- Esta imagem pode representar uma família? Por quê?
- Descreva a família retratada? Quem são seus membros?
- Quantos são adultos? E crianças?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Se sim, quem? Por quê?
- Isso acontece também nas nossas famílias?
- Em nossas famílias quem toma as decisões?
- Quem trabalha para o sustento da família?
- Esta família se parece com a sua? Por quê?
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de quatro crianças e disponibilize diferentes imagens de pessoas/grupos de pessoas - duas imagens por grupo. Retome a imagem utilizada no contexto e sua legenda para exemplificar com a turma.É possível também criar de forma coletiva a legenda de uma das imagens para facilitar a compreensão das crianças.
No grupo, as crianças deverão escrever uma legenda explicando como se constitui a família de cada imagem, o local onde se encontram e o que estão fazendo de acordo com as hipóteses do grupo após as discussões realizadas. Como as crianças encontram-se em processo de alfabetização, ao formar os grupos é importante pensar em agrupamentos produtivos que levem os alunos a refletir e compartilhar seus saberes. Caso o grupo não tenha condições de realizar a escrita neste momento, faça estas anotações.
Você encontra o modelo do impresso para esta atividade disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vsfHcnbEEUBtwSVqnMMHJpBhYy9J7FPDWyHAb2kUPetd9XEUkSw32CbYjT8t/his1-07und04-fotos-para-legendar.pdf
Conforme os grupos forem concluindo a tarefa, faça com eles a composição de um painel para a apreciação da turma.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: arquivos em PDF, print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
Neste plano o objetivo é perceber que ocorrem mudanças na constituição dos grupos familiares e no papel de seus membros ao longo do tempo. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Envie para os estudantes o arquivo de contextualização ou encaminhe prints de tela. Mande um áudio, pedindo para responderem a seguinte questão, após verem as imagens:
- Esta fotografia foi tirada há pouco tempo? Como podemos saber?
- Alguém nesta fotografia demonstra ocupar um lugar de destaque? Quem? Por quê?
- Nas nossas famílias quem toma as decisões? Quem trabalha para o sustento da família? Que tarefas são desempenhadas pelos integrantes das nossas famílias?
- As mulheres e homens das nossas famílias são tratados com igualdade?
Solicite que os estudantes gravem áudios de, no máximo, 1m30s, para responderem às questões propostas.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização, ou mande prints das imagens. Na sequência, peça, por áudio, que respondam as mesmas questões do item anterior. As respostas devem ser enviadas por áudio de, no máximo, 1 minuto por estudante.
Sistematização
Solicite aos estudantes que escolham uma fotografia entre as que foram compartilhadas na etapa anterior. Por áudio, peça que criem uma legenda de acordo com o que mostra a fotografia. Oriente para que eles entendam a função de uma legenda na fotografia. Após isso, peça para produzirem e compartilharem vídeos de, no máximo, 1 minuto, explicando a escolha e a legenda. Outra opção é criar um mural no Padlet (veja como fazer um aqui) e compartilhar com os estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as famílias, os pais podem ver, junto com as crianças, os vídeos “A história de uma família”, o audiobook “A família do Marcelo”, “As famílias do mundinho”. É possível, também, conhecer “Livro da Família”, o “Uma família é uma família é uma família”, “Drufs”, dentre outros.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI04, EF01HI05, EF03HI12, EF04HI03.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Kelly Kowalski
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.
Palavras Chave: Família; membros da família