Plano de Aula
Plano de aula: Família do coração
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar
Aula
Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva, massa de modelar ou argila escolar.
Para você saber mais:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
É importante você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.
Objetivo
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças se elas sabem o que quer dizer consanguíneo e afetivo. Acolha os conhecimentos prévios das crianças e complemente estas informações, se necessário. Espera-se que a percepção de que as famílias podem constituir-se também por ligações afetivas, seja elemento de respeito com os colegas que apresentam uma composição familiar diferente da sua, estimulando o pensamento crítico e a formação para a cidadania.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA