Plano de Aula

Plano de aula: Família do coração

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva, massa de modelar ou argila escolar.

Para você saber mais:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

É importante você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças se elas sabem o que quer dizer consanguíneo e afetivo. Acolha os conhecimentos prévios das crianças e complemente estas informações, se necessário. Espera-se que a percepção de que as famílias podem constituir-se também por ligações afetivas, seja elemento de respeito com os colegas que apresentam uma composição familiar diferente da sua, estimulando o pensamento crítico e a formação para a cidadania.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados