Plano de aula: A árvore da família

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro branco e giz ou cartolina e canetas hidrocor, etiquetas de tamanho 3x4 cm aproximadamente ou folha impressa, lápis de cor, canetas hidrocor, tesoura, cola, caixa de som ou rádio para reprodução da música, etc.

Material complementar:

Impresso da árvore genealógica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ad6qrZ8EET8JHe7UpV9qzkXnEVsDxRJ3s6n67xdhvZ4xxtNHcRfUyTjG5TCt/his1-07und06-a-arvore-da-minha-familia.pdf

Impresso para substituir as etiquetas na montagem da árvore genealógica das crianças, se necessário. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9vfGfMYXYd37rGqPvFwqwTuWNzTpPvvRSxrzb6gRHxymy2tuEKPfcx49PUHs/his1-07und06-etiquetas.pdf

Para você saber mais:

Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças se elas sabem onde nasceram seus avós ou bisavós. Se possível, leve para a sala um globo terrestre ou mapa-múndi e o mapa do Brasil para que consigam explorar e localizar estes locais.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA