A Árvore da Minha Família
Plano de Aula
Plano de aula: A árvore da família
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar
Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro branco e giz ou cartolina e canetas hidrocor, etiquetas de tamanho 3x4 cm aproximadamente ou folha impressa, lápis de cor, canetas hidrocor, tesoura, cola, caixa de som ou rádio para reprodução da música, etc.
Material complementar:
Impresso da árvore genealógica: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ad6qrZ8EET8JHe7UpV9qzkXnEVsDxRJ3s6n67xdhvZ4xxtNHcRfUyTjG5TCt/his1-07und06-a-arvore-da-minha-familia.pdf
Impresso para substituir as etiquetas na montagem da árvore genealógica das crianças, se necessário. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9vfGfMYXYd37rGqPvFwqwTuWNzTpPvvRSxrzb6gRHxymy2tuEKPfcx49PUHs/his1-07und06-etiquetas.pdf
Para você saber mais:
Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças se elas sabem onde nasceram seus avós ou bisavós. Se possível, leve para a sala um globo terrestre ou mapa-múndi e o mapa do Brasil para que consigam explorar e localizar estes locais.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Convide as crianças a ouvirem a Música “Eu” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=GBMQFJXaYLA (Acesso em 24 de fevereiro de 2019) , ouçam umas três ou quatro vezes e tente fazer um resgate oral do que foi narrado na música com as crianças. Espera-se que eles percebam que a música fala de como os bisavós do autor da música teriam se conhecido e que se tal fato não tivesse ocorrido provavelmente a família constituída seria outra e talvez ele nem existisse.
Para conduzir essa conversa, utilize questões como:
Qual é o assunto desta música?
Curitiba é uma cidade, você sabe onde fica? (colocar um mapa e mostrar para as crianças). Assim como Recife, onde fica Recife?
O que significa dizer que a avó era filha de um gaúcho? E o baiano, é de onde?
O que é chimarrão? Todos tomam chimarrão?
E churrasco? E bombacha?
Existem coisas que fazemos que aprendemos com nossos pais ou avós?
Para estarmos aqui, dependemos de quem veio antes de nós?
Você sempre morou aqui?
E seus pais?
E seus avós?
Com estes questionamentos os alunos farão uso da noção de temporalidade, percebendo que existem pessoas que viveram antes deles - seus antepassados - e são responsáveis pelas suas origens.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Projete, escreva num cartaz ou reproduza o trecho da música em destaque para as crianças e leia com elas buscando compreender o que intriga o autor. Pergunte às crianças se alguém sabe como seus pais ou avós se conheceram, caso saibam, ouça todas as suas histórias, conte a sua história também.
Pergunte por que o autor diz que se não fosse uma barata, não teria avó, avô, pai, mãe e conduza a conversa e questionamentos que permitam levantar hipóteses relacionadas ao fato de que nossas origens e futuro são determinados por uma sucessão de acontecimentos.
Perguntas: Quem veio antes de mim, meus pais ou avós?
E antes de meus avós?
E antes de meus bisavós?
Você conhece seus avós ou bisavós?
Se não houvesse o pedido de socorro por causa da barata, será que ele teria nascido ou sido adotado por esta família?
Se houvesse nascido, ele seria da mesma forma, gostaria das mesmas coisas, viveria no mesmo lugar... Por quê? Será que seus pais poderiam ter se conhecido de outra forma?
As reflexões da turma devem mobilizar seus conhecimentos sobre aspectos que conhecem das famílias e acontecimentos que podem ser determinantes para que outros acontecimentos ocorram. Deve haver reflexão sobre o lugar ao qual pertencem, enquanto parte de famílias diversas, resgatando sua origem e aproximando-se dos familiares e responsáveis, de modo que estabeleçam relações causais e temporais através de aspectos importantes da própria história.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Assim como na música o autor contou um pouco de suas origens, proponha a construção da árvore genealógica das crianças como forma de registro de suas próprias origens.
Distribua o impresso da árvore para os alunos - disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ad6qrZ8EET8JHe7UpV9qzkXnEVsDxRJ3s6n67xdhvZ4xxtNHcRfUyTjG5TCt/his1-07und06-a-arvore-da-minha-familia.pdf e desenhe um esquema como este para você construir a sua árvore no quadro enquanto orienta as crianças. A opção pela árvore sem os quadros para completar se deve à diversidade de famílias existentes, de forma que seja mais simples de fazer adequações que sejam necessárias. Se for possível disponibilize etiquetas para que as crianças desenhem as pessoas de sua família, caso não seja possível, ofereça uma cópia deste impresso que depois será recortado e colado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9vfGfMYXYd37rGqPvFwqwTuWNzTpPvvRSxrzb6gRHxymy2tuEKPfcx49PUHs/his1-07und06-etiquetas.pdf
Quando concluírem os desenhos, as crianças que conseguirem podem também escrever quem são os membros da família retratados, oriente que iniciem a montagem da árvore colocando a sua representação no tronco da árvore e, caso possuam irmãos, os coloquem ao seu lado e liguem as imagens com um traço. Acima deverão colocar o pai e a mãe, um de cada lado, seus tios deverão ficar na linha dos pais, ao lado do pai ou mãe conforme o parentesco. Acima da mãe deverão ficar os avós maternos, um de cada lado. Acima do pai deverão ficar os avós paternos, também um de cada lado. As crianças que conhecerem seus bisavós podem representá-los se quiserem, mas considerando que sejam crianças ainda pequenas, é satisfatório que façam a representação até os avós, se fizerem esta representação, deverão colocá-los acima dos avós de quem são pais.
Para auxiliar no trabalho com este tema, você pode solicitar que na reunião com pais que estes conversem com as crianças sobre suas origens, mostrem fotografias, auxiliando nesta compreensão. Se sentir necessidade, pode também enviar um bilhete ou elaborar uma pesquisa com os dados que posteriormente serão utilizados em sala de aula.
Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/ramos-planta-%C3%A1rvore-vegeta%C3%A7%C3%A3o-151912/ (Data de acesso: 24 de fevereiro de 2019)
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_07UND06
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer que as pessoas possuem diferentes origens. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online).
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Eu” (disponível aqui). Peça, via arquivo de áudio, que os estudantes o assistam e, caso não seja possível, descreva o que a música apresenta, também em arquivo de áudio. Repasse para os estudantes as questões a seguir para nortear a análise da música:
- Existem coisas que fazemos e aprendemos com nossos pais ou avós?
- Para estarmos aqui, dependemos de quem veio antes de nós?
- Você sempre morou aqui?
- E seus pais?
- E seus avós?
Você pode inserir outros questionamentos que achar pertinente e adequado à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 01 minuto com suas impressões sobre a música, a partir dos questionamentos propostos. Siga as reflexões que o plano propõe.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o trecho abaixo, ou recite, caso eles não estejam alfabetizados:
“E EU FICO IMAGINANDO, FICO MESMO INTRIGADO
SE NÃO FOSSE UMA BARATA NINGUÉM TERIA GRITADO
MEU BISAVÔ NADA OUVIRIA E SEGUIRIA NA CAÇADA
EU NÃO TERIA BISAVÔ, BISAVÓ, AVÔ, AVÓ, PAI, MÃE,
NÃO TERIA NADA …”
Para a análise do trecho, envie as questões abaixo:
- Quem veio antes de mim, meus pais ou avós?
- E antes de meus avós?
- E antes de meus bisavós?
- Você conhece seus avós ou bisavós?
Solicite que os estudantes gravem, a partir dos questionamentos propostos, um áudio com suas impressões sobre o trecho.
Sistematização
Envie para os estudantes o arquivo de sistematização (disponível aqui). Se eles puderem imprimir, peça que no arquivo impresso coloquem o nome dos familiares para construírem uma espécie de árvore genealógica. Siga as instruções que o plano traz. Ao final, peça que compartilhem fotos das produções ou, se possível, produza um mural no Padlet (veja como fazer um Padlet) para que eles possam ver as produções dos colegas e comentar. Atente para dar um retorno sobre as produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as famílias, os pais podem ver junto com as crianças os vídeos “A história de uma família” (disponível aqui), o audiobook “A família do Marcelo” (disponível aqui) e “As famílias do mundinho” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI04, EF01HI05, EF03HI12 e EF04HI03.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Kelly Kowalski
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.
Palavras Chave: Família; Membros da família