Exemplo de organização da Linha do tempo
Plano de Aula
Plano de aula: A arte retrata as famílias
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar
Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina e canetas hidrocor, imagens impressas, materiais diversos para produção artística como: papéis variados, lápis de cor, canetas hidrocor, giz de cera, tinta, pincéis, tesoura, cola, retalhos de papel e de tecidos, botões, fita adesiva, etc.
Material complementar:
Exemplo de organização da Linha do tempo
Sequência cronológica das obras para organização da linha do tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PVZMmgpQ5C84pc9gYBysNGJRqN43sXbVgk7CjXG559nvw9AvqAZWqYTH8weX/his1-07und05-cronologia-das-obras-sugeridas.pdf
Para você saber mais:
Sobre o estudo da história através da arte:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-historia.htm (Acesso em 14 de março de 2019)
Sobre obras de arte que retratam famílias:
https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-de-familias.html (Acesso em 14 de março de 2019)
Sobre o patriarcado:
https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/entenda-o-patriarcado-e-como-ele-afeta-homens-e-mulheres/ar-BBHrxSs (Acesso em 14 de março de 2019)
Sobre a estrutura patriarcal das famílias e da sociedade e a influência na violência de gênero:
https://jus.com.br/artigos/48718/a-evolucao-da-sociedade-patriarcal-e-sua-influencia-sobre-a-identidade-feminina-e-a-violencia-de-genero (Acesso em 14 de março de 2019)
Sobre o conceito de família e suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos projetando-o, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Pergunte às crianças o que são obras de arte, quem as realiza e comente que podem expressar a realidade literal ou a visão do artista sobre o que está representado, sempre considerando que o artista a produziu num determinado momento ou contexto.
Para facilitar a compreensão das crianças, peça que pensem na forma como escreviam quando ingressaram na escola e como o fazem atualmente, por exemplo, de modo que percebam que suas habilidades e percepções mudam com o tempo. Assim como eles, as famílias também passam por mudanças com a passagem do tempo e a mudança dos contextos sociais e as obras de arte acompanham estas transformações permitindo a observação de elementos necessários ao entendimento das sociedades e de grupos humanos, como as famílias do passado.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Organize um círculo com as crianças na sala de aula ou em outro espaço da escola que permita um momento de apreciação de obras de arte que retratam contextos familiares. Abaixo segue uma sugestão de obras que podem ser utilizadas neste momento e o link para acesso às mesmas:
- Segunda Classe, Tarsila do Amaral, 1933. Imagem disponível em: http://tarsiladoamaral.com.br/obra/social-1933/ Acesso em 25/01/2019
- Os Retirantes, Cândido Portinari, 1944. Imagem disponível em: http://www.portinari.org.br/#/acervo/obra/2733 Acesso em 25/01/2019
- Morro Vermelho, Lasar Segall, 1926. Imagem disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2290/morro-vermelho. Acesso em 27 de Jan. 2019.
- Família, Johann Gutlich, 1960. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra20702/familia>. Acesso em: 27 de Jan. 2019
- Empanadas, Carmen Loma & Garza, 1981. Imagem disponível em: http://carmenlomasgarza.com/artwork/paintings/ (Coluna A, linha 5. Imagem 17) Acesso em 25/01/2019
- Uma Família, Fernando Botero, 1989. Imagem disponível em: http://www.banrepcultural.org/coleccion-de-arte-banco-de-la-republica/obra/una-familia Acesso em 25/01/2019
Procure apresentar sucintamente o artista que fez a obra e em que ano. Organize uma linha do tempo destas obras junto com as crianças de acordo com o ano de sua produção e então inicie a etapa da problematização.
Você pode utilizar como referência a seguinte organização para a linha do tempo:
Faça isto no quadro ou num cartaz que permita a visualização e participação de todos. Enquanto organiza as obras cronologicamente com as crianças, pergunte se eles sabem o que é uma linha do tempo, explique que na linha do tempo conseguimos visualizar uma sequência de fatos, imagens, criações… em ordem cronológica, mostre que estamos fazendo nossa linha do tempo de acordo com intervalos de dez anos, que chamamos de décadas. Proponha desafios para que descubram a idade de algumas das obras.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Retome as obras uma a uma e peça que as crianças apreciem atentamente e manifestem sua opinião quanto à estética e sentimentos trazidos pelas imagens. Questione as crianças sobre suas interpretações das obras, detalhes e membros de cada família retratada. Procure identificar junto às crianças os membros das famílias que estão nas imagens, o que estão fazendo, quem participa destas atividades… Peça que as crianças comparem com seus contextos dizendo se realizam estas atividades com suas famílias ou que outras atividades costumam fazer juntos.
Questões que podem nortear esta conversa:
- O que é possível observar na imagem?
- Podemos dizer que é uma família?
- Quem seriam os membros desta família?
- Onde esta família está?
- Será que esta família tem condições dignas de sobrevivência? Por quê?
- O que esta família está fazendo? Por quais razões as famílias fazem isto? Isso acontece ou já conteceu na sua família?
- As pessoas retratadas parecem felizes?
- De qual das imagens você gostou mais? Por quê?
- Alguma das famílias retratadas se parece com a sua?
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Disponibilize materiais diversos que podem ser utilizados na produção e expressão artística das crianças e diga que agora eles serão os artistas. Para isto deverão pensar uma atividade que realizam no contexto familiar e representá-la, destacando o que está sendo feito, quem participa desta tarefa, etc.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: arquivos em PDF, print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
Neste plano, o objetivo é observar diferentes estruturas familiares a partir de obras de arte. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Envie para os estudantes as obras de arte que o plano sugere. Via audio, peça que fiquem atentos ao ano de cada obra. Compartilhe o arquivo de problematização e peça para que o preencham, construindo uma linha do tempo. Você pode fazer essa linha do tempo também no Padlet (veja aqui como fazer uma).
Problematização
Peça para os estudantes se reúnirem em duplas em chats privados. Eles devem escolher uma das imagens que você compartilhou e conversar sobre as seguintes questões, que você deve passar via áudio de Whatsapp:
- O que é possível observar na imagem? Podemos dizer que é uma família?
- Quem seriam os membros desta família? Onde esta família está?
- Será que esta família tem condições dignas de sobrevivência? Por quê?
- O que esta família está fazendo? Por quais razões as famílias fazem isto?
- Isso acontece ou já conteceu na sua família?
Dê um tempo para que os estudantes possam refletir. Na sequência, solicite que um dos membros da dupla grave um áudio de, no máximo, 1 minuto, comentando as respostas a que chegaram.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos realizaram uma releitura das imagens analisadas, tendo como personagens os familiares. Por áudio, peça para eles, individualmente, escolherem uma das imagens e refazerem ela via desenho, da maneira que compreenderam, porém, os personagens serão pessoas da família deles. Os alunos devem compartilhar fotos das produções no grupo da turma ou postar em um mural do Padlet (veja como fazer um aqui), que você pode organizar.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as famílias, os pais podem ver, junto com as crianças, os vídeos “A história de uma família”, o audiobook “A família do Marcelo” e “As famílias do mundinho”. É possível, também, conhecer “Livro da Família”, o “Uma família é uma família é uma família”, “Drufs”, dentre outros.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI04, EF01HI05, EF03HI12, EF04HI03.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Kelly Kowalski
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.
Palavras Chave: Família; Membros da família