Plano de Aula

Plano de aula: A arte retrata as famílias

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina e canetas hidrocor, imagens impressas, materiais diversos para produção artística como: papéis variados, lápis de cor, canetas hidrocor, giz de cera, tinta, pincéis, tesoura, cola, retalhos de papel e de tecidos, botões, fita adesiva, etc.

Material complementar:

Exemplo de organização da Linha do tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nCQCpb3PaU8yy48rmxTeFdfPNvxnkcbCRed6UEaAjJtfv7FjJeAdte7QSTvT/exemplo-de-organizacao-da-linha-do-tempo.pdf

Sequência cronológica das obras para organização da linha do tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PVZMmgpQ5C84pc9gYBysNGJRqN43sXbVgk7CjXG559nvw9AvqAZWqYTH8weX/his1-07und05-cronologia-das-obras-sugeridas.pdf

Para você saber mais:

Sobre o estudo da história através da arte:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-historia.htm (Acesso em 14 de março de 2019)

Sobre obras de arte que retratam famílias:

https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-de-familias.html (Acesso em 14 de março de 2019)

Sobre o patriarcado:

https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/entenda-o-patriarcado-e-como-ele-afeta-homens-e-mulheres/ar-BBHrxSs (Acesso em 14 de março de 2019)

Sobre a estrutura patriarcal das famílias e da sociedade e a influência na violência de gênero:

https://jus.com.br/artigos/48718/a-evolucao-da-sociedade-patriarcal-e-sua-influencia-sobre-a-identidade-feminina-e-a-violencia-de-genero (Acesso em 14 de março de 2019)

Sobre o conceito de família e suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos projetando-o, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Pergunte às crianças o que são obras de arte, quem as realiza e comente que podem expressar a realidade literal ou a visão do artista sobre o que está representado, sempre considerando que o artista a produziu num determinado momento ou contexto.

Para facilitar a compreensão das crianças, peça que pensem na forma como escreviam quando ingressaram na escola e como o fazem atualmente, por exemplo, de modo que percebam que suas habilidades e percepções mudam com o tempo. Assim como eles, as famílias também passam por mudanças com a passagem do tempo e a mudança dos contextos sociais e as obras de arte acompanham estas transformações permitindo a observação de elementos necessários ao entendimento das sociedades e de grupos humanos, como as famílias do passado.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados