Exemplo de organização da Linha do tempo
Plano de Aula
Plano de aula: A arte retrata as famílias
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar
Aula
Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina e canetas hidrocor, imagens impressas, materiais diversos para produção artística como: papéis variados, lápis de cor, canetas hidrocor, giz de cera, tinta, pincéis, tesoura, cola, retalhos de papel e de tecidos, botões, fita adesiva, etc.
Material complementar:
Exemplo de organização da Linha do tempo
Sequência cronológica das obras para organização da linha do tempo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PVZMmgpQ5C84pc9gYBysNGJRqN43sXbVgk7CjXG559nvw9AvqAZWqYTH8weX/his1-07und05-cronologia-das-obras-sugeridas.pdf
Para você saber mais:
Sobre o estudo da história através da arte:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-historia.htm (Acesso em 14 de março de 2019)
Sobre obras de arte que retratam famílias:
https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-de-familias.html (Acesso em 14 de março de 2019)
Sobre o patriarcado:
https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/cabelo/entenda-o-patriarcado-e-como-ele-afeta-homens-e-mulheres/ar-BBHrxSs (Acesso em 14 de março de 2019)
Sobre a estrutura patriarcal das famílias e da sociedade e a influência na violência de gênero:
https://jus.com.br/artigos/48718/a-evolucao-da-sociedade-patriarcal-e-sua-influencia-sobre-a-identidade-feminina-e-a-violencia-de-genero (Acesso em 14 de março de 2019)
Sobre o conceito de família e suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos projetando-o, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Pergunte às crianças o que são obras de arte, quem as realiza e comente que podem expressar a realidade literal ou a visão do artista sobre o que está representado, sempre considerando que o artista a produziu num determinado momento ou contexto.
Para facilitar a compreensão das crianças, peça que pensem na forma como escreviam quando ingressaram na escola e como o fazem atualmente, por exemplo, de modo que percebam que suas habilidades e percepções mudam com o tempo. Assim como eles, as famílias também passam por mudanças com a passagem do tempo e a mudança dos contextos sociais e as obras de arte acompanham estas transformações permitindo a observação de elementos necessários ao entendimento das sociedades e de grupos humanos, como as famílias do passado.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA