Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS FAMILIARES
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.
Material complementar:
Impresso para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Cex9NYpSVypqnJUWnBHfYjhp39V8nreCu2n2jH482PNEsJFkcU3maHPGUA7/his1-07und07-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
É importante que você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças quais as características físicas e se estas são semelhantes às de algum familiar. Questione se elas já ouviram alguém dizer que elas se parecem com algum membro da família e as razões pelas quais isto ocorre. Faça um registro das hipóteses levantadas pelo grupo. Esta percepção de que existe uma grande diversidade entre os sujeitos estimula o pensamento crítico e a formação para a cidadania.
Para você saber mais:
Sobre a influência do povo africano na formação e miscigenação do povo brasileiro
http://revistapesquisa.fapesp.br/2007/04/01/a-africa-nos-genes-do-povo-brasileiro/ (Acesso em 3 de abril de 2019)
https://historiahoje.com/historia-e-memoria-afrodescendente/ (Acesso em 3 de abril de 2019)
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA