Plano de Aula

Plano de aula: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS FAMILIARES

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.

Material complementar:

Impresso para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Cex9NYpSVypqnJUWnBHfYjhp39V8nreCu2n2jH482PNEsJFkcU3maHPGUA7/his1-07und07-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

É importante que você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças quais as características físicas e se estas são semelhantes às de algum familiar. Questione se elas já ouviram alguém dizer que elas se parecem com algum membro da família e as razões pelas quais isto ocorre. Faça um registro das hipóteses levantadas pelo grupo. Esta percepção de que existe uma grande diversidade entre os sujeitos estimula o pensamento crítico e a formação para a cidadania.

Para você saber mais:

Sobre a influência do povo africano na formação e miscigenação do povo brasileiro

http://revistapesquisa.fapesp.br/2007/04/01/a-africa-nos-genes-do-povo-brasileiro/ (Acesso em 3 de abril de 2019)

https://historiahoje.com/historia-e-memoria-afrodescendente/ (Acesso em 3 de abril de 2019)

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados