Plano de Aula

Plano de aula: Os personagens e suas famílias

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva, impresso para atividade em grupos, lápis, borracha.

Material complementar:

Impresso para a atividade em grupo proposta na Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uS7NuyaXpeaMGfFbq64pbb2Q3X758Eu4fZx3Sc62egneAdfSbFR6C4x6t9Wr/his1-07und02-atividade-em-grupo.pdf

Para você saber mais:

Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete ou escreva o objetivo no quadro para que os alunos possam visualizar. Realize a leitura e questione: Nós já conhecemos muitas histórias, temos as nossas preferidas, aquelas que conhecemos há pouco tempo e aquelas que já ouvimos desde pequenininhos e sabemos recontar. Vocês já repararam se nestas histórias existem famílias? Como são estas famílias? Em todas as histórias é possível saber como são as famílias de seus personagens?
Ouça as respostas das crianças e explique que nesta aula iremos falar sobre as famílias que podemos observar em algumas das histórias que conhecemos
e como são compostas.

Com este objetivo, espera-se que a criança mobilize conhecimentos de seu próprio contexto familiar e seja capaz de relacioná-los com os contextos familiares de narrativas destinadas ao público infantil.

Para você saber mais:

Os contos clássicos da literatura Infantil permitem a observação de aspectos de um determinado contexto histórico e a percepção de algumas relações sociais da época, ainda que figurem obras fictícias. O trabalho com a literatura Infantil nas aulas de História traz o universo lúdico e da fantasia para o trabalho pedagógico, permitindo estabelecer comparações, percepção de semelhanças, diferenças, permanências entre diversos fatores. No caso, estamos enfocando diretamente a composição familiar.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados