Plano de aula: Os personagens e suas famílias

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva, impresso para atividade em grupos, lápis, borracha.

Material complementar:

Impresso para a atividade em grupo proposta na Problematização:

Para você saber mais:

Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete ou escreva o objetivo no quadro para que os alunos possam visualizar. Realize a leitura e questione: Nós já conhecemos muitas histórias, temos as nossas preferidas, aquelas que conhecemos há pouco tempo e aquelas que já ouvimos desde pequenininhos e sabemos recontar. Vocês já repararam se nestas histórias existem famílias? Como são estas famílias? Em todas as histórias é possível saber como são as famílias de seus personagens?
Ouça as respostas das crianças e explique que nesta aula iremos falar sobre as famílias que podemos observar em algumas das histórias que conhecemos
e como são compostas.

Com este objetivo, espera-se que a criança mobilize conhecimentos de seu próprio contexto familiar e seja capaz de relacioná-los com os contextos familiares de narrativas destinadas ao público infantil.

Para você saber mais:

Os contos clássicos da literatura Infantil permitem a observação de aspectos de um determinado contexto histórico e a percepção de algumas relações sociais da época, ainda que figurem obras fictícias. O trabalho com a literatura Infantil nas aulas de História traz o universo lúdico e da fantasia para o trabalho pedagógico, permitindo estabelecer comparações, percepção de semelhanças, diferenças, permanências entre diversos fatores. No caso, estamos enfocando diretamente a composição familiar.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA