Imagem - Família Radcliffe
Plano de Aula
Plano de aula: Glossário da família
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Formas de organização familiar
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.
Para você saber mais:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
É importante que você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.
Sobre a família e relações de parentesco: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332007000200002 (Acesso em 25 de abril de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte às crianças quais são as pessoas que compõem sua família e sua relação de parentesco com ela própria e tendo outras pessoas da família como referência, por exemplo: a avó materna é mãe da sua mãe e do seu tio, assim como seu tio é irmão da sua mãe, a criança é filha, sobrinha, neta, dependendo da pessoa tomada como referência.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA