Plano de Aula
Plano de aula: Exploração das ilustrações do livro
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura de histórias
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Prepare a leitura do livro com antecedência. Leia-o antes de levá-lo para as crianças, a fim de se familiarizar com a história, com o ritmo da narrativa, com as vozes dos personagens etc. Fique atento à qualidade da narrativa, das ilustrações e à adequação à faixa etária. Certifique-se de que o livro não reforce estereótipos e preconceitos.
Materiais:
Selecione um livro que as crianças ainda não conhecem, com belas ilustrações que estejam diretamente relacionadas com a história. Use tapetes e almofadas para organizar o espaço. Confeccione um cartaz permanente de leitura do dia, que pode ser feito com EVA, cartolina, papel kraft, papel cartão, entre outros. Fixe um saco plástico transparente no cartaz, onde o professor colocará o livro lido no dia. (Esse material será utilizado no item “Engajando as famílias”). Separe um caderninho e uma caneta para fazer anotações das falas das crianças durante a leitura. Disponibilize alguns livros para que elas possam manusear durante a segunda leitura.
Espaços:
Escolha um local agradável e silencioso para esta atividade. Você pode escolher utilizar um espaço ao ar livre, sentar em uma área verde, debaixo de uma árvore. Também é possível organizar dentro da sala, preparando um espaço com tapete e almofadas.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. O que as crianças identificam nas ilustrações? Como elas relacionam as ilustrações com a narrativa?
2. Como as crianças se expressam (oralmente, apontando, com expressões ou gestos)?
3. As crianças demonstram interesse e prazer ao ouvir a história? Como elas reagem ao longo da leitura e como interagem com a história? Que tipos de perguntas e comentários elas fazem?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Fique atento às crianças que ainda estão em processo de desenvolvimento da linguagem verbal ou que ainda não se expressam oralmente. Observe se elas apontam, se movimentam ou se expressam de outras maneiras e verbalize o que elas estão querendo comunicar.
O que fazer durante?
1
Emgrande grupo, convide as crianças para sentar em roda. Esclareça que hoje elas irão conhecer um livro novo, mas, antes de ler, vão juntas olhá-lo e explorá-lo. Mostre o livro que será lido e explore com elas todos os elementos presentes na capa (personagens, cenários, situações, expressões, título, autor, ilustrador, editora). Faça perguntas que ajudem as crianças a anteciparem as personagens e as situações que ocorrerão durante a leitura. Fique atento, seja responsivo às falas e às percepções e verbalize o que elas querem comunicar.
Possíveis falas do professor neste momento: o que vocês veem nessa capa? O que esse personagem está fazendo? O que está sentindo?Qual será o título da história? Aonde ele está escrito? Isso mesmo, tem um cachorro na história. Você acha que ele está com medo? Verdade, ele está dormindo.
Possíveis ações das crianças neste momento: algumas podem apontar um personagem, outras podem usar gestos, expressões ou balbucios, como fazer uma cara de susto ou usar palavras soltas. Algumas podem fazer descobertas e comentários que não foram antecipados por você.
2
Depois de explorar a capa, parta para as ilustrações presentes no livro. Folheie a obra com as crianças. Retome imagens que elas já viram na capa e que estão presentes dentro do livro e ouça o que elas inferem a partir das ilustrações. Deixe que descubram novos personagens, observem detalhes e questionem situações. Ouça, observe, responda os questionamentos e interaja com as crianças. Retome a atenção do grupo para começar a leitura do livro.
Possíveis ações das crianças neste momento: algumas podem chegar mais perto do livro para ver algum detalhe, apontar ou virar a página para encontrar outro elemento que queiram destacar, lembrar ou comparar. Outras podem querer imitar personagens ou ações da história.
3
Avise que agora vocês lerão a história para checar ashipóteses que levantaram. Antes de começar a ler, inicie o momento com algo que você já faz no seu dia a dia. Pode ser um verso, alguma atitude ou música que se torne "a chave" para abrir a atividade de leitura com as crianças. Sugestão de música: "e agora, minha gente, uma história vou contar. Uma história bem bonita, muita gente vai gostar.” (Ritmo, de "Peixe Vivo").Leia e aponte, enquanto lê, o título, o nome do autor, do ilustrador e da editora.Retome o que as crianças podem ter indicado na exploração da capa sobre a localização do título e sobre outras informações escritas. Aponte, por exemplo, o fato de terem percebido onde estava o título e o nome do autor.
4
Lembre-se que este é um momento de leitura, portanto, use o livro sem fazer nenhuma adequação no vocabulário ou na narrativa. Enquanto lê, as crianças devem conseguir ver o livro também. Elas podem fazer comentários, constatações, perguntas ou reagir a determinada situação. Possibilite que elas se expressem. Responda às perguntas, valorize os comentários delas, mas não demore ou desvie muito do ato de ler e volte à leitura rapidamente, para não perder o ritmo e o encadeamento da história. Avise que, depois de ler, poderão conversar novamente sobre o livro, as ilustrações, as personagens etc.Anote, em um caderninho, os comentários que podem surgir durante a leitura para não desviar seu foco. Faça uma breve acolhida, diga que vai anotar aquele assunto para conversar depois sobre ele e cumpra esse acordo. Permita que este seja um momento de interação, prazer, descoberta e afetividade.
Possíveis falas do professor neste momento: é o gatinho da capa mesmo! Vamos ver o que mais acontece com ele? Você tem um passarinho também? Que legal! Vou anotar aqui e, quando a gente terminar a leitura, vou querer saber mais sobre ele."
5
Após a leitura da história, retome a narrativa com as crianças, comparando-a com as hipóteses levantadas por elas anteriormente. Envolva as crianças na conversa, estimulando que te ajudem a lembrar determinada cena, que imitem o som, a fala, a expressão ou o movimento de algum personagem. Atente-se novamente para as diferentes formas de expressão das crianças.
Possíveis falas do professor neste momento: Vamos lembrar das ideias que tivemos antes de ler? A gente adivinhou o que ia acontecer na história? Esse personagem apareceu mesmo? O que aconteceu com ele? Olha, ele estava mesmo procurando o macaco, né? A gente achou que ele estava fugindo, mas na verdade estava só correndo atrás do passarinho.
6
Se as crianças pedirem, leia a história novamente. Nesta faixa etária é muito comum elas quererem ouvir a mesma história várias vezes. Essa prática permite que se aproximem mais da narrativa, descubram novos elementos que não haviam identificado numa primeira leitura e comecem a perceber que o texto escrito nunca muda. Nessa segunda leitura, possibilite que elas participem, relembrando e antecipando fatos. Aproveite para retomar os comentários que você anotou durante a primeira leitura.Para as crianças que não estiverem maisenvolvidas, disponibilize livros para que folheiem enquanto escutam a história.
Para finalizar:
Diga para as crianças que o livro vai ficar disponível na sala, para que elas possam ler em outros momentos. Crie um "ritual" de encerramento para as atividades de leitura de histórias. Você pode recitar um verso ou cantar uma música, como por exemplo: "E agora, minha gente, que a história terminou? Batam palmas, batam palmas, batam palmas quem gostou" (Ritmo, de "Peixe Vivo").
Deixe que as crianças manuseiem os livros por mais tempo, incluindo o que você leu. Avise quando faltar cinco minutos para terminar esse momento. Em seguida, peça que elas ajudem a guardar os livros. Se forem voltar para sala, sugira que elas façam esse caminho imitando um personagem do livro ou recontando (com gestos e movimentos) uma cena da história.
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