Plano de aula: Adaptação: minha primeira refeição na escola

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Adaptação e acolhimento

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade é necessário que tenha acontecido anteriormente o primeiro contato do bebê com o professor. Para este dia, combine com os funcionários da cozinha que o horário da refeição seja ampliado, pois o grupo de crianças será dividido. Faça alguns combinados antes da entrada do bebê na escola, como, por exemplo, no ato da matrícula e/ou na reunião de família que antecede o início do ano escolar. Converse com a família do bebê sobre a importância da adaptação e da presença de alguém do convívio para a primeira alimentação na escola. Pergunte aos responsáveis se o bebê está acostumado a comer sozinho ou com ajuda de alguém. Procure saber quais os alimentos preferidos e preteridos do bebê. Essas são informações que podem ajudar na aproximação com a criança. Explique a atividade proposta para a adaptação e solicite que o familiar e/ou alguém que o bebê tenha confiança e intimidade (padrinho, madrinha, tio ou tia) se organize para acompanhá-lo no dia.

Materiais:

Toalhas, pratos, talheres, copos, brinquedos imitando alimentos, câmera digital ou celular.

Espaços:

Planeje as atividades na sala de referência e no refeitório dos bebês, para que eles possam se familiarizar com os ambientes. Faça pequenos grupos (4 a 5) e comece a atividade explicando qual objetivo desta ação. Para o primeiro momento da atividade, prepare a sala com toalhas, copos, pratos e talheres, simulando uma mesa preparada para refeição. Para o segundo momento da atividade, o refeitório deve estar preparado para receber os bebês e a família.

Tempo sugerido:

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como foi a reação dos bebês no refeitório?

2. De que forma os bebês exploram o refeitório?

3. Qual foi a reação dos bebês quando os alimentos foram oferecidos?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. No período de adaptação, o bebê pode estranhar um novo espaço e ficar bastante incomodado, demonstrando seus sentimentos através do choro. Para o conforto deste bebê, sugira que o adulto responsável dê uma volta na escola, entrando aos poucos de volta na sala e refeitório com o bebê.

O que fazer durante?

1

Nesta atividade, é importante ter mais do  que um professor na sala. Organize o espaço em cantos, que devem ser preparados com toalhas de mesa colocadas no chão, simulando um picnic, ou uma mesa com brinquedos que imitem alimentos e utensílios de cozinha. Convide os bebês e os adultos que acompanham para brincarem no espaço. Deixe os bebês brincarem livremente, explorando os objetos e materiais nos contextos organizados. Observe como eles descobrem o espaço e as iniciativas de interação que realizam com os adultos e as outras crianças, e quais gestos e expressões realizam nesta interação. Proponha a brincadeira com os objetos, mas não como um momento de preparação para a próxima etapa. Registre o momento com fotos e filmagens para fins de documentação pedagógica. Solicite que outra pessoa fotografe o momento, visto que é importante que neste período o professor esteja atento a proposta da atividade.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê pode pegar o pratinho, colocar no colo e brincar que está comendo.

2

Convide o pequeno grupo (4 e 5 crianças) para se dirigir ao refeitório com seu familiar, enquanto o outro grupo fica brincando na sala na companhia de outro professor. Apresente o refeitório e deixe os bebês explorarem o ambiente. Garanta a participação das crianças que engatinham, colocando-as no chão para conhecer o que está ao redor. Apresente os funcionários da cozinha e observe a reação dos bebês, se eles se dirigem para as mesas e de que maneira se expressaram. Após as crianças conhecerem o local, leve-os para fazer a higienização da mãos.

Possíveis falas do professor neste momento: Olha que lugar diferente, é aqui que vamos comer! Vamos sentar na mesa? Olha o cadeirão, quer sentar um pouco?

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode esticar os braços para o professor. A criança pode não querer sair do colo do responsável. Acolha a ação do bebê e convide o familiar a sentar ao lado.

3

Mostre para os adultos qual mesa ou cadeirão de alimentação os bebês irão sentar-se. Sirva-os nomeando o que será oferecido. Observe a reação dos bebês, em relação àqueles que estiverem confortáveis, solicite ao adulto responsável que se afaste um pouco. Ofereça você os alimentos ao bebê e faça deste momento uma oportunidade para estabelecer vínculos com ele. Coloque o talher na mão dele e ajude-o a segurar e colocar na boca. Caso alguma criança resista, não insista e deixe que o adulto que o acompanha ajude-o na alimentação, mas procure ficar próximo neste momento colocando uma cadeira ao lado do cadeirão.

Possíveis falas do professor neste momento: Posso ajudar você a comer? Veja que comida gostosa tem em seu prato!

Para finalizar:

Finalize fazendo novamente a higienização. Informe aos bebês que, após a refeição, eles irão lavar as mãos, a boca, e depois retornarão para a sala. Já na sala, agradeça a participação dos adultos e dos bebês.