15501
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reorganizando os verbetes.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Reorganizando os verbetes.

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet , projetor, cartolina, papel ofício, tesoura ,cola, lápis e borracha.Caso não seja possível, verbetes impressos da personagem heroína Mulher Maravilha disponível em https://www.omelete.com.br/mulher-maravilha e os do Homem Aranha e Hulk, disponível em http://getnuts.net.br/marvel-biografia-dos-super-herois-mais-famosos

Cartolina ou A3 e piloto.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em identificar, diferenciar e compreender a estrutura dos verbetes.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, A. P. Verbetes: um gênero além do dicionário.In DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R;São Paulo: Parábola,2010.

Rojo, Roxane Helena R, Barbosa P. Jacqueline. Hipermodernidade, Multiletramentos e Gêneros Discursivos/ Roxane Rojo, Jacqueline Barbosa. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 152 p. (Série Estratégias De Ensino n.51)

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou registre no quadro o tema da aula e leia para turma.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Faça uma mini exposição de imagens de super- heróis. Se possível, afixe-as na parede.Estabeleça 7 minutos para essa etapa do plano.
  • Questione o que eles sabem sobre aqueles personagens.
  • Em seguida, apresente o verbete do homem aranha e faça a retomada sobre a estrutura composicional do gênero.
  • Peça que eles observem o verbete e questione:
  • Como esse texto se organiza? Em versos e estrofes? Em parágrafos ? (Espera-se que as crianças digam que ele se organiza em parágrafos).
  • E o texto deve ficar em qual posição? (Espera-se que as crianças percebam o alinhamento do texto à direita)
  • Quais são as partes que o compõem? Têm imagens? Título? (Espera-se que as crianças identifiquem o título, a imagem, o texto de base e a referência)
  • As imagens podem ficar em qualquer posição? (Espera-se que, tendo em vista os verbetes anteriormente analisados, as crianças concluam que não, pois, geralmente, a imagem tem uma posição de destaque, situando-se, usualmente, à esquerda do texto base).
  • De que maneira as imagens ajudam na compreensão do texto? (Espera-se que as crianças percebam que a imagem visa ilustrar o tema do verbete, no caso, o personagem que está sendo descrito).
  • Todas as palavras estão destacadas? (Espera-se que eles percebam que não, que apenas o título do verbete foi destacado, tendo em vista sua função no gênero).

5. Conforme eles forem respondendo, registre no quadro. É importante que os registros sejam de respostas corretas, pois esse momento é de mobilizar os conhecimentos que a turma já tem sobre os verbetes, ativando-os para a atividade principal.Caso a turma apresente dificuldade em identificar essas questões do gênero, existe a possibilidade de aplicar antes desta aula, o quarto plano dessa sequência, que tem como finalidade analisar a estrutura do verbete, visando perceber a regularidade em sua composição.

6. Após os registros, convide-os a realizarem uma atividade chamada: Organizando o verbete.

Materiais complementares: verbete do homem aranha e imagens de super-hérois.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de quatro alunos. É importante que no grupo tenha um aluno alfabetizado. Sugere-se agrupar alunos que estejam em hipóteses diferentes, possibilitando as interações. Entretanto, para grupos onde tenham crianças com hipóteses muito distantes, combine com eles o que cada um pode fazer.É importante garantir que todos participem da atividade.

2. Explique que eles receberão um verbete e terão que identificar os erros na sua estrutura, analisando os aspectos citados no início da aula e, por fim, reorganizá-lo atendendo às regularidades do gênero.Na atividade, a orientação é recortar as tiras e colar.Entretanto,peça que eles só façam a colagem depois da socialização.Estabeleça um tempo de 15 minutos para esta atividade.

Observação: Professora, há duas versões para sua escolha, uma na qual os frases estão mais separadas (que seria para aqueles que estiverem mais avançados no processo de leitura/alfabetização) e outra que estão mais em bloco. Selecione a que julgar mais adequada para os seus alunos.

Materiais complementares: Verbete da Mulher Maravilha

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após o término da atividade, escolha dois grupos e peça que escolha um representante para socializar suas respostas. Selecione um grupo que tenha ajustado o texto corretamente. Entretanto, oportunize esse momento de socialização para identificar o que faltou ajustar e sinalizar de maneira que os outros grupos, que se equivocaram, possam corrigir a atividade.Depois, permita que eles façam as colagens. Estabeleça o prazo de 10 minutos. Retome as regularidades do gênero, questionando:
  • Compreender as regularidades do verbete ajudou na resolução da tarefa? (Resposta pessoal, mas espera-se que eles concluam que sim)
  • O que foi preciso organizar no texto? (Espera-se que eles digam que foi necessário colocar a imagem em seu lugar usual (à esquerda do texto), colocar o título mais centralizado, posicionar o texto base à direita, e a fonte ao final do texto, embaixo).
  • A forma que o texto estava organizado facilitou ou dificultou a leitura do texto? (Espera-se que eles concluam que, desorganizado, houve uma dificuldade em ler e compreender o texto).

5. Afixe na parede as produções dos grupos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

  • Nessa etapa, depois das socializações, apresente à turma o verbete ajustado, destacando novamente as regularidades do gênero.Caso não seja possível projetá-lo, realize a impressão do texto e deixe-o fixado na parede.O objetivo é reforçar alguma questão em que a turma ainda não tenha se apropriado e garantir que todos os alunos tenham compreendido como se estrutura, se organiza o texto e quais são as partes que compõem o verbete. Permitindo que, posteriormente, possam realizar produções dos verbetes atendendo à forma composicional do gênero.
  • Informe que para aprimorar o que eles aprenderam sobre a organização do verbete, como tarefa para casa, terão que reorganizar outro verbete do Hulk. Explique que essa aprendizagem é importante para próximas etapas, onde eles terão que ajudar a professora a produzir um verbete.

Materiais complementares: Verbete da Mulher Maravilha - ajustado Atividade de complementar. Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet , projetor, cartolina, papel ofício, tesoura ,cola, lápis e borracha.Caso não seja possível, verbetes impressos da personagem heroína Mulher Maravilha disponível em https://www.omelete.com.br/mulher-maravilha e os do Homem Aranha e Hulk, disponível em http://getnuts.net.br/marvel-biografia-dos-super-herois-mais-famosos

Cartolina ou A3 e piloto.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em identificar, diferenciar e compreender a estrutura dos verbetes.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, A. P. Verbetes: um gênero além do dicionário.In DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R;São Paulo: Parábola,2010.

Rojo, Roxane Helena R, Barbosa P. Jacqueline. Hipermodernidade, Multiletramentos e Gêneros Discursivos/ Roxane Rojo, Jacqueline Barbosa. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 152 p. (Série Estratégias De Ensino n.51)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou registre no quadro o tema da aula e leia para turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Faça uma mini exposição de imagens de super- heróis. Se possível, afixe-as na parede.Estabeleça 7 minutos para essa etapa do plano.
  • Questione o que eles sabem sobre aqueles personagens.
  • Em seguida, apresente o verbete do homem aranha e faça a retomada sobre a estrutura composicional do gênero.
  • Peça que eles observem o verbete e questione:
  • Como esse texto se organiza? Em versos e estrofes? Em parágrafos ? (Espera-se que as crianças digam que ele se organiza em parágrafos).
  • E o texto deve ficar em qual posição? (Espera-se que as crianças percebam o alinhamento do texto à direita)
  • Quais são as partes que o compõem? Têm imagens? Título? (Espera-se que as crianças identifiquem o título, a imagem, o texto de base e a referência)
  • As imagens podem ficar em qualquer posição? (Espera-se que, tendo em vista os verbetes anteriormente analisados, as crianças concluam que não, pois, geralmente, a imagem tem uma posição de destaque, situando-se, usualmente, à esquerda do texto base).
  • De que maneira as imagens ajudam na compreensão do texto? (Espera-se que as crianças percebam que a imagem visa ilustrar o tema do verbete, no caso, o personagem que está sendo descrito).
  • Todas as palavras estão destacadas? (Espera-se que eles percebam que não, que apenas o título do verbete foi destacado, tendo em vista sua função no gênero).

5. Conforme eles forem respondendo, registre no quadro. É importante que os registros sejam de respostas corretas, pois esse momento é de mobilizar os conhecimentos que a turma já tem sobre os verbetes, ativando-os para a atividade principal.Caso a turma apresente dificuldade em identificar essas questões do gênero, existe a possibilidade de aplicar antes desta aula, o quarto plano dessa sequência, que tem como finalidade analisar a estrutura do verbete, visando perceber a regularidade em sua composição.

6. Após os registros, convide-os a realizarem uma atividade chamada: Organizando o verbete.

Materiais complementares: verbete do homem aranha e imagens de super-hérois.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos de quatro alunos. É importante que no grupo tenha um aluno alfabetizado. Sugere-se agrupar alunos que estejam em hipóteses diferentes, possibilitando as interações. Entretanto, para grupos onde tenham crianças com hipóteses muito distantes, combine com eles o que cada um pode fazer.É importante garantir que todos participem da atividade.

2. Explique que eles receberão um verbete e terão que identificar os erros na sua estrutura, analisando os aspectos citados no início da aula e, por fim, reorganizá-lo atendendo às regularidades do gênero.Na atividade, a orientação é recortar as tiras e colar.Entretanto,peça que eles só façam a colagem depois da socialização.Estabeleça um tempo de 15 minutos para esta atividade.

Observação: Professora, há duas versões para sua escolha, uma na qual os frases estão mais separadas (que seria para aqueles que estiverem mais avançados no processo de leitura/alfabetização) e outra que estão mais em bloco. Selecione a que julgar mais adequada para os seus alunos.

Materiais complementares: Verbete da Mulher Maravilha

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após o término da atividade, escolha dois grupos e peça que escolha um representante para socializar suas respostas. Selecione um grupo que tenha ajustado o texto corretamente. Entretanto, oportunize esse momento de socialização para identificar o que faltou ajustar e sinalizar de maneira que os outros grupos, que se equivocaram, possam corrigir a atividade.Depois, permita que eles façam as colagens. Estabeleça o prazo de 10 minutos. Retome as regularidades do gênero, questionando:
  • Compreender as regularidades do verbete ajudou na resolução da tarefa? (Resposta pessoal, mas espera-se que eles concluam que sim)
  • O que foi preciso organizar no texto? (Espera-se que eles digam que foi necessário colocar a imagem em seu lugar usual (à esquerda do texto), colocar o título mais centralizado, posicionar o texto base à direita, e a fonte ao final do texto, embaixo).
  • A forma que o texto estava organizado facilitou ou dificultou a leitura do texto? (Espera-se que eles concluam que, desorganizado, houve uma dificuldade em ler e compreender o texto).

5. Afixe na parede as produções dos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

  • Nessa etapa, depois das socializações, apresente à turma o verbete ajustado, destacando novamente as regularidades do gênero.Caso não seja possível projetá-lo, realize a impressão do texto e deixe-o fixado na parede.O objetivo é reforçar alguma questão em que a turma ainda não tenha se apropriado e garantir que todos os alunos tenham compreendido como se estrutura, se organiza o texto e quais são as partes que compõem o verbete. Permitindo que, posteriormente, possam realizar produções dos verbetes atendendo à forma composicional do gênero.
  • Informe que para aprimorar o que eles aprenderam sobre a organização do verbete, como tarefa para casa, terão que reorganizar outro verbete do Hulk. Explique que essa aprendizagem é importante para próximas etapas, onde eles terão que ajudar a professora a produzir um verbete.

Materiais complementares: Verbete da Mulher Maravilha - ajustado Atividade de complementar. Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano