15038
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Produção de convite oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Produção de convite oral

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana/Artístico literário/Todo os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Equipamento para transmissão de vídeo da internet (data show, smart TV ou computador), cartolina ou folha de papel pardo para confecção de cartaz e caneta piloto.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Expor as ideias oralmente de forma clara. Apresentar comportamento adequado em uma gravação.

Referências sobre o assunto: BRANDÃO.;A.C.P.;SELVA.;A.C.V.;COUTINHO.;M.L. O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a produção de textos. In:Ler e Escrever na Educação Infantil. (org). BRANDÃO.;A.C.P.;ROSA.;E.C.S.. Belo Horizonte:Autêntica,2011. Você sabe o que é um sarau?. Disponível em: http://biblioteca.pucrs.br/curiosidades-literarias/voce-sabe-o-que-e-um-sarau/. Acesso em 05 de Novembro de 2018.

Significado de Sarau. Dicionário online de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/sarau/. Acesso em 05 de Novembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Nesta aula, os alunos irão elaborar um convite oral para os demais alunos da escola (ou apenas alunos de outras classes do mesmo ano) irem assistir a uma apresentação de algumas canções e cantigas que aprenderam e que aqui iremos chamar de “Sarau”. Irão discutir questões de postura e comportamento no momento do convite oral, como deverão proceder para entrar na sala de outra turma, como introduzirão o tema, quais informações não poderão faltar (data, hora e local da apresentação).
  • Organize as crianças em roda para uma conversa inicial.
  • Pergunte aos alunos se eles estão gostando das canções e cantigas que estão aprendendo a cantar (é importante que, para realizar essa pergunta, os alunos de fato estejam estudando e aprendendo sobre canções e cantigas há algum tempo, como proposto na sequência de atividades na qual esta aula está inserida). Pergunte: “Será que as outras crianças das outras salas gostariam de aprender algumas dessas canções também? O que vocês acham?”. Uma conclusão possível é que se eles estão gostando de aprender, outras crianças também irão gostar.
  • Prossiga, dizendo aos alunos: “Eu tive uma ideia bem bacana para compartilharmos algumas das canções que estamos aprendendo com os alunos das outras turmas. A ideia é de realizarmos um “Sarau”. Vocês sabem o que é um Sarau?” Permita que as crianças falem. Complete: “Para nós entendermos bem o que significa um Sarau, vamos assistir um pequeno vídeo, onde as crianças de uma outra escola estão apresentando um sarau. Nós iremos assistir e vamos prestar bastante atenção para entendermos o que é isso, combinado?”.
  • Passe, então, o vídeo contido no link: https://www.youtube.com/watch?v=7xXGmrBJzQk (acesso em 29/10/2018). Esta é uma sugestão. Você poderá utilizar outro exemplo de Sarau, caso ache mais oportuno.
  • Após assistirem ao vídeo, pergunte: “E então, deu para entendermos o que significa um Sarau?”. Deixe que as crianças falem, o objetivo é que percebam a ideia de que sarau é uma apresentação, no caso, de músicas.
  • Conduza a conversa para o significado de um Sarau (reunião festiva, de finalidade literária, para ouvir música, cantar ou dançar, segundo definição encontrada em https://www.dicio.com.br/sarau/ - acesso em 29/10/2018.
  • Observação: Caso não disponha de equipamento para a reprodução do vídeo, você poderá optar pela explicação do que é um Sarau simplesmente. Pergunte aos alunos: “E então? O que acharam da minha ideia? Vamos fazer um Sarau?”. Espera-se que a resposta seja positiva para então dar prosseguimento a aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: “Como vamos fazer para convidar os alunos das outras turmas para assistir nosso Sarau?”
  • Deixe as crianças falarem e levantarem hipóteses.
  • Provavelmente, alguém levantará a hipótese de um convite. Conduza a discussão para a elaboração de um convite oral.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos sobre como esse convite deve ser feito. Faça perguntas do tipo:
  • O que vamos falar? - vamos falar que estamos convidando a turma para assistir a um sarau que realizaremos.
  • O que não podemos esquecer de falar? - a data, horário, local do evento.
  • Como iremos entrar na sala da outra turma? Será que podemos simplesmente ir até lá e entrar na sala? (A ideia é que as crianças levantem questões sobre a necessidade de pedir licença para entrar, conversar com a professora da outra turma antes para que ela diga o melhor horário que poderemos ir).
  • Quem irá verbalizar o convite? Todos falarão juntos ao mesmo tempo? Ou vamos eleger um representante do grupo para falar? Ou será que cada criança poderia falar uma parte, por exemplo: um fala o motivo do convite, outro a data, outro o horário, outro o local, outra pessoa pedirá licença para entrarmos e fazermos o convite…).
  • As questões acima compõem o planejamento do texto oral (convite). É interessante registrar o resultado das discussões feitas a partir das questões acima em um cartaz para que possa ser revisitado e consultado ao longo do ensaio, servindo de roteiro.
  • Após definir as questões acima, ensaiem a oralização desse convite, fazendo uma simulação. Certifique-se de que as informações estejam claras e que os convidados compreenderão tudo o que for dito.
  • Tudo ensaiado e combinado, iniciem a visitação das turmas selecionadas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Ao voltar para a sala organize as crianças em roda para um bate papo.
  • Pergunte: “E então, gostaram de fazer o convite aos colegas? O que acharam? Foi tudo bem? Alguém ficou com vergonha? Será que poderíamos melhorar em alguma coisa?”. Permita às crianças se expressarem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana/Artístico literário/Todo os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Equipamento para transmissão de vídeo da internet (data show, smart TV ou computador), cartolina ou folha de papel pardo para confecção de cartaz e caneta piloto.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Expor as ideias oralmente de forma clara. Apresentar comportamento adequado em uma gravação.

Referências sobre o assunto: BRANDÃO.;A.C.P.;SELVA.;A.C.V.;COUTINHO.;M.L. O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a produção de textos. In:Ler e Escrever na Educação Infantil. (org). BRANDÃO.;A.C.P.;ROSA.;E.C.S.. Belo Horizonte:Autêntica,2011. Você sabe o que é um sarau?. Disponível em: http://biblioteca.pucrs.br/curiosidades-literarias/voce-sabe-o-que-e-um-sarau/. Acesso em 05 de Novembro de 2018.

Significado de Sarau. Dicionário online de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/sarau/. Acesso em 05 de Novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Nesta aula, os alunos irão elaborar um convite oral para os demais alunos da escola (ou apenas alunos de outras classes do mesmo ano) irem assistir a uma apresentação de algumas canções e cantigas que aprenderam e que aqui iremos chamar de “Sarau”. Irão discutir questões de postura e comportamento no momento do convite oral, como deverão proceder para entrar na sala de outra turma, como introduzirão o tema, quais informações não poderão faltar (data, hora e local da apresentação).
  • Organize as crianças em roda para uma conversa inicial.
  • Pergunte aos alunos se eles estão gostando das canções e cantigas que estão aprendendo a cantar (é importante que, para realizar essa pergunta, os alunos de fato estejam estudando e aprendendo sobre canções e cantigas há algum tempo, como proposto na sequência de atividades na qual esta aula está inserida). Pergunte: “Será que as outras crianças das outras salas gostariam de aprender algumas dessas canções também? O que vocês acham?”. Uma conclusão possível é que se eles estão gostando de aprender, outras crianças também irão gostar.
  • Prossiga, dizendo aos alunos: “Eu tive uma ideia bem bacana para compartilharmos algumas das canções que estamos aprendendo com os alunos das outras turmas. A ideia é de realizarmos um “Sarau”. Vocês sabem o que é um Sarau?” Permita que as crianças falem. Complete: “Para nós entendermos bem o que significa um Sarau, vamos assistir um pequeno vídeo, onde as crianças de uma outra escola estão apresentando um sarau. Nós iremos assistir e vamos prestar bastante atenção para entendermos o que é isso, combinado?”.
  • Passe, então, o vídeo contido no link: https://www.youtube.com/watch?v=7xXGmrBJzQk (acesso em 29/10/2018). Esta é uma sugestão. Você poderá utilizar outro exemplo de Sarau, caso ache mais oportuno.
  • Após assistirem ao vídeo, pergunte: “E então, deu para entendermos o que significa um Sarau?”. Deixe que as crianças falem, o objetivo é que percebam a ideia de que sarau é uma apresentação, no caso, de músicas.
  • Conduza a conversa para o significado de um Sarau (reunião festiva, de finalidade literária, para ouvir música, cantar ou dançar, segundo definição encontrada em https://www.dicio.com.br/sarau/ - acesso em 29/10/2018.
  • Observação: Caso não disponha de equipamento para a reprodução do vídeo, você poderá optar pela explicação do que é um Sarau simplesmente. Pergunte aos alunos: “E então? O que acharam da minha ideia? Vamos fazer um Sarau?”. Espera-se que a resposta seja positiva para então dar prosseguimento a aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: “Como vamos fazer para convidar os alunos das outras turmas para assistir nosso Sarau?”
  • Deixe as crianças falarem e levantarem hipóteses.
  • Provavelmente, alguém levantará a hipótese de um convite. Conduza a discussão para a elaboração de um convite oral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos sobre como esse convite deve ser feito. Faça perguntas do tipo:
  • O que vamos falar? - vamos falar que estamos convidando a turma para assistir a um sarau que realizaremos.
  • O que não podemos esquecer de falar? - a data, horário, local do evento.
  • Como iremos entrar na sala da outra turma? Será que podemos simplesmente ir até lá e entrar na sala? (A ideia é que as crianças levantem questões sobre a necessidade de pedir licença para entrar, conversar com a professora da outra turma antes para que ela diga o melhor horário que poderemos ir).
  • Quem irá verbalizar o convite? Todos falarão juntos ao mesmo tempo? Ou vamos eleger um representante do grupo para falar? Ou será que cada criança poderia falar uma parte, por exemplo: um fala o motivo do convite, outro a data, outro o horário, outro o local, outra pessoa pedirá licença para entrarmos e fazermos o convite…).
  • As questões acima compõem o planejamento do texto oral (convite). É interessante registrar o resultado das discussões feitas a partir das questões acima em um cartaz para que possa ser revisitado e consultado ao longo do ensaio, servindo de roteiro.
  • Após definir as questões acima, ensaiem a oralização desse convite, fazendo uma simulação. Certifique-se de que as informações estejam claras e que os convidados compreenderão tudo o que for dito.
  • Tudo ensaiado e combinado, iniciem a visitação das turmas selecionadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Ao voltar para a sala organize as crianças em roda para um bate papo.
  • Pergunte: “E então, gostaram de fazer o convite aos colegas? O que acharam? Foi tudo bem? Alguém ficou com vergonha? Será que poderíamos melhorar em alguma coisa?”. Permita às crianças se expressarem.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano