Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Datashow, material para escrita (caderno, lápis e borracha) e textos impressos.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca”, de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas:
É possível que alguns alunos inicialmente tenham vergonha de expressar-se conforme as orientações, por não terem o hábito de trabalhar a oralidade em aula ou por timidez.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
TORRES, Shirley Milene e TETTAMANZY, Ana Lúcia Liberato. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Sessão aberta PPG-LET-UFRGS – 2008 - Disponível em: file:///C:/Users/michi/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/5844-18542-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 03/11/18.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Peça que leiam o slide e reflitam sobre ele. Faça o questionamento que está no slide para os alunos. (Espera-se que os alunos tentem relacionar o ato de contar histórias ao desapego à leitura, à expressão corporal, à naturalidade da fala, dos gestos. Caso isso não aconteça, instigue-os a chegar a tal concepção. Peça que relembrem contações de histórias que tenham presenciado, que tenham apreciado em seu dia a dia.)
- A contação de histórias, diferentemente da leitura de um texto, deverá ser memorizada, compreendida, apreendida. O locutor deverá apropriar-se desta, com o intuito de (re)contá-la com riqueza de detalhes. Para isso, o mesmo utilizar-se-há de diversos recursos, como: ritmo, cadência, entonação, timbres, prolongamentos e pausas, possíveis gestos, figurinos e cenários. A intenção, ao contar uma história, é fazer o interlocutor enxergá-la, vivenciá-la, a partir dos elementos explorados.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente, aos alunos, o vídeo intitulado: Dica de como contar histórias- Qual a diferença entre ler e contar histórias? Veja nos materiais complementares.
- Peça que prestem atenção às sugestões da contadora de histórias, sobre estratégias de contação.
Materiais Complementares:
Dica de como contar histórias - Qual a diferença entre ler e contar histórias?, 2010. Vídeo (8:33min.) Publicado pelo canal Conto e Encontro Narração de histórias.. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_cZ2xNePam0&t=16s. Acesso em:03/11/18.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que citem as estratégias de contação de histórias que foram sugeridas pela contadora no vídeo. Peça que levantem a mão para falar. Instigue-os a ouvir uns aos outros. Ouça-os atentamente. Caso algumas estratégias não sejam percebidas, recorde-as. (Espera-se que os alunos percebam, como estratégias de contação de histórias, citadas no vídeo: improvisação, expressões corporais, interação com a plateia, ativar o campo visual do ouvinte, identificação entre o conto e o contador).
- Solicite a um aluno que digite, no slide 3, no espaço reservado, as estratégias lembradas pelos alunos e por você, para que as histórias sejam contadas de modo dinâmico e não apenas lidas. (As mesmas estratégias citadas acima, na questão 1).
- Organize os alunos em quartetos e entregue-lhes, por escrito, 4 exemplares de contos populares, um para cada grupo. Veja em materiais complementares.
- Peça que leiam o texto recebido.
Materiais complementares:
Para acessar os contos escolhidos para esta aula, citados logo abaixo, acesse os links:
Terra Brasileira. Brasil Folclórico. O jabuti e a onça. Disponível em: http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/p25-jabuti.html. Acesso em: 03/11/18.
Terra Brasileira. Brasil Folclórico. A raposa e a galinha presunçosa. Disponível em: http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/p25-jabuti.html. Acesso em: 03/11/18.
Terra Brasileira. Brasil Folclórico. Por que o avestruz choca os ovos. Disponível em: http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/p25-jabuti.html. Acesso em: 03/11/18.
Terra Brasileira. Brasil Folclórico. Contos de Adivinhação. Disponível em: http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/p25-jabuti.html. Acesso em: 03/11/18.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Proponha que organizem um roteiro para, posteriormente, ensaiar a contação da história recebida, apropriando-se desta.
Explique aos alunos que o roteiro é a organização, por escrito, das estratégias de contação da história lida. Ele pode ser organizado por etapas:
a- Quais alunos representarão os personagens? b- A história será contada tal qual foi lida ou haverá espaço para improvisações? c- Como farão a interação com a plateia? Conversarão com os interlocutores? Os utilizarão como parte da história? d- Será utilizado algum figurino ou cenário? Quem será responsável por esta etapa? e- Haverá momentos em que a contação apresentará alteração no timbre de voz de algum personagem? f- Quais tipos de alterações serão adequadas ao contexto? g- Quais os gestos adequados a cada situação da contação?
2. Sugira que utilizem-se das dicas do vídeo assistido na introdução e presentes no quadro.
3. Apresente aos educandos questionamentos a respeito da organização de um roteiro de contação de histórias, para que possam refletir sobre estratégias a serem colocadas em prática.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Exemplifique, com um trecho do conto intitulado “O jabuti e a onça”, como se faz um roteiro para uma contação de história. Veja aqui, na íntegra, o conto roteirizado para contação de história.
2. Estimule os discentes a organizarem, dentro do roteiro, timbres de voz, sons, a pensarem nas vozes de cada personagem, nos gestos, nas expressões faciais que irão fazer. Passe pelos grupos, auxiliando-os no que for necessário, dando ideias de materiais (recursos diversos) a serem utilizados na contação da história recebida. Exemplos: Utilizar animais de pelúcia para representar os animais da floresta; criar máscaras de animais; criar, com papel pardo e tinta, o cenário de uma floresta.
Materiais complementares:
Para ver um exemplo de roteiro para a organização da performance da contação da história lida, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Finalize a aula passando nos grupos para acompanhar sua organização, seu ensaio. Confira se as estratégias de contação de histórias apresentadas no vídeo da introdução estão presentes nos roteiros. Questione-os quanto ao porquê da escolha de cada estratégia.
Materiais complementares:
Dica de como contar histórias- Qual a diferença entre ler e contar histórias?, 2010. Vídeo (8:33min.) Publicado pelo canal Conto e Encontro Narração de histórias.. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_cZ2xNePam0&t=16s>. Acesso em:03/11/18.
A importância das histórias ancestrais no mundo atual. Gislayne Matos, 2018. 1 vídeo (21:40min.) Publicado pelo canal TED x Talks. Disponível em:
Como usar o corpo: Dicas para contar histórias para crianças. Carol Levy, 2018. Vídeo (4 min.) Disponível em:
Quais habilidades são importantes para contar histórias?: Ana Flávia Basso, 2018. Vídeo (2:41 min.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0WIcWY_17Ag>. Acesso em: 03/11/18.