Atividade para impressão - Conto
Plano de Aula
Plano de aula: Preparando o reconto
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana/Todos os campos. Este é o módulo Oralidade - composto das aulas 10 (Aula 10), 11 e 12. Esta aula trabalha com contos e contos populares resgatados de comunidades quilombolas, visto que estes são gêneros visitados na sequência. São contos de tradição oral que foram recolhidos em conversas espontâneas e registrados em livro.
Materiais necessários: Cópias dos contos a ser utilizados. Material para confeccionar cenário e ilustrações (papel cartão, lápis de cor, cola, tesoura, papéis coloridos, papel ofício, tecido, tinta e demais materiais de trabalho artístico manual).
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Por meio deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão. (MARIA, 2004) Já os contos afro-brasileiros têm, além destas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência por meio de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010).
Dificuldades antecipadas: A escola pode não dispor de material para as ilustrações, o cenário ou os bonecos.
Referências sobre o assunto:
ANDRADE, L. Comunidades quilombolas no Brasil, Semana da Consciência Negra. Secretaria da Educação do Paraná. 2007, disponível em http://geografia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=47. Acesso em: 11/11/2018.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Moura, G. (org.) Estórias quilombolas. Coleção Caminho das Pedras. Brasília, 2010, v. 3, disponível em http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/estorias_quilombola_miolo.pdf. Acesso em: 8/11/2018.
DUARTE, E. de A. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010, disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em: 8/11/2018.
JOU, G. I.; SPERB, T. M. Leitura compreensiva: um estudo de caso. Linguagem & ensino, Vol. 6, No. 2, 2003 (13-54), disponível em http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/viewFile/221/188. Acesso em: 8/11/2018.
MARCUSCHI, L. A. Oralidade e Escrita. Signótica 9:119 - 145. Jan/dez, 1997, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j6gjgwMfTwsMG6Z2CrJz6vUMHGGghmH2zyHEhcCFdB6AvQ5EGZuVPuF87AzH/marcuschi-luiz-antonio-oralidade-e-escrita.pdf. Acesso em: 31/10/2018.
MARIA, L. de. O que é conto? 1ª reimpressão. Brasiliense. São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Conto.pdf. Acesso em: 5/12/2018.
SÁ, A. L. Reconto. In: Glossário CEALE - Termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores, disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/reconto. Acesso em: 8/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a proposta da aula. Os alunos irão ouvir um conto popular publicado em uma obra que resgata a tradição de comunidades quilombolas. Em seguida, irão planejar o reconto em grupos, ensaiando a performance oral e preparando as ilustrações que servirão de apoio.
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