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Plano de aula: Preparando o reconto

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana/Todos os campos. Este é o módulo Oralidade - composto das aulas 10 (Aula 10), 11 e 12. Esta aula trabalha com contos e contos populares resgatados de comunidades quilombolas, visto que estes são gêneros visitados na sequência. São contos de tradição oral que foram recolhidos em conversas espontâneas e registrados em livro.

Materiais necessários: Cópias dos contos a ser utilizados. Material para confeccionar cenário e ilustrações (papel cartão, lápis de cor, cola, tesoura, papéis coloridos, papel ofício, tecido, tinta e demais materiais de trabalho artístico manual).

Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Por meio deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão. (MARIA, 2004) Já os contos afro-brasileiros têm, além destas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência por meio de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010).

Dificuldades antecipadas: A escola pode não dispor de material para as ilustrações, o cenário ou os bonecos.

Referências sobre o assunto:

ANDRADE, L. Comunidades quilombolas no Brasil, Semana da Consciência Negra. Secretaria da Educação do Paraná. 2007, disponível em http://geografia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=47. Acesso em: 11/11/2018.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Moura, G. (org.) Estórias quilombolas. Coleção Caminho das Pedras. Brasília, 2010, v. 3, disponível em http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/estorias_quilombola_miolo.pdf. Acesso em: 8/11/2018.

DUARTE, E. de A. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010, disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em: 8/11/2018.

JOU, G. I.; SPERB, T. M. Leitura compreensiva: um estudo de caso. Linguagem & ensino, Vol. 6, No. 2, 2003 (13-54), disponível em http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/viewFile/221/188. Acesso em: 8/11/2018.

MARCUSCHI, L. A. Oralidade e Escrita. Signótica 9:119 - 145. Jan/dez, 1997, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j6gjgwMfTwsMG6Z2CrJz6vUMHGGghmH2zyHEhcCFdB6AvQ5EGZuVPuF87AzH/marcuschi-luiz-antonio-oralidade-e-escrita.pdf. Acesso em: 31/10/2018.

MARIA, L. de. O que é conto? 1ª reimpressão. Brasiliense. São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Conto.pdf. Acesso em: 5/12/2018.

SÁ, A. L. Reconto. In: Glossário CEALE - Termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores, disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/reconto. Acesso em: 8/11/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a proposta da aula. Os alunos irão ouvir um conto popular publicado em uma obra que resgata a tradição de comunidades quilombolas. Em seguida, irão planejar o reconto em grupos, ensaiando a performance oral e preparando as ilustrações que servirão de apoio.

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