Plano de Aula

Plano de aula: Leitura dramática de contos

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. Esse é o módulo de Oralidade - composto pelas aulas 10, 11 e 12. Esta aula trabalha com contos e contos populares, visto que esses são gêneros visitados na sequência.

Materiais necessários: Data show para projeção de vídeos e caixa de som.

Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão (MARIA, 2004). Já os contos afro-brasileiros, além dessas características próprias da literatura afro-brasileira, não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Neste módulo, o foco será a performance oral dos alunos. Por isso, utilizamos a dramatização como uma das possibilidades de realizar essa performance através dos contos populares.

Dificuldades antecipadas: A escola pode não dispor de internet e equipamentos de projeção para acessar os links.

Referências sobre o assunto:

BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao>. Acesso em: 31 out. 2018.

CHRISTONI, S. O.; CUNHA, K.M.R. Vivenciando a Literatura: da literatura à dramatização do conto “Noite do Almirante”, de Machado de Assis. In: PARANÁ. Secretaria de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE, vol I, 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_port_artigo_simone_de_oliveira_christoni.pdf.>. Acesso em 03 out. 2018.

CONSIDERA, A. L. Contar e ouvir Lygia: Oralidade, leitura dramatizada e criação ficcional. Revista Fórum Identidades. Ano 9, Vol.19, set/ dez. 2015. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/4801/4024>. Acesso em 04 out. 2018.

DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Revista Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, jul/dez 2010. Diisponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012>. Acesso em: 25 out. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Oralidade e Escrita. Signótica, n. 9, jan/dez 1997, p.119 - 145. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1GtSu7KvCeUZDV6midNiSVluZjxMUFm0c?ogsrc=32>. Acesso em: 31 out. 2018.

MARCUSCHI, B. SUASSUNA, L. (orgs). Avaliação em Língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/9.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2018.

MARIA, L. de. O que é conto? São Paulo: Brasiliense, 2004. Disponível em: <http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Conto.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2018.

ROJO, R. Textos Multimodais. Glossário Ceale. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 22 nov. 2018.

SIQUEIRA, Rosângela Marques. O Teatro de Bonecos na sala de aula. In: PARANÁ. Secretaria de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE, vol I, 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uepg_arte_md_rosangela_marques_siqueira.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula. Os alunos irão ouvir a leitura de um conto e, depois, assistir a um vídeo de dramatização, a fim de reconhecer, nessa situação comunicativa, as especificidades da oralização e do trabalho oral com contos. Trabalhar a oralidade é abrir espaço para que os alunos desenvolvam as potencialidades de interação em contextos concretos que exigem deles um desempenho com a modalidade oral (MARCUSCHI; SUASSUNA, 2007). A leitura em voz alta, interpretada/dramatizada ou a dramatização, por exemplo, podem ser ótimas oportunidades de se trabalhar a oralização na escola (CONSIDERA, 2015). Além disso, “atrelar à leitura dos textos literários, as atividades de dramatização com esquetes ou pequenas peças, provindas de contos e escritos populares ou clássicos, constitui uma forma interessante de o aluno vivenciar o texto em todas as suas nuances” (CHRISTONI; CUNHA, 2014).

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos