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Plano de Aula
Plano de aula: Coesão pronominal e relações de sentido
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica
Materiais necessários: Textos impressos e recursos digitais.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer e identificar e exercitar as normas de escrita, especialmente os recursos de coesão pronominal em textos de divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
- Miranda, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114p. Coleção Alfabetização e Letramento, disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018.
- ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Acesso em 01 de setembro de 2018.
- BRASIL. Senado Federal. Manual de elaboração de textos, páginas 29 a 37. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70468/Manual%20de%20Elaboracao%20de%20Textos.pdf?sequence=2. Acesso em 4 de setembro de 2018.
- MENDONÇA, Márcia. Recursos coesivos. Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL, disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos. Acesso em 10 de outubro de 2018.
- BRASIL. Ministério da Educação - Equipe SEDIS/Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Língua Portuguesa - Noções de Coesão e Mecanismos de Coesão Referencial, disponível em http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/portugues/061112_ling_port_a04.pdf . Acesso em 10 de outubro de 2018.
- FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. Série Princípios, Editora Ática, 1999.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Leia o slide aos alunos.
Pergunte: sobre o que vocês imaginam que trataremos nesta aula?
Deixe que exponham suas opiniões. Espera-se que retomem as descobertas das aulas anteriores sobre as características do gênero e a função dos pronomes como recurso coesivo.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:1- Realize a leitura coletiva do texto “A ciência das cores” e, após, retome a leitura e reflexões por parágrafos:
- O parágrafo de introdução traz uma informação principal, que justifica todo o texto: as cores não estão nos objetos e sim, na nossa mente.
- Os parágrafos referentes ao subtítulo “Vibrações luminosas” nos indicam que as cores estão ligadas à luz e que, a velocidade de vibração da luz (“frequência”) é que determina a cor: cada frequência de luz corresponde a uma cor.
- Nos parágrafos referentes ao subtítulo “Absorvendo e refletindo luz” encontramos a informação de que a cor que vemos em um objeto é a cor da parte da luz refletida por não ter sido absorvida por esse objeto.
- Nos trechos de “Newton e o prisma”, o texto cita que o experimento desse cientista permitiu que entendêssemos como é que um arco-íris se forma. Esse experimentou também provou que a luz é composta por todas as cores e que a cor branca é resultado da mistura de todas as cores. Caso queira aprofundar o estudo desse conteúdo com os alunos, após a leitura do texto pode ser realizada a experiência “círculo das cores”, como atividade complementar.
- O próximo parágrafo nos traz a informação de que espectro são as várias faixas de ondas eletromagnéticas e assim, o espectro visível é o segmento de cores percebido pelo homem.
- Nos próximos parágrafos, vemos que o infográfico ilustra o texto escrito, apresentando a anatomia do olho humano e facilitando a compreensão do leitor sobre como a visão funciona no reconhecimento das cores.
2- Após a exploração do texto, promova uma reflexão oral coletiva, efetivando a exploração do sentido e do conteúdo e, verificando assim, o entendimento do mesmo. Pergunte:
- Sobre o que fala o texto?
- O que você já sabia das informações apresentadas?
3- Podem retomar conteúdos trazidos pelo texto da aula anterior:
- Quais informações foram novas para você?
- Qual informação achou mais interessante?
- Reflita se o título está relacionado ao conteúdo e justifique.
Esta atividade tem o propósito de explorar as informações apresentadas sobre o tema do texto de divulgação científica, o que facilitará a realização das atividades reflexivas sobre o uso de recursos coesivos propostas nas etapas seguintes da aula.
Material complementar:
- Texto A ciência das cores, disponível no site Invivo - Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) , escrito por Bruno Delacave, matéria publicada em 09/01/2009, disponível em (http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1095&sid=9). Acesso em 05 de outubro de 2018.
- Atividade complementar, As cores da luz: http://chc.org.br/artigo/as-cores-da-luz/
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
O tempo desta etapa deve ser distribuído em: 8 minutos para a atividade individual, 8 minutos para a atividade de troca e análise da atividade do colega, 8 minutos para o compartilhamento das trocas realizadas e 8 minutos para a conferência com o texto original.
1- Após a leitura coletiva e entendimento do texto, apresente o slide e proponha a atividade descrita no mesmo, que deverá ser realizada individualmente.
Desta forma, os alunos poderão refletir e resgatar as memórias da aprendizagem da aula anterior, onde realizaram descobertas sobre a função dos pronomes como um recurso de coesão, favorecendo o entendimento do texto de divulgação científica.
2- Oriente que retomem o “caderno de descobertas” para realizarem a leitura das anotações.
Devem recordar que:
- Pronomes são palavras que remetem aos seres ou se referem a eles de forma a relacioná-los com outras informações.
- O uso de pronomes é uma estratégia que utilizamos para relacionar as informações apresentadas em um texto.
- A compreensão dos referentes dos pronomes de um texto nos permite interpretar um item ou toda uma ideia expressa no texto.
Material complementar:
Atividade para impressão: Atividade para impressão
Desenvolvimento
Orientações:
1- Oriente os alunos a formarem duplas de trabalho produtivas, estimulando a interação, troca de conhecimentos e cooperação entre os alunos.
2- Leia a atividade 2 proposta no slide e solicite que os alunos da dupla troquem as atividades entre si e comparem como cada um preencheu. Oriente os alunos a refletirem sobre as perguntas apresentadas a seguir, a cada trecho analisado. Veja sugestão de roteiro para os alunos terem em mãos neste momento de revisão em duplas.
3- Realize a leitura da atividade 3 no slide e promova uma troca de ideias, ouvindo os alunos em suas percepções e conclusões sobre a atividade de revisão em duplas. Inicialmente, leia a primeira pergunta e ouça os alunos. Na sequência, realize a próxima pergunta, deixando que cada dupla explique como pensaram. Assim, siga o roteiro proposto aos alunos. Nesta etapa, a reflexão é proposta de forma coletiva. É o momento de compartilhar as conclusões das duplas. Sugiro realizar as mesmas intervenções propostas no roteiro de revisão em duplas, mas agora, com direcionamento e mediação do professor. Garanta que cada dupla tenha oportunidade de expor suas opiniões. Não é o momento de dar as respostas e, sim, promover questionamentos e mediar reflexões. A correção é a proposta da próxima etapa da aula.
Questionamentos propostos:
- Que palavras você e seu colega escolheram para preencher as lacunas?
Professor, é importante destacar que o uso de elementos coesivos (neste caso, pronomes) dá ao texto mais legibilidade, explicitando os tipos de relações estabelecidas entre os elementos linguísticos que o compõem. Assim, em muitos tipos de textos científicos – didáticos, expositivos e opinativos, por exemplo – a coesão é altamente desejável como mecanismo de manifestação superficial de coerência. (VILELA; KOCH, 2001, p. 467)
- Em quais trechos você e seu colega concordaram nas respostas e em quais vocês diferiram?
- Que pistas textuais vocês observaram para escolher essas palavras?
Observe que um componente do texto faz remissão a outro(s) elemento(s) do universo textual numa relação de dependência de significados.
- Você considera que as palavras que seu colega utilizou relacionam-se adequadamente com os referentes? Justifique a ele o que pensa sobre a sua escolha e sobre a escolha dele.
É preciso saber que há certos itens na língua que têm a função de estabelecer referência, isto é, não são interpretados semanticamente por seu sentido próprio, mas fazem referência a alguma coisa necessária a sua interpretação (FÁVERO; LEONOR, 1999, p. 18).
- O que você e seu colega podem concluir sobre as palavras que foram escolhidas para preencher as lacunas?
Podem ser capazes de concluir que são pronomes, porém, caso os alunos não cheguem a essa conclusão neste momento, a abordagem desse conceito acontecerá na próxima atividade.
Material complementar:
Roteiro de perguntas para revisão
Materiais de apoio:
- BRASIL. Ministério da Educação - Equipe SEDIS/Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Língua Portuguesa - Noções de Coesão e Mecanismos de Coesão Referencial, disponível em http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/portugues/061112_ling_port_a04.pdf . Acesso em 10 de outubro de 2018.
- FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. Série Princípios, Editora Ática, 1999.
Desenvolvimento
Orientações:
1- Realize a leitura do slide aos alunos, inicialmente sem pausas.
2- Agora, realize a leitura do slide por trechos, fazendo pausas para as reflexões a partir das respostas dos alunos. Caso algum aluno tenha escolhido palavras diversas das que aparecem no texto original, promova a reflexão da turma sobre essa escolha.
- Observe que, na primeira lacuna, o pronome “Ela” faz referência, ou substitui a palavra (substantivo) “luz”, evitando repetições desnecessárias. Questione os alunos: Nesta primeira lacuna, a quem se refere a ação (quem vibra com uma rapidez variável?) Então, a palavra que você escolheu é adequada para que o leitor entenda que o texto prossegue falando sobre esse referente (luz, neste caso)? Vamos ler para ver se é possível entender. Você considera que seria possível utilizar outra palavra ou pronome para completar este trecho mantendo a coesão (costura) do texto? Justifique.
- Com relação à segunda lacuna esclareça que se trata de um pronome demonstrativo, que indica a posição dos seres em relação à pessoas do discurso. Assim, “deste”, relaciona-se ao “feixe” de luz já citado no período anterior. Pergunte aos alunos: O que justifica a escolha do pronome “deste” no segundo trecho?
- Na terceira lacuna, a utilização do pronome demonstrativo “essas” tem a função de explicitar que quem funciona como um prisma são as gotas de chuva e não a luz do sol - uma pista para identificar o referente é a flexão de número (o pronome está escrito no plural). Pergunte: Qual referente está sendo substituído pelo pronome demonstrativo “essas”, neste trecho? Ao lermos esse trecho entendendo a função do pronome “essas”, também entendemos quem é que funciona como um prisma - a quem o pronome “essas” se refere, quem é que funciona como um prisma? Que pistas o texto nos traz para identificarmos o referente? Como é que você sabe que o pronome não está se referindo à luz do sol?
- Neste último trecho, os alunos devem perceber que o pronome “eles” tem a função de substituir a palavra de referência “arco-íris”, evitando repetição, favorecendo a coesão e a construção de sentido do texto. Assim, indague aos alunos: Qual a função do pronome “eles” neste trecho do texto?
3- Faça um fechamento desta etapa retomando com os alunos as descobertas sobre a função dos pronomes como recursos coesivos, realizada no plano de aula anterior a este.
Material complementar:
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1- Leia o slide aos alunos.
2 - Solicite que retomem o “caderno de descobertas” e realize a leitura das anotações das descobertas da aula anterior, primeira desta sequência de três aulas. Pergunte: o que podemos acrescentar?
3 - Descobertas já realizadas na aula anterior:
- Pronomes são palavras que remetem aos seres ou se referem a eles de forma a relacioná-los com outras informações.
- O uso de pronomes é uma estratégia que utilizamos para relacionar as informações apresentadas em um texto.
- A compreensão dos referentes dos pronomes de um texto nos permite interpretar um item ou toda uma ideia expressa no texto.
4 - Sugestão:
- O texto nos fornece pistas para anteciparmos que tipo de pronome é mais adequado para relacionarmos as informações apresentadas em cada trecho.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Atividade disponível aqui;
PowerPoint.
- Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Google Meet, Hangouts, Zoom etc.
Introdução
Envie aos alunos, pelo WhatsApp, via áudio ou vídeo, uma orientação sobre a atividade com textos de divulgação científica, e retome um pouco das características desse tipo de texto. Avise que você fará uma leitura em voz alta do texto "A ciência das cores" e que todos devem ouvir e acompanhar a leitura. Depois de ler, faça uma exploração do texto para que os alunos compreendam do que se trata. Para isso, use as orientações da Introdução do plano de aula, mas lembre-se que não haverá diálogo e, portanto, você precisa falar sobre o texto com os alunos.
Desenvolvimento
Envie a atividade aos alunos e oriente-os sobre como devem realizá-la. Para isso, utilize as orientações propostas na primeira parte do Desenvolvimento do plano de aula. Proponha aos alunos que, antes de realizar a atividade, consultem as anotações da aula anterior, sobre o uso de pronomes, ou envie uma síntese a eles. Depois, proponha que os alunos enviem sua atividade a um colega e comparem como resolveram. Outra possibilidade é realizar uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Zoom ou Hangouts, e possibilitar uma socialização da atividade, aproveitando para fazer a correção e elaborar juntos uma conclusão sobre o uso de pronomes.
Fechamento
Caso realize a chamada de vídeo, convide os alunos a elaborar uma síntese sobre o uso de pronomes em textos. Inicie perguntando: “Para que servem os pronomes no texto?” Permita que os alunos se expressem e registre em PowerPoint a síntese para enviá-la a eles depois. Caso não tenha possibilidade de realizar a chamada de vídeo, proponha aos alunos que enviem um áudio com as suas sínteses. Crie uma única conclusão a partir do que os alunos disseram, organize em PowerPoint e o envie aos alunos.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem alguém a olhar suas atividades e opinar sobre elas, para que se sintam mais seguros.