Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que possibilitem aos alunos a realização das tarefas com autonomia.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom.
Introdução
Faça uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade e envie pelo WhatsApp aos alunos. Envie o trecho do conto "A bela adormecida", disponível no slide da Introdução do plano de aula, e proponha aos alunos que descubram qual é a história. Junto com o trecho do texto, disponibilize as questões abaixo e solicite que respondam no caderno:
- A qual história pertence esse trecho?
- Quais palavras estão destacadas no texto?
- Qual o sentido das palavras destacadas?
Disponibilize um tempo para que os alunos respondam às questões e diga, em áudio ou vídeo, qual a função das palavras, seguindo as orientações da Introdução do plano original.
Desenvolvimento
Envie o trecho do conto "A bela adormecida", disponível nos slides do Desenvolvimento do plano original, pelo WhatsApp ou e-mail. Explique aos alunos que as palavras destacadas no texto são conjunções e têm a função de articular trechos de uma oração atribuindo sentido ao texto. Solicite que leiam o texto e organizem as conjunções destacadas de acordo com as funções que desempenham. Proponha que copiem a tabela abaixo no caderno e organizem as palavras:

Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e proporcione uma discussão sobre a atividade. Aproveite para explicitar as funções das conjunções listadas.
Fechamento
Proponha a sistematização da atividade utilizando as orientações do Fechamento do plano original. Solicite que os alunos enviem as frases pelo grupo de WhatsApp ou crie um documento editável no Google Docs (tutorial disponível aqui), compartilhe com os alunos e proponha que escrevam as frases de modo que todos tenham acesso às frases produzidas pelos colegas.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que pesquisem outras conjunções e convidem os familiares para brincarem de formar frases utilizando as conjunções pesquisadas.