Plano de Aula

Plano de aula: Coesão e articuladores

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Coesão e articuladores

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar e utilizar os recursos articuladores de relação de sentido nas produções textuais.

Materiais necessários: Quadro de giz ou projetor e folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Perceber a função da conjunção no texto.

Referências sobre o assunto:

AMARA JUNIOR, Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis: Vozes, 1986.

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.

MACHADO, Nilson José. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008. (Educação linguística).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Informe que o tema da aula será o trabalho com os articuladores textuais que contribuem decisivamente tanto para a produção de textos coesos e coerentes quanto para o entendimento dos mesmos. Ao utilizar corretamente esses elementos, o texto torna-se mais claro, facilitando o entendimento do leitor.