Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que possibilitem aos alunos a realização das tarefas com autonomia.
Texto para leitura, disponível aqui.
Introdução
Envie através de WhatsApp ou e-mail uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade para os alunos. Realize a proposta da Introdução do plano de aula, enviando o texto pelo e-mail os WhatsApp. Retome os conceitos trabalhados nas aulas anteriores desta sequência, acerca dos marcadores temporais e sequência temporal (caso não esteja usando este plano em sequência, envie um áudio ou vídeo com uma explicação sobre o assunto). Envie um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura em voz alta do texto e explicite o tempo verbal utilizado na narrativa. Proponha aos alunos que leiam novamente o texto e localizem os marcadores temporais e verbos, copiando-os em uma tabela como a que segue (dê um exemplo para proporcionar autonomia aos alunos):

Solicite aos alunos que analisem em que tempo os verbos aparecem: “no presente, no passado ou no futuro?”
Envie a resolução da atividade para que corrijam suas respostas.
Desenvolvimento
Realize a atividade proposta no Desenvolvimento do plano original, através do envio de áudio ou vídeo aos alunos pelo WhatsApp, explicando a função dos advérbios e a relação entre o advérbio e o tempo dos verbos. Dê alguns exemplos retirados do texto. Proponha a tarefa de reescrever a narrativa mudando o tempo verbal para o presente ou para o futuro, chamando a atenção dos alunos para a alteração tanto dos verbos quando de alguns marcadores temporais. Dê exemplos de como reescrever, utilizando as frases propostas nas orientações do plano original. Solicite aos alunos que, depois de escrever, enviem o texto por foto ou digitado.
Fechamento
Proponha a atividade sugerida no Fechamento do plano original. Oriente os alunos sobre a importância da revisão para a qualidade do texto produzido. Solicite que cada aluno releia o seu próprio texto, fazendo as revisões necessárias, e envie a um colega (organize previamente as duplas) para contribuir com a revisão.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem as suas reescritas com os familiares.