Plano de Aula

Plano de aula: Marcas temporais

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores temporais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é investigar o uso dos marcadores temporais.

Materiais necessários: Retroprojetor, atividade xerocopiada, caderno e quadro.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer palavras ou expressões que indicam tempo (ou a passagem do tempo no texto), além de usar outras mais elaboradas, que indiquem sucessão, duração e simultaneidade.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Converse com os aprendizes sobre o tema da aula. Informe-os que para um texto ser coerente e atrativo precisa estar coeso e bem estruturado.