Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que possibilitem aos alunos a realização das tarefas com autonomia;
Videoaula disponível aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom.
Introdução
Oriente os alunos enviando pelo WhatsApp um áudio, vídeo ou mensagem de texto com a explicação da atividade. Inicie convidando-os a analisar um texto que está com manchas cobrindo algumas palavras, e eles precisam desvendar as palavras para entender a mensagem. Envie o texto "O que é um segredo?", proposto no slide da Introdução do plano de aula, e solicite aos alunos que descubram quais palavras estão faltando, escrevendo-as no caderno. Envie um áudio em que você lê o texto em voz alta para os alunos e solicite que eles comparem com as palavras que elegeram. Explique para os alunos, nas orientações, que essas palavras são articuladoras do texto e que são chamadas de conjunção.
Desenvolvimento
Convide os alunos a assistirem a uma videoaula sobre conjunções para a realização da atividade. Envie o texto "Conto ou não conto" e solicite que localizem as conjunções. Crie um documento de compartilhamento e edição de textos no Google Docs, com o texto e um espaço para que os alunos escrevam as palavras retiradas. Proponha que analisem as palavras no documento compartilhado e reflitam sobre sua função. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo com os alunos utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, proporcione um diálogo sobre as palavras e aproveite para explicitar as conjunções e explicar a função que exercem no texto. Caso não seja possível realizar a chamada de vídeo, envie o texto com as conjunções destacadas em negrito e solicite que os alunos analisem as palavras que destacou, corrigindo-as se necessário.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem anotações sobre o que aprenderam e as dúvidas em relação ao uso das conjunções. Proponha que copiem a tabela abaixo no caderno para fazer o registro:

Convite às famílias
Os alunos podem convidar um familiar para tentar descobrir as palavras que faltam no texto "O que é um segredo?".