14785
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Slogans de campanhas publicitárias.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Slogans de campanhas publicitárias.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: Campanhas publicitárias, atividade complementar, jogo da memória, tesoura e cola. Se possível, computador e projetor.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem sentir dificuldade em associar os slogans às suas respectivas campanhas, não só pela dificuldade na leitura, como pela possível incompreensão da temática.

Referências sobre o assunto:

BRITO, B. Desenvolvimento de campanha. Associação de Ensino Superior do Piauí. Piauí: Curso de comunicação, 2008. Disponível em: http://www.brenobrito.com/files/Des_Campanha-APOSTILA01-Campanha_Publicitaria.pdf. Acesso em: 16/10/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura da temática da aula e explique o que será feito:
  • Vamos conhecer outras campanhas publicitárias e seus respectivos slogans. Ao final iremos brincar com o jogo da memória dos slogans.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em dupla ou trios sentando em cadeiras, juntas. Seria interessante misturar um aluno leitor com outro não leitor.
  • Apresente às crianças o slogan que iremos trabalhar na introdução desta aula: “Afaste os bichos. Lave as mãos”. Para isso, você pode escrevê-lo no quadro e lê-lo ou, apenas, falar a frase e perguntar o que eles entendem sobre ela. Escute as crianças e pergunte qual é a possível relação entre lavar as mãos e afastar os bichos. Pergunte se eles têm o hábito de lavar as mãos e por que acham que é importante fazer essa ação. Após isso, comente que, sabendo dessa importância para a saúde da humanidade de forma geral (tanto para nós em casa, na escola, como em hospitais, postos de saúde, etc.), foi realizada uma campanha pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul com essa temática.
  • Caso tenha a possibilidade de apresentar um vídeo aos alunos, apresente a campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos”. Para acessar o vídeo da campanha, clique aqui. Caso não tenha, já inicie com a exposição dos cartazes da campanha. Essa exposição pode ser realizada via slide ou num cartaz ou colada no quadro. (disponível aqui). É importante que um texto esteja ao lado do outro.
  • Em seguida, solicite que os alunos observem a campanha e faça algumas perguntas:
    A. Vamos observar os textos da campanha. Quem poderia ler o primeiro para mim? E quem poderia ler o segundo? (E assim por diante.)

B. Após essa leitura, quem poderia me dizer a temática da campanha? (Espera-se que as crianças percebam que a campanha fala sobre a importância de higienizar as mãos.)

C. Com base nessa temática, qual seria o objetivo da campanha? (Orientar as pessoas a lavarem as mãos.)

D. Quais são os elementos que compõem os textos da campanha? (Imagem, frase mote com a temática, explicitação da autoria.)

E. As imagens nesses textos são importantes? Por quê? Como essas imagens são formadas? (Espera-se que as crianças percebam que sim, pois elas buscam representar os possíveis bichos que poderiam estar em nossas mãos, quando não realizamos a higiene adequada. Além disso, o fato dos bichos serem formados por mãos pintadas é outro recurso visando reforçar a frase mote da campanha.)

F. Além da imagem dos bichos formados por mãos, há outro item que se repete nos textos das campanhas. Que item é esse? (Espera-se que eles identifiquem a frase mote.)

G. Qual é o nome que essa frase recebe? (Espera-se que as crianças percebam que essa frase é o slogan da campanha. Esse conceito foi trabalhado na aula 07 dessa sequência. Caso as crianças não se lembrem, você pode aqui recordar o conceito trabalhado.)

H. Qual a função dessa frase? Isto é, por que ela é importante para a campanha? (Espera-se que as crianças percebam que a frase resume a temática da campanha, sendo, também, seu título/chamada. Essa frase de efeito ajuda a formar uma identificação única da campanha, contribuindo para a construção da unidade da campanha, auxiliando no processo de persuasão, sendo um conceito guarda-chuva. A forma como está redigida e o local onde se encontra na campanha, favorecem para a atrair a atenção do leitor.)

I. Onde, geralmente, essa frase se localiza no texto? Por que os autores a colocam nesse lugar? (Espera-se que as crianças percebam que a frase mote ou o slogan da campanha sempre tem uma posição de destaque (ora na parte superior, centralizada; ora, geralmente, nos cantos superiores. Os autores geralmente escolhem esse lugar por favorecer a chamada de atenção dos leitores, destacando o slogan.)

J. Como, geralmente, essa frase é escrita? (Cores, formas das letras, tamanho etc.) (Espera-se que as crianças percebam que os slogans sempre são redigidos de forma a chamar a atenção do leitor. Assim, opta-se sempre por cores e formas que consigam dar esse destaque. No caso da campanha em análise, optou-se pelo contraste das letras brancas, com os fundos coloridos, e a caixa alta. Além disso, são frases curtas para serem de fácil memorização e ajudar na identificação da marca, fazendo relação com a empresa/objetivo da campanha).

K. Depois disso, passa-se para o desenvolvimento.

5. Ouça 3 ou 4 alunos e siga para o desenvolvimento.

Materiais complementares: Campanhas sobre higienização das mãos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos (primeira parte)

Orientações:

  • Entregue para cada dupla ou trio a atividade complementar e faça a leitura em voz alta da proposta (disponível aqui).

  • As campanhas da atividade não estão completas, pois seus slogans foram retirados. Nossa missão será organizar as campanhas de modo que elas fiquem completas. Para isso, teremos que analisar os slogans, que estão na primeira página, e ver a quais campanhas eles pertencem. Vamos, antes, relembrar: o que são os slogans mesmos? (Escute as crianças e corrija caso respondam algo equivocado).
  • Os slogans estão desordenados, isto é, além de não estarem em suas campanhas, eles não estão na ordem correta. Por isso, é importante que vocês leiam atentamente os slogans e as campanhas, tentando identificar, pela análise da temática, qual seria o slogan adequado para ela.
  • Quando vocês identificarem o slogan correto, vocês deverão escrevê-lo nos espaços das campanhas. Há campanhas que terão mais de 2 slogans nos mesmos textos (trabalhe, nesse momento, a questão das hastags que há em duas campanhas. Comente, rapidamente, sobre o uso das hastags: que elas estão disponíveis em várias redes sociais, como o Facebook, Instagram, Google +, Pinterest e Youtube, não apenas como uma ferramenta para organizar os conteúdos publicados nas redes sociais (que era seu objetivo inicial, quando criada), mas como "armas publicitárias" entre as empresas e instituições que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e marketing, já que também “colam” na mente dos internautas).
  • Fiquem atentos, então! Além disso, após identificarem os slogans das campanhas, é importante escrevê-lo no espaço correspondente o tema da campanha.
  • Quando todos terminarem iremos socializar as organizações de cada dupla ou trio.

Observação: Faça o acompanhamento da execução da atividade, orientando os alunos e tirando dúvidas. As cores originais das campanhas e de seus slogans foram retiradas, tendo em vista que poderiam ser uma dica para relacioná-las, sem muita reflexão, apenas por analogia da cor. Por isso, optou-se por deixar todos os trechos pretos e brancos, de modo que a criança realmente deverá ler para identificar as partes solicitadas. Lembrando que a finalidade é levar os alunos a relacionarem os slogans às suas respectivas campanhas, por isso é importante que você, antes de iniciar a aula, dê uma olhada nas campanhas completas (links disponíveis aqui) para auxiliar na verificação do preenchimento das partes da atividade proposta. Outra adaptação realizada é em relação à indicação do lugar do slogan das campanhas: como nosso foco é que eles organizarem slogans publicitários destinados ao público infantil, através da associação de imagens e seus respectivos textos, respeitando sua formatação e diagramação, para verificar a adequação dessa relação tendo como base o objetivo pretendido por esse gênero, já deixamos os lugares pré-indicados, seguindo a formatação da campanha original.

Materiais complementares: Atividade complementar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos (segunda parte)

Orientações:

  • Após todos terminarem, faça a socialização das respostas solicitando que cada dupla ou trio fale sobre como realizaram a correspondência entre slogans e campanha, bem como, a escrita do tema. À medida em que uma dupla ou trio for socializando a resposta, pergunte se alguém fez diferente para dar uma certo dinamismo a esse momento.
  • Em seguida, entregue aos alunos a folha com o jogo da memória para ser recortado (disponível aqui). Pergunte se todos se lembram como se joga esse jogo. Caso não saibam, relembre as regras do jogo (Explique aos alunos que precisam embaralhar as cartas viradas para baixo e cada jogador deve virar duas cartas por vez, se forem iguais o jogador segura. O que ficar com mais pares de cartas, vence o jogo. Comentar que cada jogador poderá virar duas cartas por vez apenas, isto é, mesmo que as cartas sejam iguais, ele não poderá seguir virando as cartas, deve passar a vez ao colega do jogo).
  • Comente que, diferentemente do jogo tradicional, nesse o que guiará a escolha/correspondência das cartas é o slogan e não as imagens. Por isso, antes de solicitar que eles recortem e comecem a jogar, peça que leiam as campanhas novamente, identificando seus pares, através da análise dos slogans. Depois, ao recortar, solicitem que eles embaralhem as “cartinhas do jogo” e iniciem a brincadeira. Se necessário, dê um exemplo para as crianças de como poderia ser uma partida, realizando a correspondência das cartas com base na análise do slogan.

Materiais complementares: Jogo da memória.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, faça alguns questionamentos:
  • Vocês gostaram do jogo dos slogans? (Resposta livre)
  • O que aprendemos na aula de hoje sobre slogan? (Espera-se que os alunos rememorem alguns aspectos trabalhados na aula, como: que o slogan é uma frase de efeito que ajuda a formar uma identificação única da campanha, contribuindo para a construção de sua unidade, auxiliando no processo de persuasão, sendo um conceito guarda-chuva. A forma como está redigido e o local onde se encontra na campanha favorecem para a atrair a atenção do leitor. Eles podem comentar também sobre a importância dos textos da campanha serem coerentes com a frase mote/slogan, uma vez que, na atividade de organização dos slogans, eles tiveram que analisar as imagens, os textos principais, a composição da campanha como um todo para verem o quanto seus elementos davam pistas sobre a temática da campanha e, assim, do seu slogan).
  • Vocês tiveram dificuldade para organizar os slogans? (Resposta livre)
  • Gostaram de algum slogan em especial? Por quê? (Resposta livre)
  • Há algum que vocês acharam mais importante e por quê? (Resposta livre)
  • Vocês mudariam algum slogan? Por quê? (Resposta livre)

2. Essa reflexão sobre mudar o slogan será importante, pois, na próxima aula, eles criarão slogans para as campanhas vistas ao longo dessa sequência de atividades.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: Campanhas publicitárias, atividade complementar, jogo da memória, tesoura e cola. Se possível, computador e projetor.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem sentir dificuldade em associar os slogans às suas respectivas campanhas, não só pela dificuldade na leitura, como pela possível incompreensão da temática.

Referências sobre o assunto:

BRITO, B. Desenvolvimento de campanha. Associação de Ensino Superior do Piauí. Piauí: Curso de comunicação, 2008. Disponível em: http://www.brenobrito.com/files/Des_Campanha-APOSTILA01-Campanha_Publicitaria.pdf. Acesso em: 16/10/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura da temática da aula e explique o que será feito:
  • Vamos conhecer outras campanhas publicitárias e seus respectivos slogans. Ao final iremos brincar com o jogo da memória dos slogans.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em dupla ou trios sentando em cadeiras, juntas. Seria interessante misturar um aluno leitor com outro não leitor.
  • Apresente às crianças o slogan que iremos trabalhar na introdução desta aula: “Afaste os bichos. Lave as mãos”. Para isso, você pode escrevê-lo no quadro e lê-lo ou, apenas, falar a frase e perguntar o que eles entendem sobre ela. Escute as crianças e pergunte qual é a possível relação entre lavar as mãos e afastar os bichos. Pergunte se eles têm o hábito de lavar as mãos e por que acham que é importante fazer essa ação. Após isso, comente que, sabendo dessa importância para a saúde da humanidade de forma geral (tanto para nós em casa, na escola, como em hospitais, postos de saúde, etc.), foi realizada uma campanha pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul com essa temática.
  • Caso tenha a possibilidade de apresentar um vídeo aos alunos, apresente a campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos”. Para acessar o vídeo da campanha, clique aqui. Caso não tenha, já inicie com a exposição dos cartazes da campanha. Essa exposição pode ser realizada via slide ou num cartaz ou colada no quadro. (disponível aqui). É importante que um texto esteja ao lado do outro.
  • Em seguida, solicite que os alunos observem a campanha e faça algumas perguntas:
    A. Vamos observar os textos da campanha. Quem poderia ler o primeiro para mim? E quem poderia ler o segundo? (E assim por diante.)

B. Após essa leitura, quem poderia me dizer a temática da campanha? (Espera-se que as crianças percebam que a campanha fala sobre a importância de higienizar as mãos.)

C. Com base nessa temática, qual seria o objetivo da campanha? (Orientar as pessoas a lavarem as mãos.)

D. Quais são os elementos que compõem os textos da campanha? (Imagem, frase mote com a temática, explicitação da autoria.)

E. As imagens nesses textos são importantes? Por quê? Como essas imagens são formadas? (Espera-se que as crianças percebam que sim, pois elas buscam representar os possíveis bichos que poderiam estar em nossas mãos, quando não realizamos a higiene adequada. Além disso, o fato dos bichos serem formados por mãos pintadas é outro recurso visando reforçar a frase mote da campanha.)

F. Além da imagem dos bichos formados por mãos, há outro item que se repete nos textos das campanhas. Que item é esse? (Espera-se que eles identifiquem a frase mote.)

G. Qual é o nome que essa frase recebe? (Espera-se que as crianças percebam que essa frase é o slogan da campanha. Esse conceito foi trabalhado na aula 07 dessa sequência. Caso as crianças não se lembrem, você pode aqui recordar o conceito trabalhado.)

H. Qual a função dessa frase? Isto é, por que ela é importante para a campanha? (Espera-se que as crianças percebam que a frase resume a temática da campanha, sendo, também, seu título/chamada. Essa frase de efeito ajuda a formar uma identificação única da campanha, contribuindo para a construção da unidade da campanha, auxiliando no processo de persuasão, sendo um conceito guarda-chuva. A forma como está redigida e o local onde se encontra na campanha, favorecem para a atrair a atenção do leitor.)

I. Onde, geralmente, essa frase se localiza no texto? Por que os autores a colocam nesse lugar? (Espera-se que as crianças percebam que a frase mote ou o slogan da campanha sempre tem uma posição de destaque (ora na parte superior, centralizada; ora, geralmente, nos cantos superiores. Os autores geralmente escolhem esse lugar por favorecer a chamada de atenção dos leitores, destacando o slogan.)

J. Como, geralmente, essa frase é escrita? (Cores, formas das letras, tamanho etc.) (Espera-se que as crianças percebam que os slogans sempre são redigidos de forma a chamar a atenção do leitor. Assim, opta-se sempre por cores e formas que consigam dar esse destaque. No caso da campanha em análise, optou-se pelo contraste das letras brancas, com os fundos coloridos, e a caixa alta. Além disso, são frases curtas para serem de fácil memorização e ajudar na identificação da marca, fazendo relação com a empresa/objetivo da campanha).

K. Depois disso, passa-se para o desenvolvimento.

5. Ouça 3 ou 4 alunos e siga para o desenvolvimento.

Materiais complementares: Campanhas sobre higienização das mãos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos (primeira parte)

Orientações:

  • Entregue para cada dupla ou trio a atividade complementar e faça a leitura em voz alta da proposta (disponível aqui).

  • As campanhas da atividade não estão completas, pois seus slogans foram retirados. Nossa missão será organizar as campanhas de modo que elas fiquem completas. Para isso, teremos que analisar os slogans, que estão na primeira página, e ver a quais campanhas eles pertencem. Vamos, antes, relembrar: o que são os slogans mesmos? (Escute as crianças e corrija caso respondam algo equivocado).
  • Os slogans estão desordenados, isto é, além de não estarem em suas campanhas, eles não estão na ordem correta. Por isso, é importante que vocês leiam atentamente os slogans e as campanhas, tentando identificar, pela análise da temática, qual seria o slogan adequado para ela.
  • Quando vocês identificarem o slogan correto, vocês deverão escrevê-lo nos espaços das campanhas. Há campanhas que terão mais de 2 slogans nos mesmos textos (trabalhe, nesse momento, a questão das hastags que há em duas campanhas. Comente, rapidamente, sobre o uso das hastags: que elas estão disponíveis em várias redes sociais, como o Facebook, Instagram, Google +, Pinterest e Youtube, não apenas como uma ferramenta para organizar os conteúdos publicados nas redes sociais (que era seu objetivo inicial, quando criada), mas como "armas publicitárias" entre as empresas e instituições que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e marketing, já que também “colam” na mente dos internautas).
  • Fiquem atentos, então! Além disso, após identificarem os slogans das campanhas, é importante escrevê-lo no espaço correspondente o tema da campanha.
  • Quando todos terminarem iremos socializar as organizações de cada dupla ou trio.

Observação: Faça o acompanhamento da execução da atividade, orientando os alunos e tirando dúvidas. As cores originais das campanhas e de seus slogans foram retiradas, tendo em vista que poderiam ser uma dica para relacioná-las, sem muita reflexão, apenas por analogia da cor. Por isso, optou-se por deixar todos os trechos pretos e brancos, de modo que a criança realmente deverá ler para identificar as partes solicitadas. Lembrando que a finalidade é levar os alunos a relacionarem os slogans às suas respectivas campanhas, por isso é importante que você, antes de iniciar a aula, dê uma olhada nas campanhas completas (links disponíveis aqui) para auxiliar na verificação do preenchimento das partes da atividade proposta. Outra adaptação realizada é em relação à indicação do lugar do slogan das campanhas: como nosso foco é que eles organizarem slogans publicitários destinados ao público infantil, através da associação de imagens e seus respectivos textos, respeitando sua formatação e diagramação, para verificar a adequação dessa relação tendo como base o objetivo pretendido por esse gênero, já deixamos os lugares pré-indicados, seguindo a formatação da campanha original.

Materiais complementares: Atividade complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos (segunda parte)

Orientações:

  • Após todos terminarem, faça a socialização das respostas solicitando que cada dupla ou trio fale sobre como realizaram a correspondência entre slogans e campanha, bem como, a escrita do tema. À medida em que uma dupla ou trio for socializando a resposta, pergunte se alguém fez diferente para dar uma certo dinamismo a esse momento.
  • Em seguida, entregue aos alunos a folha com o jogo da memória para ser recortado (disponível aqui). Pergunte se todos se lembram como se joga esse jogo. Caso não saibam, relembre as regras do jogo (Explique aos alunos que precisam embaralhar as cartas viradas para baixo e cada jogador deve virar duas cartas por vez, se forem iguais o jogador segura. O que ficar com mais pares de cartas, vence o jogo. Comentar que cada jogador poderá virar duas cartas por vez apenas, isto é, mesmo que as cartas sejam iguais, ele não poderá seguir virando as cartas, deve passar a vez ao colega do jogo).
  • Comente que, diferentemente do jogo tradicional, nesse o que guiará a escolha/correspondência das cartas é o slogan e não as imagens. Por isso, antes de solicitar que eles recortem e comecem a jogar, peça que leiam as campanhas novamente, identificando seus pares, através da análise dos slogans. Depois, ao recortar, solicitem que eles embaralhem as “cartinhas do jogo” e iniciem a brincadeira. Se necessário, dê um exemplo para as crianças de como poderia ser uma partida, realizando a correspondência das cartas com base na análise do slogan.

Materiais complementares: Jogo da memória.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, faça alguns questionamentos:
  • Vocês gostaram do jogo dos slogans? (Resposta livre)
  • O que aprendemos na aula de hoje sobre slogan? (Espera-se que os alunos rememorem alguns aspectos trabalhados na aula, como: que o slogan é uma frase de efeito que ajuda a formar uma identificação única da campanha, contribuindo para a construção de sua unidade, auxiliando no processo de persuasão, sendo um conceito guarda-chuva. A forma como está redigido e o local onde se encontra na campanha favorecem para a atrair a atenção do leitor. Eles podem comentar também sobre a importância dos textos da campanha serem coerentes com a frase mote/slogan, uma vez que, na atividade de organização dos slogans, eles tiveram que analisar as imagens, os textos principais, a composição da campanha como um todo para verem o quanto seus elementos davam pistas sobre a temática da campanha e, assim, do seu slogan).
  • Vocês tiveram dificuldade para organizar os slogans? (Resposta livre)
  • Gostaram de algum slogan em especial? Por quê? (Resposta livre)
  • Há algum que vocês acharam mais importante e por quê? (Resposta livre)
  • Vocês mudariam algum slogan? Por quê? (Resposta livre)

2. Essa reflexão sobre mudar o slogan será importante, pois, na próxima aula, eles criarão slogans para as campanhas vistas ao longo dessa sequência de atividades.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano