14640
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Produção coletiva de textos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Produção coletiva de textos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Esta habilidade, EF01LP24, refere-se a reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível empregá-los adequadamente nos textos a serem produzidos.

Materiais necessários: Quadro e giz. Talvez seja necessário acessar algum site para relembrar uma curiosidade, se possível deixe um computador com os sites sugeridos na aula anterior abertos. Caso não tenha acesso internet nesta aula, imprima uma curiosidade de cada animal para o caso de os alunos não lembrem.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Participar ativamente da produção de textos observando a pertinência dos recursos linguísticos e discursivos do gênero curiosidades.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.

JOLIBERT, J. et al. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes médicas,1994.

TEBEROSKY, A. Psicopedagogia e linguagem escrita. Campinas: UNICAMP, 1990.

https://novaescola.org.br/conteudo/2506/ditado-para-o-professor-producao-de-texto-oral-com-destino-escrito. Acesso em 16/10/2018.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com os alunos que hoje irão elaborar coletivamente algumas curiosidades para compartilhar com a comunidade escolar através de um portfólio ou mural.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Relembre com a turma a aula anterior. Pergunte quem se lembra de uma curiosidade que pesquisou. Solicite que alguns alunos compartilhem essa curiosidade.
  • Proponha elaborarem coletivamente algumas curiosidades sobre os animais de jardim. Explique que eles irão ditar o texto e você irá escrever no quadro. Combine que irão escrever 1 curiosidade de cada animal selecionado na aula 01: abelha, borboleta, caracol, formiga, grilo e sapo.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida o quadro em 6 espaços ou colunas e coloque o nome de cada um dos animais em um deles. Como esse gênero é bem objetivo e sintético será possível escrever o texto em cada um dos espaços.
  • Combine com a turma que escreverão 1 curiosidade de cada animal a partir do que pesquisaram na aula anterior, os alunos relatam e o professor será o escriba. A proposta é que os alunos se recordem de curiosidades que viram na aula anterior e produzam um texto com as suas palavras.
  • Pergunte por qual animal querem começar. Certamente haverá várias sugestões, faça uma mediação com os alunos para decidirem qual será escrita. Por exemplo: ”Pessoal, o João sugeriu escrevermos sobre a dança que a abelha faz para avisar onde tem alimentos, e a Maria sugeriu escrever sobre a duração de vida da rainha e das operárias, vamos decidir?”. Assim, é uma maneira de validar a participação de todos nos processos decisórios.
  • Peça para o aluno, cuja sugestão foi acolhida, para dizer como era o texto. Primeiramente ouça toda a ideia/proposta do aluno e peça ajuda dos colegas caso ele não se lembre bem como era o texto. Exemplificando: se o aluno diz “...é que as abelhas fazem uma dança pra...” e não lembra bem como continuar pergunte para turma porque a abelha faz a dança.
  • Escreva no quadro já efetuando possíveis melhorias como iniciar por “Você sabia...”, escrever para ao invés de pra.
  • Fale o que você está escrevendo como se estivesse ditando o texto para si mesmo, assim os alunos têm a oportunidade de observar o que e como se escreve cada parte do texto.
  • Leia como ficou a curiosidade ao concluir. Lembre-se que esse gênero textual se caracteriza por ser objetivo, claro e sintético.
  • Pergunte se é preciso substituir, retirar ou modificar determinada parte do texto a fim de melhorá-lo, pedindo auxílio da turma para deixá-lo mais bem escrito.
  • Faça as alterações possíveis (e necessárias) com o auxílio da turma. O texto pode ficar bem escrito considerando os conhecimentos do grupo, entretanto não é o momento de revisar de maneira extenuada, apenas algumas melhorias como vícios da linguagem oral (daí, né), excesso de repetições de palavras e os equívocos ortográfico que os próprios alunos perceberem já é suficiente.
  • Repita esse processo com os demais animais. Se a turma não conseguir lembrar-se de uma curiosidade sobre o grilo, por exemplo, sugira você alguma que estava em um dos sites. Mesmo você sugerindo, peça ajuda à turma para escrevê-la.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Leia as 6 curiosidades finalizadas para a turma ou, caso tenha alunos leitores na classe, façam uma leitura coletiva.
  • Parabenize os alunos pela produção e compartilhe que irão produzir outros textos sobre esses animais nas próximas aulas.
  • Fotografe ou transfira o texto das curiosidades para o papel (ele poderá ser utilizado na elaboração do suporte que será compartilhado com a comunidade escolar).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Esta habilidade, EF01LP24, refere-se a reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível empregá-los adequadamente nos textos a serem produzidos.

Materiais necessários: Quadro e giz. Talvez seja necessário acessar algum site para relembrar uma curiosidade, se possível deixe um computador com os sites sugeridos na aula anterior abertos. Caso não tenha acesso internet nesta aula, imprima uma curiosidade de cada animal para o caso de os alunos não lembrem.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Participar ativamente da produção de textos observando a pertinência dos recursos linguísticos e discursivos do gênero curiosidades.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.

JOLIBERT, J. et al. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes médicas,1994.

TEBEROSKY, A. Psicopedagogia e linguagem escrita. Campinas: UNICAMP, 1990.

https://novaescola.org.br/conteudo/2506/ditado-para-o-professor-producao-de-texto-oral-com-destino-escrito. Acesso em 16/10/2018.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com os alunos que hoje irão elaborar coletivamente algumas curiosidades para compartilhar com a comunidade escolar através de um portfólio ou mural.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Relembre com a turma a aula anterior. Pergunte quem se lembra de uma curiosidade que pesquisou. Solicite que alguns alunos compartilhem essa curiosidade.
  • Proponha elaborarem coletivamente algumas curiosidades sobre os animais de jardim. Explique que eles irão ditar o texto e você irá escrever no quadro. Combine que irão escrever 1 curiosidade de cada animal selecionado na aula 01: abelha, borboleta, caracol, formiga, grilo e sapo.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida o quadro em 6 espaços ou colunas e coloque o nome de cada um dos animais em um deles. Como esse gênero é bem objetivo e sintético será possível escrever o texto em cada um dos espaços.
  • Combine com a turma que escreverão 1 curiosidade de cada animal a partir do que pesquisaram na aula anterior, os alunos relatam e o professor será o escriba. A proposta é que os alunos se recordem de curiosidades que viram na aula anterior e produzam um texto com as suas palavras.
  • Pergunte por qual animal querem começar. Certamente haverá várias sugestões, faça uma mediação com os alunos para decidirem qual será escrita. Por exemplo: ”Pessoal, o João sugeriu escrevermos sobre a dança que a abelha faz para avisar onde tem alimentos, e a Maria sugeriu escrever sobre a duração de vida da rainha e das operárias, vamos decidir?”. Assim, é uma maneira de validar a participação de todos nos processos decisórios.
  • Peça para o aluno, cuja sugestão foi acolhida, para dizer como era o texto. Primeiramente ouça toda a ideia/proposta do aluno e peça ajuda dos colegas caso ele não se lembre bem como era o texto. Exemplificando: se o aluno diz “...é que as abelhas fazem uma dança pra...” e não lembra bem como continuar pergunte para turma porque a abelha faz a dança.
  • Escreva no quadro já efetuando possíveis melhorias como iniciar por “Você sabia...”, escrever para ao invés de pra.
  • Fale o que você está escrevendo como se estivesse ditando o texto para si mesmo, assim os alunos têm a oportunidade de observar o que e como se escreve cada parte do texto.
  • Leia como ficou a curiosidade ao concluir. Lembre-se que esse gênero textual se caracteriza por ser objetivo, claro e sintético.
  • Pergunte se é preciso substituir, retirar ou modificar determinada parte do texto a fim de melhorá-lo, pedindo auxílio da turma para deixá-lo mais bem escrito.
  • Faça as alterações possíveis (e necessárias) com o auxílio da turma. O texto pode ficar bem escrito considerando os conhecimentos do grupo, entretanto não é o momento de revisar de maneira extenuada, apenas algumas melhorias como vícios da linguagem oral (daí, né), excesso de repetições de palavras e os equívocos ortográfico que os próprios alunos perceberem já é suficiente.
  • Repita esse processo com os demais animais. Se a turma não conseguir lembrar-se de uma curiosidade sobre o grilo, por exemplo, sugira você alguma que estava em um dos sites. Mesmo você sugerindo, peça ajuda à turma para escrevê-la.

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Leia as 6 curiosidades finalizadas para a turma ou, caso tenha alunos leitores na classe, façam uma leitura coletiva.
  • Parabenize os alunos pela produção e compartilhe que irão produzir outros textos sobre esses animais nas próximas aulas.
  • Fotografe ou transfira o texto das curiosidades para o papel (ele poderá ser utilizado na elaboração do suporte que será compartilhado com a comunidade escolar).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano