14639
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Explorando o gênero curiosidades em sites

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Explorando o gênero curiosidades em sites

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computadores com acesso à internet. Antes de iniciar a aula será necessário ligar os computadores e deixar as abas dos sites indicados já abertos.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Localizar e ler, com ajuda do professor, as curiosidades dos animais selecionados, fazendo uma busca nos sites indicados pelo professor.

Referências sobre o assunto:

COSTA VAL, M.; ROCHA, Gladys. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2003.

DIONÍSIO, Ângela et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 2001.

MOLINARI, C. A intervenção do professor na alfabetização inicial. In: MIRTA, C. et al. Enseñar y aprender a leer: jardín de infantes y primer ciclo de la educación básica. Buenos Aires: Novedades Educativas, 2000.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com os alunos que na aula de hoje será feita pesquisa de curiosidades sobre os animais que visitam ou vivem nos jardins.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Retome com a turma a aula anterior e as curiosidades que apreciaram (aula anterior).
  • Leia para a turma as curiosidades do slide seguinte. Será interessante ler uma de cada vez e deixar os alunos comentarem e até se divertirem com elas.

Introdução select-down

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Organize duplas ou trios de alunos conforme a disponibilidade de computadores. É interessante realizar a atividade em parceria, e não isoladamente, mesmo que tenha um computador para cada aluno, possibilitando a interação cognitiva e troca de conhecimentos. Nessa atividade é possível deixar que os próprios alunos escolham as parcerias, só cuidando para que todos sejam incluídos. Nesta sequência foram escolhidos os seguintes animais a serem pesquisados: abelha, borboleta, caracol, formiga, grilo e sapo. Entretanto, sua turma pode ter selecionado outros animais.
  • Oriente a turma a acessar os sites que estão no computador. Em cada computador deixe 3 sites disponibilizados.
  • Circule entre as duplas ou trios orientando-os na consulta dos sites, nos grupos que não houver alunos leitores ajude-os na leitura. Lembre-se de que mesmo não sendo leitores eles são capazes de localizar informações a partir do contexto material, que é a informação dada pela diagramação, negritos, imagens, etc.
  • Avise os grupos quando faltar cerca de 10 minutos para concluir a atividade.

Materiais complementares:

Sugestões de alguns sites

https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-curiosa-forca-de-uma-formiga.html

https://www.hipercultura.com/curiosidades-sobre-as-formigas/

https://www.megacurioso.com.br/animais-sinistros/75764-15-curiosidades-incriveis-sobre-os-insetos.htm

https://www.megacurioso.com.br/animais/39591-20-fatos-curiosos-sobre-as-abelhas.htm

https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-abelhas.html

https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-camuflagem-das-borboletas.html

https://www.listadecuriosidades.com.br/mundo-animal/30-fatos-interessantes-sobre-borboletas/

https://educacao.uol.com.br/album/insetos-curiosidades_album.htm#fotoNav=4

http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/1977/1/10-curiosidades-sobre-sapos.html

https://www.tricurioso.com/2017/01/17/voce-sabia-que-os-sapos-sabem-quando-vai-chover/

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/caracol-nasce-com-concha.phtml#.W8UG2NdKhdg

http://www.festivalarte.com.br/voce-sabia-que-um-caracol-pode-dormir-por-tres-anos-e-um-cochilo-regular-e-de-uma-semana/

http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/1989/1/grilo.html

http://chc.org.br/acervo/o-que-o-cri-cri-cri-do-grilo-quer-dizer/

Observação: Todos os sites foram acessados em 25 de setembro de 2018.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Faça uma roda com os alunos para conversarem sobre as curiosidades que encontraram.
  • Peça para alguns relatarem uma curiosidade que foi muito instigante. Permita que aqueles que quiserem possam compartilhar, entretanto estabeleça um tempo para isso (cerca de 8 minutos).
  • Pergunte se algum texto tinha a pergunta “Você sabia?”. Explique, então, que nos textos que trazem uma curiosidade é bem comum utilizar essa expressão.
  • Compartilhe com os alunos que na próxima aula irão fazer outra atividade com as curiosidades sobre os animais de jardim.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computadores com acesso à internet. Antes de iniciar a aula será necessário ligar os computadores e deixar as abas dos sites indicados já abertos.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Localizar e ler, com ajuda do professor, as curiosidades dos animais selecionados, fazendo uma busca nos sites indicados pelo professor.

Referências sobre o assunto:

COSTA VAL, M.; ROCHA, Gladys. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2003.

DIONÍSIO, Ângela et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 2001.

MOLINARI, C. A intervenção do professor na alfabetização inicial. In: MIRTA, C. et al. Enseñar y aprender a leer: jardín de infantes y primer ciclo de la educación básica. Buenos Aires: Novedades Educativas, 2000.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com os alunos que na aula de hoje será feita pesquisa de curiosidades sobre os animais que visitam ou vivem nos jardins.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Retome com a turma a aula anterior e as curiosidades que apreciaram (aula anterior).
  • Leia para a turma as curiosidades do slide seguinte. Será interessante ler uma de cada vez e deixar os alunos comentarem e até se divertirem com elas.

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Organize duplas ou trios de alunos conforme a disponibilidade de computadores. É interessante realizar a atividade em parceria, e não isoladamente, mesmo que tenha um computador para cada aluno, possibilitando a interação cognitiva e troca de conhecimentos. Nessa atividade é possível deixar que os próprios alunos escolham as parcerias, só cuidando para que todos sejam incluídos. Nesta sequência foram escolhidos os seguintes animais a serem pesquisados: abelha, borboleta, caracol, formiga, grilo e sapo. Entretanto, sua turma pode ter selecionado outros animais.
  • Oriente a turma a acessar os sites que estão no computador. Em cada computador deixe 3 sites disponibilizados.
  • Circule entre as duplas ou trios orientando-os na consulta dos sites, nos grupos que não houver alunos leitores ajude-os na leitura. Lembre-se de que mesmo não sendo leitores eles são capazes de localizar informações a partir do contexto material, que é a informação dada pela diagramação, negritos, imagens, etc.
  • Avise os grupos quando faltar cerca de 10 minutos para concluir a atividade.

Materiais complementares:

Sugestões de alguns sites

https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-curiosa-forca-de-uma-formiga.html

https://www.hipercultura.com/curiosidades-sobre-as-formigas/

https://www.megacurioso.com.br/animais-sinistros/75764-15-curiosidades-incriveis-sobre-os-insetos.htm

https://www.megacurioso.com.br/animais/39591-20-fatos-curiosos-sobre-as-abelhas.htm

https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-abelhas.html

https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-camuflagem-das-borboletas.html

https://www.listadecuriosidades.com.br/mundo-animal/30-fatos-interessantes-sobre-borboletas/

https://educacao.uol.com.br/album/insetos-curiosidades_album.htm#fotoNav=4

http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/1977/1/10-curiosidades-sobre-sapos.html

https://www.tricurioso.com/2017/01/17/voce-sabia-que-os-sapos-sabem-quando-vai-chover/

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/caracol-nasce-com-concha.phtml#.W8UG2NdKhdg

http://www.festivalarte.com.br/voce-sabia-que-um-caracol-pode-dormir-por-tres-anos-e-um-cochilo-regular-e-de-uma-semana/

http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/1989/1/grilo.html

http://chc.org.br/acervo/o-que-o-cri-cri-cri-do-grilo-quer-dizer/

Observação: Todos os sites foram acessados em 25 de setembro de 2018.

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Faça uma roda com os alunos para conversarem sobre as curiosidades que encontraram.
  • Peça para alguns relatarem uma curiosidade que foi muito instigante. Permita que aqueles que quiserem possam compartilhar, entretanto estabeleça um tempo para isso (cerca de 8 minutos).
  • Pergunte se algum texto tinha a pergunta “Você sabia?”. Explique, então, que nos textos que trazem uma curiosidade é bem comum utilizar essa expressão.
  • Compartilhe com os alunos que na próxima aula irão fazer outra atividade com as curiosidades sobre os animais de jardim.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano