14156
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Montando campanhas publicitárias de conscientização infantil.

POR: Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso 05/12/2018
Código: LPO2_06SQA05

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP16) Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Montando campanhas publicitárias de conscientização infantil.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivos de divulgação científica e no campo de atuação Vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica.

Materiais necessários: Três textos de campanhas que foram trabalhadas em aulas anteriores, impressos em papel cartão (separando a imagem e o texto), disponível nos materiais complementares.

Dificuldades antecipadas: Como os estudantes do 2º ano estão em processo de alfabetização, podem ter dificuldade na leitura da parte escrita, bem como em fazer a relação das partes das campanhas aos seus respectivos lugares (atendendo à formatação do gênero) .

Referências sobre o assunto: SILVA.;A.; MELO.;K.L.R.; Produção de textos: uma atividade social e cognitiva.In:Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental.(org)LEAL.;T.F.;BRANDÃO.;A.C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula em voz alta.

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula organizando a turma em grupos de no máximo 4 ou 5 alunos. O ideal é juntar alunos leitores com não leitores.
  • Entregue a campanha sobre a faixa de pedestre para cada grupo ( disponível para impressão aqui) e, se possível, exponha em slide também.
  • Faça um breve resgate das características estruturais e organizacionais do texto publicitário:
  • Vocês se lembram deste texto que trabalhamos nas aulas anteriores (essa campanha foi sugerida na aula 03 da sequência deste gênero)?
  • Que tipo de texto é? Vocês se lembram do nome? (espera-se que os alunos identifiquem que trata-se de uma campanha publicitária)
  • Qual era/é a função desse tipo de texto? Isto é, para que o autor, geralmente, escreve esse tipo de texto? Com qual objetivo? ( espera-se que os alunos identifiquem que o objetivo do texto publicitário é promover uma campanha de orientação)
  • Que elementos são necessários para escrever um texto publicitário? Isto é, geralmente, quais são os elementos que encontramos nesse tipo de texto? Vocês se lembram? ( espera-se que os alunos falem da imagem, título, texto e autoria. Em algumas campanhas há, ainda, o slogan)
  • Ouça 2 ou 3 alunos.
  • Para análise das regularidades do texto, disponibilize uma cópia da campanha para cada grupo e faça algumas observações e perguntas:

  • No caso da campanha em questão, qual é o título? Ouça os alunos, corrigindo-os ou solicitando que circulem o título da campanha ( “quem vai na faixa vai longe”).( Título: Uma frase curta e atrativa ou impactante, para chamar a atenção do leitor e o fazer ter vontade de ler o resto do anúncio).
  • Quanto às imagens utilizadas. Quais imagens o autor utilizou para montar a sua campanha? Ouça os alunos, corrigindo-os ou solicitando que circulem as imagens (as pessoas atravessando a faixa, a faixa de pedestre. Comente, também, sobre a calçada. Isto é, o autor simula uma rua, uma faixa de pedestre e pessoas atravessando, conforme o título da campanha sugere). (Imagem: É uma das partes mais importantes do anúncio, pois como o texto publicitário deve transmitir uma mensagem rápida de convencimento, em sua maioria, a imagem transmite e completa a mensagem de maneira a ajudar na compreensão da mensagem).
  • No caso do corpo do texto, o que o autor utilizou para compor essa parte? Onde está na campanha? Quem pode me dizer? Ouça os alunos, corrigindo-os ou solicitando que circulem o corpo do texto na campanha (“ao atravessar a rua, ver e ser visto evita acidentes”) .(Corpo do texto: É nessa parte onde está o anúncio em si, um texto não muito grande que anuncie o que é o produto ou ideia, fala das qualidades e vantagens, com frases atraentes e que convençam o leitor).
  • No caso da autoria, quem é o autor? Quem pode me dizer onde ele está nessa campanha? Ouça os alunos, corrigindo-os ou solicitando que circulem a autoria (Detran do Estado do Rio Grande do Sul) ( Autoria: é o autor da mensagem que pode ser representado por uma empresa, setores governamentais, uma pessoa,entre outros, lembrando que muitas vezes encontramos os autores expressos em siglas, logotipo. ).
  • Nessa campanha temos Slogan? Se necessário, relembre com as crianças o que é o slogan (frase curtinha que se torna a identificação daquele determinado produto ou marca, como um cartão de visitas, uma frase que irá fazer todos que escutarem se lembrarem automaticamente do produto que está sendo anunciado (Exemplos de slogans). No caso, espera-se que as crianças percebam que não há slogan.

Observação: à medida que for enfatizando a função de cada parte, vá mostrando no texto e solicite que o alunos circulem e escrevam nas partes ressaltadas o nome de cada uma delas, por exemplo: título, texto, imagem, autoria. Comente com eles também sobre a distribuição desses elementos na campanha, como estão em harmonia e como a imagem vem reforçar o que está dito no texto, mostrando, inclusive, que a faixa é para todos (daí o uso de vários personagens, em diferentes faixas etárias, inclusive (mulher, homem, criança, idoso)).

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Entregue aos grupos a atividade complementar (disponível aqui) e as campanhas fragmentadas já trabalhadas em aulas anteriores (disponível aqui) cortadas, colocando-as dentro de um saquinho ou envelope (são três campanhas a serem trabalhadas, imprima o material de acordo com a quantidade de grupos). Além do material, entregue para cada equipe, caso as crianças não tenham, um tubinho de cola e uma tesoura para que eles finalizam a atividade.

Observação: Como sugestão para deixar a atividade mais desafiadora, colocamos, no material complementar, outros trechos soltos de campanhas publicitárias que, juntos, não conseguirão compor um texto inteiro coerente. A intenção é atribuir certo dinamismo e aumentar o grau de dificuldade na execução, uma vez que as crianças precisarão realmente ler as partes, buscando, por meio de sua interpretação/compreensão, relacioná-las de modo coerente. Trabalhando apenas com as três corretas, as crianças poderiam montar por dedução, sem muita reflexão/leitura, uma vez que são campanhas bem simples, com poucos textos. No entanto, caso julgue que esse “acréscimo” pode dificultar a realização da atividade na sua turma, adapte, retirando esses acréscimos, trabalhando apenas as partes corretas das campanhas. Além disso, como a cor de fundo de cada campanha poderia ser outra dica para montá-la, sem muita reflexão, apenas por analogia da cor, optamos por deixar todos os trechos pretos e brancos, de modo que a criança realmente deverá ler para identificar as partes solicitadas. Lembrando que a finalidade é levar os alunos a compreenderem as regularidades do gênero, por isso é importante que você, antes de iniciar a aula, dê uma olhada nas campanhas completas para auxiliar na verificação do preenchimento das partes da atividade proposta. Outra adaptação que fizemos é em relação à indicação do lugar de cada parte das campanhas: como nosso foco é que eles consigam organizar os exemplares, através da associação de suas imagens e respectivos textos, para verificar a adequação dessa relação tendo como base o objetivo pretendido, já deixamos os lugares pré-indicados, seguindo a formatação da campanha original.

  • Explique aos alunos o que tem no saquinho/envelope dizendo que se tratam de partes de campanhas que já viram em aulas anteriores. Eles devem, então, abrir o saquinho e, juntos, analisarem cada parte. Ali eles encontrarão o título, a imagem, o texto e a autoria de três campanhas que já viram, no entanto, essas partes estão misturadas, inclusive com partes de outras campanhas, não completas, que não fazem parte das que eles deverão montar. O desafio será, juntos, lerem, analisarem e montarem cada uma dessas partes (como se fosse um quebra-cabeça) no lugar correto da folha que eles receberam. Nesse primeiro momento, eles lerão e montarão, mas sem colar ainda. Quando tiverem organizado da forma como acham que é o texto publicitário em questão, devem chamar a professora para analisar e, ouvindo os argumentos deles, autorizar ou não a colagem. Falas para condução da atividade:

  • Dentro deste saquinho/ envelope tem partes das campanhas que já conhecemos em aulas anteriores. Peço que vocês observem a atividade que entreguei a cada grupo. Vejam que iremos montar 3 campanhas. (Leia e mostre cada página: campanha 1, campanha 2 e campanha 3).
  • Vamos começar com a campanha 1, vejam que ela é composta por um título, um texto, uma imagem e autoria, isto é, quem “escreveu/mandou escrever” aquele texto. Peço que cada grupo veja as partes dentro do saquinho/envelope e, lendo cada parte, tente identificar, primeiro, as partes que compõem essa campanha, buscando organizá-la no papel da atividade. Não é preciso colar agora, vamos só tentar ver como podemos montar esse texto. No saquinho, as partes estão todas misturadas. Vocês deverão lê-las e separá-las de acordo com as partes correspondentes aqui da folha. Devem, então, achar seu título e colocar no lugar do título. A imagem correspondente àquele título e colocá-la no lugar adequado e assim sucessivamente, até terem completado a campanha.
  • Quando vocês terminarem de organizar a campanha 1, podem me chamar para dar uma olhada e verificar se está de acordo, para que vocês possam colar as partes da campanha na atividade. Depois sigam para a campanha 2 e depois para a campanha 3. Quando eu passar no grupo, vou querer ouvir os critérios que utilizaram para montá-las, ok?

  • Reserve 15 minutos para que os estudantes tentem organizar as partes das campanhas na atividade e 10 minutos para verificação e colagem.

Materiais complementares: atividade complementar, partes de campanhas já trabalhadas, campanhas completas.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Exponha as campanhas completas de cada grupo em um painel ou mural que pode ser feito no canto da parede da sala.

  • Faça algumas perguntas relacionadas à atividade realizada e sobre o que eles compreenderam sobre a formatação e diagramação de um texto publicitário.

  • O que vocês acharam da atividade de montagem da campanha? Tiveram alguma dificuldade? Qual/ quais foi/ foram a (s) dificuldade (s)?

  • Ouça um representante de cada equipe.

  • Para finalizar, enfatize sobre os aspectos regulares da composição dos textos, retomando a função de cada parte como por exemplo, retome a campanha 1 mostrando o título, a autoria, o texto e a imagem. Lembrando a intenção do autor, assim como a mensagem que o texto quer transmitir. Comente o quanto cada parte é importante para atingir o objetivo do autor, inclusive a disposição dessas partes no texto. Fale, também, que nem sempre todos os elementos aparecem em uma campanha (como vimos, elas não apresentam slogan, e, algumas, valem-se apenas do título para compor o texto. Nesses casos, reforce o quanto as imagens acabam tendo mais importância, sendo, então, ainda mais, um importante recurso persuasivo).

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Montando campanhas publicitárias de conscientização infantil.
Finalidade da aula: Organizar anúncios e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, através da associação de imagens e seus respectivos textos, respeitando sua formatação e diagramação, para verificar a adequação dessa relação tendo como base o objetivo pretendido por esses gêneros.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos.
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP16
Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes