Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Nesta aula , o professor terá a oportunidade de compartilhar com os alunos a relação entre os gêneros Cordel e Rap, quais semelhanças, diferenças e temas de aspectos crítico- sociais são trazidos por eles.Uma das finalidades da aula é a de que os alunos possam reconhecer que o Rap e o Cordel possuem semelhanças como a musicalidade, a rima e os temas de críticas sociais. As diferenças como, meios/formas de circulação, região de predominância cultural também serão tratados.
O professor deverá preparar os vídeos para serem apresentados aos alunos.Seguem os links:
https://www.youtube.com/watch?v=2nLLihbYNFs - Racionais MC’s - Racistas Otários
https://globoplay.globo.com/v/5457843/ - Braulio Bessa- Consciência Negra (41” a 2’24”)
Informações sobre o gênero: O gênero Cordel que será tratado nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia o misticismo do povo do sertão. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. As imagens impressas revelam a visão do sertanejo sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
.
Dificuldades antecipadas: Recepção dos alunos ao gênero Rap.
Referências sobre o assunto:
ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Tema da aula
Abertura
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Professor, explique aos alunos que , nesta aula, vocês estudarão sobre dois gêneros textuais com características muito comuns, mas que apresentam também algumas diferenças.
- Para aguçar a imaginação, pergunte aos alunos se eles conhecem o Rap, se já ouviram um Rap e, se conseguem identificar alguma semelhança com o Cordel.
Ouça algumas respostas e sugira que, então, assistam aos vídeos. Os vídeos selecionados trazem um assunto em comum : o preconceito racial.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Assista aos dois vídeos indicados com a turma: Poesia com Rapadura: veja os cordéis de Bráulio Bessa (https://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/playlist/poesia-com-rapadura-veja-os-cordeis-de-braulio-bessa.ghtml) e Racistas Otários (https://www.youtube.com/watch?v=9YFpcpRJ6bA)
- Após a exibição dos vídeos, distribua as letras dos textos aos alunos, faça as seguintes perguntas e vá anotando as respostas no quadro enquanto os alunos apreciam os textos. Organize uma leitura compartilhada dos textos.
-qual o tema retratado nos dois textos?
-quais semelhanças podemos perceber entre os dois , além do tema?( o professor deverá conduzir de forma que eles consigam perceber que os dois textos possuem como semelhanças as rimas , a musicalidade e a intencionalidade da crítica social).
-faça uma breve apresentação dos autores(seguem links de sugestões para pesquisa)
Materiais complementares:
Vídeo - Poesia com Rapadura: veja os cordéis de Bráulio Bessa - Encontro com Fátima Bernardes (Globo): https://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/playlist/poesia-com-rapadura-veja-os-cordeis-de-braulio-bessa.ghtml Acesso em 23 de novembro de 2018
Racistas otários, de Racionais MC’s: https://www.youtube.com/watch?v=9YFpcpRJ6bA Acesso em 23 de novembro de 2018
Textos para impressão, clique aqui
Site oficial de Braulio Bessa: https://www.brauliobessa.com/ Acesso em 23 de novembro de 2018
Wikipedia sbre Racionais Mc’s: https://pt.wikipedia.org/wiki/Racionais_MC%27s Acesso em 23 de novembro de 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Professor, nesta etapa da aula, será desenvolvida a capacidade de olhares múltiplos sobre diferentes gêneros textuais: sua diferenças e semelhanças, sua finalidade, seu contexto social, mas principalmente o tema social que está sendo tratado no mesmo.
- Para tanto, disponibilize aos alunos os dois textos contemplados nos vídeos.
- Divida a sala em grupos de quatro alunos.
- Com o texto em mãos, os alunos receberão alguns roteiros para leitura (veja em material complementar).
- Oriente-os quanto ao desenvolvimento da atividade e dê o tempo de 10 minutos para que realizem a leitura e discutam.
- Após a discussão, os alunos socializarão suas respostas com os colegas de sala. O professor deverá promover a discussão sobre o tema tratado, ouvindo as respostas diferentes e instigando a participação de todos.
Materiais complementares:
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Com a socialização das respostas do Roteiro de Leitura, certamente o professor deverá comentar sobre a Segregação Racial nos EUA e como Martin Luther King ( mencionado no Cordel de Braulio Bessa) lutou para que negros tivessem os mesmos direitos que os brancos.
- Explique que em 1963, sua luta alcançou um dos momentos culminantes, ao liderar a “Marcha sobre Washington”, que reuniu 250 mil pessoas, onde fez seu importante discurso intitulado “I Have a dream” (Eu tenho um sonho).
- Solicite então, para fechamento da aula, que os alunos produzam em pequenas fichas de cartolina, duas estrofes, preferencialmente com rimas de Cordel , sobre o preconceito racial, intitulado “ Eu tenho um sonho…”
- Após, os alunos poderão expor suas estrofes ou trocá-las com os colegas.