14096
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Cordel e rap: contexto social e visões de mundo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Cordel e rap: contexto social e visões de mundo

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Nesta aula , o professor terá a oportunidade de compartilhar com os alunos a relação entre os gêneros Cordel e Rap, quais semelhanças, diferenças e temas de aspectos crítico- sociais são trazidos por eles.Uma das finalidades da aula é a de que os alunos possam reconhecer que o Rap e o Cordel possuem semelhanças como a musicalidade, a rima e os temas de críticas sociais. As diferenças como, meios/formas de circulação, região de predominância cultural também serão tratados.

O professor deverá preparar os vídeos para serem apresentados aos alunos.Seguem os links:

https://www.youtube.com/watch?v=2nLLihbYNFs - Racionais MC’s - Racistas Otários

https://globoplay.globo.com/v/5457843/ - Braulio Bessa- Consciência Negra (41” a 2’24”)

Informações sobre o gênero: O gênero Cordel que será tratado nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia o misticismo do povo do sertão. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. As imagens impressas revelam a visão do sertanejo sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

.

Dificuldades antecipadas: Recepção dos alunos ao gênero Rap.

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Abertura

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Professor, explique aos alunos que , nesta aula, vocês estudarão sobre dois gêneros textuais com características muito comuns, mas que apresentam também algumas diferenças.

  • Para aguçar a imaginação, pergunte aos alunos se eles conhecem o Rap, se já ouviram um Rap e, se conseguem identificar alguma semelhança com o Cordel.

Ouça algumas respostas e sugira que, então, assistam aos vídeos. Os vídeos selecionados trazem um assunto em comum : o preconceito racial.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

-qual o tema retratado nos dois textos?

-quais semelhanças podemos perceber entre os dois , além do tema?( o professor deverá conduzir de forma que eles consigam perceber que os dois textos possuem como semelhanças as rimas , a musicalidade e a intencionalidade da crítica social).

-faça uma breve apresentação dos autores(seguem links de sugestões para pesquisa)

Materiais complementares:

Vídeo - Poesia com Rapadura: veja os cordéis de Bráulio Bessa - Encontro com Fátima Bernardes (Globo): https://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/playlist/poesia-com-rapadura-veja-os-cordeis-de-braulio-bessa.ghtml Acesso em 23 de novembro de 2018

Racistas otários, de Racionais MC’s: https://www.youtube.com/watch?v=9YFpcpRJ6bA Acesso em 23 de novembro de 2018

Textos para impressão, clique aqui

Site oficial de Braulio Bessa: https://www.brauliobessa.com/ Acesso em 23 de novembro de 2018

Wikipedia sbre Racionais Mc’s: https://pt.wikipedia.org/wiki/Racionais_MC%27s Acesso em 23 de novembro de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Professor, nesta etapa da aula, será desenvolvida a capacidade de olhares múltiplos sobre diferentes gêneros textuais: sua diferenças e semelhanças, sua finalidade, seu contexto social, mas principalmente o tema social que está sendo tratado no mesmo.
  • Para tanto, disponibilize aos alunos os dois textos contemplados nos vídeos.
  • Divida a sala em grupos de quatro alunos.
  • Com o texto em mãos, os alunos receberão alguns roteiros para leitura (veja em material complementar).
  • Oriente-os quanto ao desenvolvimento da atividade e dê o tempo de 10 minutos para que realizem a leitura e discutam.
  • Após a discussão, os alunos socializarão suas respostas com os colegas de sala. O professor deverá promover a discussão sobre o tema tratado, ouvindo as respostas diferentes e instigando a participação de todos.

Materiais complementares:

Acesso o roteiro de leitura

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Com a socialização das respostas do Roteiro de Leitura, certamente o professor deverá comentar sobre a Segregação Racial nos EUA e como Martin Luther King ( mencionado no Cordel de Braulio Bessa) lutou para que negros tivessem os mesmos direitos que os brancos.
  • Explique que em 1963, sua luta alcançou um dos momentos culminantes, ao liderar a “Marcha sobre Washington”, que reuniu 250 mil pessoas, onde fez seu importante discurso intitulado “I Have a dream” (Eu tenho um sonho).
  • Solicite então, para fechamento da aula, que os alunos produzam em pequenas fichas de cartolina, duas estrofes, preferencialmente com rimas de Cordel , sobre o preconceito racial, intitulado “ Eu tenho um sonho…”
  • Após, os alunos poderão expor suas estrofes ou trocá-las com os colegas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Nesta aula , o professor terá a oportunidade de compartilhar com os alunos a relação entre os gêneros Cordel e Rap, quais semelhanças, diferenças e temas de aspectos crítico- sociais são trazidos por eles.Uma das finalidades da aula é a de que os alunos possam reconhecer que o Rap e o Cordel possuem semelhanças como a musicalidade, a rima e os temas de críticas sociais. As diferenças como, meios/formas de circulação, região de predominância cultural também serão tratados.

O professor deverá preparar os vídeos para serem apresentados aos alunos.Seguem os links:

https://www.youtube.com/watch?v=2nLLihbYNFs - Racionais MC’s - Racistas Otários

https://globoplay.globo.com/v/5457843/ - Braulio Bessa- Consciência Negra (41” a 2’24”)

Informações sobre o gênero: O gênero Cordel que será tratado nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia o misticismo do povo do sertão. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. As imagens impressas revelam a visão do sertanejo sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

.

Dificuldades antecipadas: Recepção dos alunos ao gênero Rap.

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Slide Plano Aula

Abertura

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Professor, explique aos alunos que , nesta aula, vocês estudarão sobre dois gêneros textuais com características muito comuns, mas que apresentam também algumas diferenças.

  • Para aguçar a imaginação, pergunte aos alunos se eles conhecem o Rap, se já ouviram um Rap e, se conseguem identificar alguma semelhança com o Cordel.

Ouça algumas respostas e sugira que, então, assistam aos vídeos. Os vídeos selecionados trazem um assunto em comum : o preconceito racial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

-qual o tema retratado nos dois textos?

-quais semelhanças podemos perceber entre os dois , além do tema?( o professor deverá conduzir de forma que eles consigam perceber que os dois textos possuem como semelhanças as rimas , a musicalidade e a intencionalidade da crítica social).

-faça uma breve apresentação dos autores(seguem links de sugestões para pesquisa)

Materiais complementares:

Vídeo - Poesia com Rapadura: veja os cordéis de Bráulio Bessa - Encontro com Fátima Bernardes (Globo): https://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/playlist/poesia-com-rapadura-veja-os-cordeis-de-braulio-bessa.ghtml Acesso em 23 de novembro de 2018

Racistas otários, de Racionais MC’s: https://www.youtube.com/watch?v=9YFpcpRJ6bA Acesso em 23 de novembro de 2018

Textos para impressão, clique aqui

Site oficial de Braulio Bessa: https://www.brauliobessa.com/ Acesso em 23 de novembro de 2018

Wikipedia sbre Racionais Mc’s: https://pt.wikipedia.org/wiki/Racionais_MC%27s Acesso em 23 de novembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Professor, nesta etapa da aula, será desenvolvida a capacidade de olhares múltiplos sobre diferentes gêneros textuais: sua diferenças e semelhanças, sua finalidade, seu contexto social, mas principalmente o tema social que está sendo tratado no mesmo.
  • Para tanto, disponibilize aos alunos os dois textos contemplados nos vídeos.
  • Divida a sala em grupos de quatro alunos.
  • Com o texto em mãos, os alunos receberão alguns roteiros para leitura (veja em material complementar).
  • Oriente-os quanto ao desenvolvimento da atividade e dê o tempo de 10 minutos para que realizem a leitura e discutam.
  • Após a discussão, os alunos socializarão suas respostas com os colegas de sala. O professor deverá promover a discussão sobre o tema tratado, ouvindo as respostas diferentes e instigando a participação de todos.

Materiais complementares:

Acesso o roteiro de leitura

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Com a socialização das respostas do Roteiro de Leitura, certamente o professor deverá comentar sobre a Segregação Racial nos EUA e como Martin Luther King ( mencionado no Cordel de Braulio Bessa) lutou para que negros tivessem os mesmos direitos que os brancos.
  • Explique que em 1963, sua luta alcançou um dos momentos culminantes, ao liderar a “Marcha sobre Washington”, que reuniu 250 mil pessoas, onde fez seu importante discurso intitulado “I Have a dream” (Eu tenho um sonho).
  • Solicite então, para fechamento da aula, que os alunos produzam em pequenas fichas de cartolina, duas estrofes, preferencialmente com rimas de Cordel , sobre o preconceito racial, intitulado “ Eu tenho um sonho…”
  • Após, os alunos poderão expor suas estrofes ou trocá-las com os colegas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP49 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano