Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Cordel e rap: contexto social e visões de mundo
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Nesta aula , o professor terá a oportunidade de compartilhar com os alunos a relação entre os gêneros Cordel e Rap, quais semelhanças, diferenças e temas de aspectos crítico- sociais são trazidos por eles.Uma das finalidades da aula é a de que os alunos possam reconhecer que o Rap e o Cordel possuem semelhanças como a musicalidade, a rima e os temas de críticas sociais. As diferenças como, meios/formas de circulação, região de predominância cultural também serão tratados.
O professor deverá preparar os vídeos para serem apresentados aos alunos.Seguem os links:
https://www.youtube.com/watch?v=2nLLihbYNFs - Racionais MC’s - Racistas Otários
https://globoplay.globo.com/v/5457843/ - Braulio Bessa- Consciência Negra (41” a 2’24”)
Informações sobre o gênero: O gênero Cordel que será tratado nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia o misticismo do povo do sertão. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. As imagens impressas revelam a visão do sertanejo sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
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Dificuldades antecipadas: Recepção dos alunos ao gênero Rap.
Referências sobre o assunto:
ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Tema da aula
Abertura
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Professor, explique aos alunos que , nesta aula, vocês estudarão sobre dois gêneros textuais com características muito comuns, mas que apresentam também algumas diferenças.
- Para aguçar a imaginação, pergunte aos alunos se eles conhecem o Rap, se já ouviram um Rap e, se conseguem identificar alguma semelhança com o Cordel.
Ouça algumas respostas e sugira que, então, assistam aos vídeos. Os vídeos selecionados trazem um assunto em comum : o preconceito racial.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Assista aos dois vídeos indicados com a turma: Poesia com Rapadura: veja os cordéis de Bráulio Bessa (https://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/playlist/poesia-com-rapadura-veja-os-cordeis-de-braulio-bessa.ghtml) e Racistas Otários (https://www.youtube.com/watch?v=9YFpcpRJ6bA)
- Após a exibição dos vídeos, distribua as letras dos textos aos alunos, faça as seguintes perguntas e vá anotando as respostas no quadro enquanto os alunos apreciam os textos. Organize uma leitura compartilhada dos textos.
-qual o tema retratado nos dois textos?
-quais semelhanças podemos perceber entre os dois , além do tema?( o professor deverá conduzir de forma que eles consigam perceber que os dois textos possuem como semelhanças as rimas , a musicalidade e a intencionalidade da crítica social).
-faça uma breve apresentação dos autores(seguem links de sugestões para pesquisa)
Materiais complementares:
Vídeo - Poesia com Rapadura: veja os cordéis de Bráulio Bessa - Encontro com Fátima Bernardes (Globo): https://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/playlist/poesia-com-rapadura-veja-os-cordeis-de-braulio-bessa.ghtml Acesso em 23 de novembro de 2018
Racistas otários, de Racionais MC’s: https://www.youtube.com/watch?v=9YFpcpRJ6bA Acesso em 23 de novembro de 2018
Textos para impressão, clique aqui
Site oficial de Braulio Bessa: https://www.brauliobessa.com/ Acesso em 23 de novembro de 2018
Wikipedia sbre Racionais Mc’s: https://pt.wikipedia.org/wiki/Racionais_MC%27s Acesso em 23 de novembro de 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Professor, nesta etapa da aula, será desenvolvida a capacidade de olhares múltiplos sobre diferentes gêneros textuais: sua diferenças e semelhanças, sua finalidade, seu contexto social, mas principalmente o tema social que está sendo tratado no mesmo.
- Para tanto, disponibilize aos alunos os dois textos contemplados nos vídeos.
- Divida a sala em grupos de quatro alunos.
- Com o texto em mãos, os alunos receberão alguns roteiros para leitura (veja em material complementar).
- Oriente-os quanto ao desenvolvimento da atividade e dê o tempo de 10 minutos para que realizem a leitura e discutam.
- Após a discussão, os alunos socializarão suas respostas com os colegas de sala. O professor deverá promover a discussão sobre o tema tratado, ouvindo as respostas diferentes e instigando a participação de todos.
Materiais complementares:
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Com a socialização das respostas do Roteiro de Leitura, certamente o professor deverá comentar sobre a Segregação Racial nos EUA e como Martin Luther King ( mencionado no Cordel de Braulio Bessa) lutou para que negros tivessem os mesmos direitos que os brancos.
- Explique que em 1963, sua luta alcançou um dos momentos culminantes, ao liderar a “Marcha sobre Washington”, que reuniu 250 mil pessoas, onde fez seu importante discurso intitulado “I Have a dream” (Eu tenho um sonho).
- Solicite então, para fechamento da aula, que os alunos produzam em pequenas fichas de cartolina, duas estrofes, preferencialmente com rimas de Cordel , sobre o preconceito racial, intitulado “ Eu tenho um sonho…”
- Após, os alunos poderão expor suas estrofes ou trocá-las com os colegas.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Opcionais: xilogravuras alternativas (tutorial disponível aqui).
Tema
Professor, utilize o WhatsApp ou outro canal de áudio, mensagens e vídeos para explicar aos alunos que, nesta aula, vocês estudarão dois gêneros textuais com características muito comuns, mas que apresentam também algumas diferenças. Para aguçar a imaginação deles, pergunte se conhecem o Rap, se já ouviram um Rap e se conseguem identificar alguma semelhança desse gênero com o Cordel. Ouça algumas respostas e sugira, então, que assistam aos vídeos selecionados, que trazem um assunto em comum: o preconceito racial.
Introdução
Compartilhe com a turma, por WhatsApp, os dois vídeos indicados: Poesia com Rapadura, disponível aqui, e Racistas Otários, disponível aqui. Em seguida, encaminhe à turma as letras dos textos junto a alguns questionamentos:
1) Qual o tema retratado nos dois textos?
2) Quais semelhanças podemos perceber entre os dois textos, além do tema? (O professor deverá conduzir de forma que eles consigam perceber que, como semelhanças, há as rimas, a musicalidade e a intencionalidade da crítica social.)
3) Faça uma breve apresentação dos autores (sugestões para pesquisa: textos de apoio disponíveis aqui; site oficial de Braulio Bessa, disponível aqui; artigo da Wikipédia sobre os Racionais Mc’s, disponível aqui).
Desenvolvimento
Professor, nesta etapa da aula, será desenvolvida a capacidade de olhares múltiplos sobre diferentes gêneros textuais: sua diferenças e semelhanças, sua finalidade, seu contexto social e principalmente o tema social tratado. Para tanto, retome os dois textos contemplados nos vídeos. Encaminhe aos alunos alguns roteiros para leitura (disponíveis aqui). Oriente-os a respeito do desenvolvimento da atividade e dê dois dias para que leiam, em grupos de quatro integrantes (sugira que façam chamadas de vídeo pelo WhatsApp) e, posteriormente, socializem suas respostas com os colegas de sala. Para isso, peça que produzam um relato reflexivo, escrito ou por áudio, e o encaminhem ao grupo da turma.
Fechamento
Com a socialização das respostas do roteiro de leitura, certamente o professor deverá comentar sobre a segregação racial nos EUA e como Martin Luther King (mencionado no Cordel de Braulio Bessa) lutou para que os negros tivessem os mesmos direitos que os brancos. Explique que, em 1963, sua luta alcançou um dos momentos culminantes ao liderar a “Marcha sobre Washington”, que reuniu 250 mil pessoas e onde fez seu mais importante discurso, intitulado “I have a dream” (Eu tenho um sonho). Solicite, então, para o fechamento da aula, que os alunos produzam o esboço de um Cordel com duas estrofes, preferencialmente com rimas, sobre o preconceito racial, intitulado “Eu tenho um sonho”. Depois, os alunos poderão compartilhar suas produções no grupo da turma. Compartilhe com os alunos o vídeo que ensina a fazer uma xilogravura alternativa (veja em Recursos Opcionais). Sugira que se inspirem no processo e criem uma xilogravura a seu modo e com os recursos que tiverem em casa.
Convite às famílias
As famílias poderão ser convidadas a auxiliar os alunos com a produção de seus primeiros versos em estilo de Cordel e de suas xilogravuras alternativas.