Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Professor, separe o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA e o texto de cordel “O cordel estradeiro” da banda Cordel do Fogo encantado; os folhetos de cordel para apresentação aos alunos; sugestão de atividades ;datashow, projetor multimídia, caixas de som.
Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#
Informações sobre o gênero: O gênero cordel que será abordado nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel, trazem também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter tido nenhum contato com a literatura de cordel, o que poderá influenciar no levantamento dos conhecimentos prévios.
Referências sobre o assunto:
MORAIS, Regina Aparecida. O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Solicite que os alunos ouçam o áudio do “Cordel Estradeiro” (2’27”). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA> Acesso em 31/08/2018.
- Após, solicite aos alunos que falem sobre as impressões que tiveram sobre o áudio. Você poderá realizar os seguintes questionamentos:
- O que vocês acabaram de ouvir ?
- Vocês sabem qual nome é dado a textos como esse? Caso eles não tenham identificado ainda o texto como cordel na primeira pergunta.
- O que mais chamou sua atenção ao ouvir o texto?
3. Ouça as respostas dos estudantes. Pode ser que eles não consigam identificar o texto como sendo um cordel. Que digam que é uma poesia ou uma narrativa com rimas etc. o importante é fazê-los pensar sobre o texto e tentar identificar através da oralidade as características do cordel.
Introdução
Orientações:
- Solicite que os alunos ouçam o áudio do “Cordel Estradeiro” (2’27”). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA> Acesso em 31/08/2018.
- Após, solicite aos alunos que falem sobre as impressões que tiveram sobre o áudio. Você poderá realizar os seguintes questionamentos:
- O que vocês acabaram de ouvir ?
- Vocês sabem qual nome é dado a textos como esse? Caso eles não tenham identificado ainda o texto como cordel na primeira pergunta.
- O que mais chamou sua atenção ao ouvir o texto?
3. Ouça as respostas dos estudantes. Pode ser que eles não consigam identificar o texto como sendo um cordel. Que digam que é uma poesia ou uma narrativa com rimas etc. o importante é fazê-los pensar sobre o texto e tentar identificar através da oralidade as características do cordel.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Sugira que os alunos organizem-se em um círculo e neste momento, distribua a letra do texto que ouviram (veja em materiais complementares).
- Solicite que façam a leitura compartilhada e com o texto em mãos, provoque-os a analisar mais profundamente. Não é necessário focar ou mesmo restringir nas características do gênero que eles consigam identificar por meio das suas observações, mas a partir de suas observações você poderá acrescentar outras e ajudá-los a ampliar o reconhecimento e identificação de outras características.
- Para orientar a reflexão dos seus alunos, você pode fazer perguntas como:
- O que vocês acharam do texto?
- Ele conta uma história? Do que se trata?
- Podemos dizer que esse texto tem um narrador? Quem é esse narrador?
- Tem personagens?
- Há palavras desconhecidas do vocabulário de vocês? Alguém sabe o significado dessas palavras?
5. Relacione o nome da Banda “Cordel do Fogo Encantado” com o gênero a ser estudado. Fale rapidamente aos alunos sobre ela (veja o link em materiais complementares).
4. Após ouvir algumas falas e perceber que eles construíram respostas que os conduzirão na compreensão do gênero: marcas de oralidade, regionalismo, rimas, temática voltada para questões sociais.
Converse com os alunos sobre o gênero a ser estudado. Provavelmente, os alunos falaram na questão anterior sobre os versos, as rimas, sobre as palavras desconhecidas ou diferentes etc. Neste momento projete o texto e faça a análise juntamente com os alunos, fazendo com que eles construam as características principais do cordel através das marcas do regionalismo trazidas pelas palavras como tanajura, xiquexique facheiro,moxotó, cuia; dos versos e rimas que produzem a beleza e a musicalidade do cordel; a temática social tratada no texto; as marcas da oralidade (leve-os a perceber a pronúncia de algumas palavras no áudio (trovoada-truvuada).
Materiais Complementares: Para acessar informações sobre Cordel do Fogo Encantado, clique aqui.
Para acessar a letra, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida os alunos em grupos e apresente folhetos de literatura de cordel impressos (podem ser adquiridos em feiras, livrarias ou solicitados através de sites da internet. Também pode-se utilizar o recurso para projetar um folheto de cordel, caso não seja possível adquirir o impresso (veja a sugestão em materiais complementares).
- Provoque os alunos a observarem os folhetos e identificarem suas principais características (como é a ilustração, se a ilustração tem relação com o texto, qual o tipo de papel é utilizado para confecção dos folhetos, etc).
- Então, em grupos, chame a atenção dos alunos para as rimas presentes nos textos de cordel.
- Solicite que os alunos escolham duas palavras que rimem com as propostas pelo professor. Estimule-os a pensar em palavras que podem ser utilizadas em textos que tragam alguma crítica social (característica muito presente nos textos de cordel).
- Após, realize uma discussão, onde cada grupo fará a exposição do que foi realizado.
Materiais complementares:
Sugestão de folhetos de cordel para projetar, clique aqui.
Acesse a atividade com exemplos de palavras aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Para o fechamento da aula, converse com os alunos sobre o que foi estudado na aula.
- Chame a atenção para as característica do cordel. (Veja em materiais complementares um exemplo de como você pode construir com os alunos essa síntese). Lembre-se de deixar que os alunos façam a construção das características e você apenas faz orientações e encaminhamentos.
Materiais complementares: Acesse a sugestão de síntese aqui.