14095
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Conhecer a origem da literatura de cordel

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Conhecer a origem da literatura de cordel

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Professor, separe o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA e o texto de cordel “O cordel estradeiro” da banda Cordel do Fogo encantado; os folhetos de cordel para apresentação aos alunos; sugestão de atividades ;datashow, projetor multimídia, caixas de som.

Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel que será abordado nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel, trazem também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter tido nenhum contato com a literatura de cordel, o que poderá influenciar no levantamento dos conhecimentos prévios.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, Regina Aparecida. O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos ouçam o áudio do “Cordel Estradeiro” (2’27”). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA> Acesso em 31/08/2018.
  • Após, solicite aos alunos que falem sobre as impressões que tiveram sobre o áudio. Você poderá realizar os seguintes questionamentos:
  • O que vocês acabaram de ouvir ?
  • Vocês sabem qual nome é dado a textos como esse? Caso eles não tenham identificado ainda o texto como cordel na primeira pergunta.
  • O que mais chamou sua atenção ao ouvir o texto?

3. Ouça as respostas dos estudantes. Pode ser que eles não consigam identificar o texto como sendo um cordel. Que digam que é uma poesia ou uma narrativa com rimas etc. o importante é fazê-los pensar sobre o texto e tentar identificar através da oralidade as características do cordel.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os alunos ouçam o áudio do “Cordel Estradeiro” (2’27”). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA> Acesso em 31/08/2018.
  • Após, solicite aos alunos que falem sobre as impressões que tiveram sobre o áudio. Você poderá realizar os seguintes questionamentos:
  • O que vocês acabaram de ouvir ?
  • Vocês sabem qual nome é dado a textos como esse? Caso eles não tenham identificado ainda o texto como cordel na primeira pergunta.
  • O que mais chamou sua atenção ao ouvir o texto?

3. Ouça as respostas dos estudantes. Pode ser que eles não consigam identificar o texto como sendo um cordel. Que digam que é uma poesia ou uma narrativa com rimas etc. o importante é fazê-los pensar sobre o texto e tentar identificar através da oralidade as características do cordel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Sugira que os alunos organizem-se em um círculo e neste momento, distribua a letra do texto que ouviram (veja em materiais complementares).
  • Solicite que façam a leitura compartilhada e com o texto em mãos, provoque-os a analisar mais profundamente. Não é necessário focar ou mesmo restringir nas características do gênero que eles consigam identificar por meio das suas observações, mas a partir de suas observações você poderá acrescentar outras e ajudá-los a ampliar o reconhecimento e identificação de outras características.
  • Para orientar a reflexão dos seus alunos, você pode fazer perguntas como:
  • O que vocês acharam do texto?
  • Ele conta uma história? Do que se trata?
  • Podemos dizer que esse texto tem um narrador? Quem é esse narrador?
  • Tem personagens?
  • Há palavras desconhecidas do vocabulário de vocês? Alguém sabe o significado dessas palavras?

5. Relacione o nome da Banda “Cordel do Fogo Encantado” com o gênero a ser estudado. Fale rapidamente aos alunos sobre ela (veja o link em materiais complementares).

4. Após ouvir algumas falas e perceber que eles construíram respostas que os conduzirão na compreensão do gênero: marcas de oralidade, regionalismo, rimas, temática voltada para questões sociais.

Converse com os alunos sobre o gênero a ser estudado. Provavelmente, os alunos falaram na questão anterior sobre os versos, as rimas, sobre as palavras desconhecidas ou diferentes etc. Neste momento projete o texto e faça a análise juntamente com os alunos, fazendo com que eles construam as características principais do cordel através das marcas do regionalismo trazidas pelas palavras como tanajura, xiquexique facheiro,moxotó, cuia; dos versos e rimas que produzem a beleza e a musicalidade do cordel; a temática social tratada no texto; as marcas da oralidade (leve-os a perceber a pronúncia de algumas palavras no áudio (trovoada-truvuada).

Materiais Complementares: Para acessar informações sobre Cordel do Fogo Encantado, clique aqui.

Para acessar a letra, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos e apresente folhetos de literatura de cordel impressos (podem ser adquiridos em feiras, livrarias ou solicitados através de sites da internet. Também pode-se utilizar o recurso para projetar um folheto de cordel, caso não seja possível adquirir o impresso (veja a sugestão em materiais complementares).
  • Provoque os alunos a observarem os folhetos e identificarem suas principais características (como é a ilustração, se a ilustração tem relação com o texto, qual o tipo de papel é utilizado para confecção dos folhetos, etc).
  • Então, em grupos, chame a atenção dos alunos para as rimas presentes nos textos de cordel.
  • Solicite que os alunos escolham duas palavras que rimem com as propostas pelo professor. Estimule-os a pensar em palavras que podem ser utilizadas em textos que tragam alguma crítica social (característica muito presente nos textos de cordel).
  • Após, realize uma discussão, onde cada grupo fará a exposição do que foi realizado.

Materiais complementares:

Sugestão de folhetos de cordel para projetar, clique aqui.

Acesse a atividade com exemplos de palavras aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para o fechamento da aula, converse com os alunos sobre o que foi estudado na aula.
  • Chame a atenção para as característica do cordel. (Veja em materiais complementares um exemplo de como você pode construir com os alunos essa síntese). Lembre-se de deixar que os alunos façam a construção das características e você apenas faz orientações e encaminhamentos.

Materiais complementares: Acesse a sugestão de síntese aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Professor, separe o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA e o texto de cordel “O cordel estradeiro” da banda Cordel do Fogo encantado; os folhetos de cordel para apresentação aos alunos; sugestão de atividades ;datashow, projetor multimídia, caixas de som.

Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel que será abordado nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel, trazem também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter tido nenhum contato com a literatura de cordel, o que poderá influenciar no levantamento dos conhecimentos prévios.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, Regina Aparecida. O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos ouçam o áudio do “Cordel Estradeiro” (2’27”). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA> Acesso em 31/08/2018.
  • Após, solicite aos alunos que falem sobre as impressões que tiveram sobre o áudio. Você poderá realizar os seguintes questionamentos:
  • O que vocês acabaram de ouvir ?
  • Vocês sabem qual nome é dado a textos como esse? Caso eles não tenham identificado ainda o texto como cordel na primeira pergunta.
  • O que mais chamou sua atenção ao ouvir o texto?

3. Ouça as respostas dos estudantes. Pode ser que eles não consigam identificar o texto como sendo um cordel. Que digam que é uma poesia ou uma narrativa com rimas etc. o importante é fazê-los pensar sobre o texto e tentar identificar através da oralidade as características do cordel.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os alunos ouçam o áudio do “Cordel Estradeiro” (2’27”). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA> Acesso em 31/08/2018.
  • Após, solicite aos alunos que falem sobre as impressões que tiveram sobre o áudio. Você poderá realizar os seguintes questionamentos:
  • O que vocês acabaram de ouvir ?
  • Vocês sabem qual nome é dado a textos como esse? Caso eles não tenham identificado ainda o texto como cordel na primeira pergunta.
  • O que mais chamou sua atenção ao ouvir o texto?

3. Ouça as respostas dos estudantes. Pode ser que eles não consigam identificar o texto como sendo um cordel. Que digam que é uma poesia ou uma narrativa com rimas etc. o importante é fazê-los pensar sobre o texto e tentar identificar através da oralidade as características do cordel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Sugira que os alunos organizem-se em um círculo e neste momento, distribua a letra do texto que ouviram (veja em materiais complementares).
  • Solicite que façam a leitura compartilhada e com o texto em mãos, provoque-os a analisar mais profundamente. Não é necessário focar ou mesmo restringir nas características do gênero que eles consigam identificar por meio das suas observações, mas a partir de suas observações você poderá acrescentar outras e ajudá-los a ampliar o reconhecimento e identificação de outras características.
  • Para orientar a reflexão dos seus alunos, você pode fazer perguntas como:
  • O que vocês acharam do texto?
  • Ele conta uma história? Do que se trata?
  • Podemos dizer que esse texto tem um narrador? Quem é esse narrador?
  • Tem personagens?
  • Há palavras desconhecidas do vocabulário de vocês? Alguém sabe o significado dessas palavras?

5. Relacione o nome da Banda “Cordel do Fogo Encantado” com o gênero a ser estudado. Fale rapidamente aos alunos sobre ela (veja o link em materiais complementares).

4. Após ouvir algumas falas e perceber que eles construíram respostas que os conduzirão na compreensão do gênero: marcas de oralidade, regionalismo, rimas, temática voltada para questões sociais.

Converse com os alunos sobre o gênero a ser estudado. Provavelmente, os alunos falaram na questão anterior sobre os versos, as rimas, sobre as palavras desconhecidas ou diferentes etc. Neste momento projete o texto e faça a análise juntamente com os alunos, fazendo com que eles construam as características principais do cordel através das marcas do regionalismo trazidas pelas palavras como tanajura, xiquexique facheiro,moxotó, cuia; dos versos e rimas que produzem a beleza e a musicalidade do cordel; a temática social tratada no texto; as marcas da oralidade (leve-os a perceber a pronúncia de algumas palavras no áudio (trovoada-truvuada).

Materiais Complementares: Para acessar informações sobre Cordel do Fogo Encantado, clique aqui.

Para acessar a letra, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos e apresente folhetos de literatura de cordel impressos (podem ser adquiridos em feiras, livrarias ou solicitados através de sites da internet. Também pode-se utilizar o recurso para projetar um folheto de cordel, caso não seja possível adquirir o impresso (veja a sugestão em materiais complementares).
  • Provoque os alunos a observarem os folhetos e identificarem suas principais características (como é a ilustração, se a ilustração tem relação com o texto, qual o tipo de papel é utilizado para confecção dos folhetos, etc).
  • Então, em grupos, chame a atenção dos alunos para as rimas presentes nos textos de cordel.
  • Solicite que os alunos escolham duas palavras que rimem com as propostas pelo professor. Estimule-os a pensar em palavras que podem ser utilizadas em textos que tragam alguma crítica social (característica muito presente nos textos de cordel).
  • Após, realize uma discussão, onde cada grupo fará a exposição do que foi realizado.

Materiais complementares:

Sugestão de folhetos de cordel para projetar, clique aqui.

Acesse a atividade com exemplos de palavras aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para o fechamento da aula, converse com os alunos sobre o que foi estudado na aula.
  • Chame a atenção para as característica do cordel. (Veja em materiais complementares um exemplo de como você pode construir com os alunos essa síntese). Lembre-se de deixar que os alunos façam a construção das características e você apenas faz orientações e encaminhamentos.

Materiais complementares: Acesse a sugestão de síntese aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP49 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano