Atividade para impressão - Rimando no Cordel
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecer a origem da literatura de cordel
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Professor, separe o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA e o texto de cordel “O cordel estradeiro” da banda Cordel do Fogo encantado; os folhetos de cordel para apresentação aos alunos; sugestão de atividades ;datashow, projetor multimídia, caixas de som.
Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#
Informações sobre o gênero: O gênero cordel que será abordado nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel, trazem também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter tido nenhum contato com a literatura de cordel, o que poderá influenciar no levantamento dos conhecimentos prévios.
Referências sobre o assunto:
MORAIS, Regina Aparecida. O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Solicite que os alunos ouçam o áudio do “Cordel Estradeiro” (2’27”). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA> Acesso em 31/08/2018.
- Após, solicite aos alunos que falem sobre as impressões que tiveram sobre o áudio. Você poderá realizar os seguintes questionamentos:
- O que vocês acabaram de ouvir ?
- Vocês sabem qual nome é dado a textos como esse? Caso eles não tenham identificado ainda o texto como cordel na primeira pergunta.
- O que mais chamou sua atenção ao ouvir o texto?
3. Ouça as respostas dos estudantes. Pode ser que eles não consigam identificar o texto como sendo um cordel. Que digam que é uma poesia ou uma narrativa com rimas etc. o importante é fazê-los pensar sobre o texto e tentar identificar através da oralidade as características do cordel.
Introdução
Orientações:
- Solicite que os alunos ouçam o áudio do “Cordel Estradeiro” (2’27”). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA> Acesso em 31/08/2018.
- Após, solicite aos alunos que falem sobre as impressões que tiveram sobre o áudio. Você poderá realizar os seguintes questionamentos:
- O que vocês acabaram de ouvir ?
- Vocês sabem qual nome é dado a textos como esse? Caso eles não tenham identificado ainda o texto como cordel na primeira pergunta.
- O que mais chamou sua atenção ao ouvir o texto?
3. Ouça as respostas dos estudantes. Pode ser que eles não consigam identificar o texto como sendo um cordel. Que digam que é uma poesia ou uma narrativa com rimas etc. o importante é fazê-los pensar sobre o texto e tentar identificar através da oralidade as características do cordel.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Sugira que os alunos organizem-se em um círculo e neste momento, distribua a letra do texto que ouviram (veja em materiais complementares).
- Solicite que façam a leitura compartilhada e com o texto em mãos, provoque-os a analisar mais profundamente. Não é necessário focar ou mesmo restringir nas características do gênero que eles consigam identificar por meio das suas observações, mas a partir de suas observações você poderá acrescentar outras e ajudá-los a ampliar o reconhecimento e identificação de outras características.
- Para orientar a reflexão dos seus alunos, você pode fazer perguntas como:
- O que vocês acharam do texto?
- Ele conta uma história? Do que se trata?
- Podemos dizer que esse texto tem um narrador? Quem é esse narrador?
- Tem personagens?
- Há palavras desconhecidas do vocabulário de vocês? Alguém sabe o significado dessas palavras?
5. Relacione o nome da Banda “Cordel do Fogo Encantado” com o gênero a ser estudado. Fale rapidamente aos alunos sobre ela (veja o link em materiais complementares).
4. Após ouvir algumas falas e perceber que eles construíram respostas que os conduzirão na compreensão do gênero: marcas de oralidade, regionalismo, rimas, temática voltada para questões sociais.
Converse com os alunos sobre o gênero a ser estudado. Provavelmente, os alunos falaram na questão anterior sobre os versos, as rimas, sobre as palavras desconhecidas ou diferentes etc. Neste momento projete o texto e faça a análise juntamente com os alunos, fazendo com que eles construam as características principais do cordel através das marcas do regionalismo trazidas pelas palavras como tanajura, xiquexique facheiro,moxotó, cuia; dos versos e rimas que produzem a beleza e a musicalidade do cordel; a temática social tratada no texto; as marcas da oralidade (leve-os a perceber a pronúncia de algumas palavras no áudio (trovoada-truvuada).
Materiais Complementares: Para acessar informações sobre Cordel do Fogo Encantado, clique aqui.
Para acessar a letra, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida os alunos em grupos e apresente folhetos de literatura de cordel impressos (podem ser adquiridos em feiras, livrarias ou solicitados através de sites da internet. Também pode-se utilizar o recurso para projetar um folheto de cordel, caso não seja possível adquirir o impresso (veja a sugestão em materiais complementares).
- Provoque os alunos a observarem os folhetos e identificarem suas principais características (como é a ilustração, se a ilustração tem relação com o texto, qual o tipo de papel é utilizado para confecção dos folhetos, etc).
- Então, em grupos, chame a atenção dos alunos para as rimas presentes nos textos de cordel.
- Solicite que os alunos escolham duas palavras que rimem com as propostas pelo professor. Estimule-os a pensar em palavras que podem ser utilizadas em textos que tragam alguma crítica social (característica muito presente nos textos de cordel).
- Após, realize uma discussão, onde cada grupo fará a exposição do que foi realizado.
Materiais complementares:
Sugestão de folhetos de cordel para projetar, clique aqui.
Acesse a atividade com exemplos de palavras aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Para o fechamento da aula, converse com os alunos sobre o que foi estudado na aula.
- Chame a atenção para as característica do cordel. (Veja em materiais complementares um exemplo de como você pode construir com os alunos essa síntese). Lembre-se de deixar que os alunos façam a construção das características e você apenas faz orientações e encaminhamentos.
Materiais complementares: Acesse a sugestão de síntese aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares.
Introdução
Encaminhe aos alunos, pelo WhatsApp, o áudio do “Cordel Estradeiro” (2’27”; disponível aqui). Depois, encaminhe também um questionário em Word para que preencham ou copiem e respondam no caderno: o que vocês acabaram de ouvir? Vocês sabem que nome é dado a textos como esse? O que mais chamou sua atenção ao ouvir o texto? Solicite que os alunos enviem suas respostas por WhatsApp, no privado. Assim que você tiver as respostas dos alunos, retorne a eles com um áudio explicando que o gênero que estudarão, como muitos perceberam, é o Cordel.
Desenvolvimento
Compartilhe com a turma a letra do texto que ouviram (disponível aqui). Provoque-os a analisar mais profundamente o texto. Para orientar a reflexão dos seus alunos, você pode fazer perguntas como: o que vocês acharam do texto? Ele conta uma história? Do que se trata? Podemos dizer que esse texto tem um narrador? Quem é esse narrador? Tem personagens? Há palavras desconhecidas do vocabulário de vocês? Alguém sabe o significado dessas palavras? Relacione o nome da banda “Cordel do Fogo Encantado” com o gênero a ser estudado. Fale rapidamente aos alunos sobre ela (acesse o site disponível aqui). Após ouvir algumas falas e perceber que eles construíram respostas que os conduzirão na compreensão do Cordel – marcas de oralidade, regionalismo, rimas, temática voltada para questões sociais –, converse com os alunos sobre o gênero a ser estudado. Provavelmente, os alunos falaram, na questão anterior, sobre os versos, as rimas, as palavras desconhecidas ou diferentes etc. Nesse momento, peça que construam as características principais do gênero: marcas do regionalismo trazidas pelas palavras, como tanajura, xique-xique, facheiro, moxotó, cuia; versos e rimas que produzem a beleza e a musicalidade do cordel; temática social tratada no texto; marcas da oralidade (leve-os a perceber a pronúncia de algumas palavras no áudio, como trovoada-truvuada).
Fechamento
Divida os alunos em grupos, explicitando a ordem dos mesmos pelo WhatsApp, e peça que se organizem por meio de chamada de vídeo, áudio ou mensagens. Encaminhe aos grupos, juntamente com algumas atividades sobre o gênero, folhetos de literatura de cordel (fotos, PDFs, sites da internet – veja exemplos disponível aqui). Procure enviar textos diferentes a cada grupo. Provoque os alunos para que observem os folhetos e identifiquem suas principais características (como é a ilustração, se a ilustração tem relação com o texto, que tipo de papel é utilizado para a confecção dos folhetos etc.). Então, chame a atenção dos alunos para as rimas presentes nos textos de cordel. Solicite que escolham duas palavras que rimam dentre as enviadas por você. Peça que os alunos pensem em palavras que podem ser utilizadas em textos que tragam alguma crítica social (característica muito presente nos textos de cordel). Depois, solicite que cada grupo faça, no grupo da turma, a exposição do que foi realizado. Acesse a atividade com exemplos de palavras disponível aqui.
Convite às famílias
Você pode sugerir aos alunos que mostrem o áudio recebido aos familiares para que eles também o apreciem.