13908
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Investigando personagens, conflitos e resoluções dos contos de fadas

POR: Cibele Diogo Kimura 27/11/2018
Código: LPO2_02SQA05

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Investigando personagens, conflitos e resoluções dos contos de fadas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha impressa com a história para cada grupo, lápis e borracha.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas a literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade para encontrar as características dos personagens, os diferenciando de acordo com o papel que ocupa no conto.
  • Dificuldade de reconhecer em qual momento acontece o conflito da narrativa e sua resolução.

Referências sobre o assunto:

REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.

SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.

LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos reconhecer os diferentes aspectos dos contos de fadas como os personagens e suas características de acordo com seu papel na história, quais os conflitos geradores e suas respectivas resoluções.

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em 6 grupos, esse agrupamento deve ser pensado de uma forma produtiva, a fim de que essas interações entre os alunos favoreçam uma aprendizagem efetiva, uma vez que a troca de experiências e o levantamento de diferentes pontos de vista fazem com que os alunos possam testar hipóteses e reelaborar seus conhecimentos.
  • Recorde rapidamente com os alunos a estrutura das narrativas dos contos de fadas: apresentação dos personagens, conflito e resolução.
  • Distribua uma cópia da história para cada aluno (Clique aqui para visualizar o conto de fadas sugerido “A Princesa e o sapo”).
  • Em seguida, faça a leitura da história na íntegra. Peça atenção dos alunos para os aspectos do conto, como quem são os personagens, quais suas características, qual conflito foi gerado na história e como esse conflito foi resolvido.
  • Converse com as crianças:
  • Todos já conheciam esse conto de fadas?
  • Vocês sabiam que alguns livros esse conto de fadas pode ser encontrado com o nome de “O rei sapo” ou “ Henrique de Ferro”?
  • Pensando nessa história apresentada, qual seria as partes dessa narrativa? Espera-se que os alunos identifiquem a apresentação dos personagens e o lugar que a história se passa, em seguida o conflito lançado, no qual teve todo um envolvimento até chegarem a uma solução.

Com as questões acima, a intenção é identificar se o enredo do conto era conhecido para a maioria dos alunos e acionar os conhecimento prévio deles para que ocorra a conexão do que será desenvolvido durante o processo.

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Explique que agora é a vez dos grupos analisarem alguns aspectos desse conto de fadas apresentado.
  • Atribua para cada grupo a função de encontrar um aspecto da história “A Princesa e o Sapo”:
  • Grupo 1 e 2 - Grifar os personagem presentes na narrativa e descrever suas características, (Ex.: esse personagens é bondoso, generoso, maldoso, esperto, mentiroso, etc.)
  • Grupo 3 e 4 - Grifar o conflito da história.
  • Grupo 5 e 6 - Grifar o trecho que apresenta a solução do conflito.
  • Circule pela sala e faça as intervenções necessárias nos grupos. Auxilie na condução da discussão de cada grupo. Questione-os:
  • Qual estratégia estão usando para encontrar o aspecto da narrativa destinado à vocês? A intenção é perceber se os grupos estão se apoiando em estratégias, como por exemplo, uma nova leitura por parágrafos e discussão com o grupo se o trecho apresenta alguma característica solicitada ou outras que realmente facilite a encontrar os aspectos destinados a cada grupo. Faça as intervenções quando necessário.
  • O texto apresenta palavras que definem como são os personagens? Quais? Espera-se que os alunos percebam que nas narrativas dos contos de fadas, os personagens tem características típicas, ou seja, no decorrer da história, esses personagens são apresentados trazendo características/adjetivos que trará uma leitura do papel que esse personagem assume no conto, como por exemplo, “a bondosa menina”, “a malvada bruxa”, “um belo príncipe”.
  • Pensando na função destinada para cada personagem, qual personagem é o protagonista dessa história? E o antagonista?

Espera-se que percebam que a protagonista é a Princesa e o antagonista é o sapo.

  • Como conseguimos perceber que um conflito começou a acontecer na história?

É esperado que os alunos apresentem o conflito da história como sendo o momento que apresenta a queda do pingente de ouro no rio, por ser o momento que se inicia uma problemática pela qual a protagonista (a princesa) precisa tentar resolver.

  • E a solução? Como conseguimos identificá-la?

Nesse momento é necessário que os alunos sejam capazes de identificar que a o desfecho/conclusão da história acontece com a solução do conflito vivido pela protagonista da história, especialmente no trecho: Ao beijar o sapo, na princesa percebe que na verdade era um príncipe que recebeu um feitiço de uma bruxa má, eles se casam e vivem felizes.

  • Depois que todos os grupos tiverem grifado as informações solicitadas, troque as folhas entre os grupos e peça para que os integrantes identifiquem com as marcações realizadas, qual era o aspecto da narrativa avaliada naquela folha (personagens, conflito ou solução).

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Peça a cada grupo que apresente suas marcações. Os grupos que fizeram a análise do mesmo aspecto do conto, devem socializar suas marcações no intuito de comparar ou mesmo completá-las.
  • Converse com a turma ajustando, se necessário, as informações apresentadas.
  • Faça o fechamento da aula, propondo uma escrita coletiva, listando os personagens da história e qual função cada personagem recebe de acordo com o caráter que se atribui dentro da narrativa. Criem uma pequena descrição do conflito apresentado e com poucas palavras como foi a solução encontrada. Peça que todos os alunos registrem em seus cadernos a conclusão da turma.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cibele Kimura
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Investigando personagens, conflitos e resoluções dos contos de fadas
Finalidade da aula: Reconhecer as diferentes características dos personagens relacionando com suas funções na narrativa, bem como o conflito gerador e sua respectiva resolução.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de fadas
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de narrativas
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP28
Esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes