Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha impressa com a história para cada grupo, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas a literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldade para encontrar as características dos personagens, os diferenciando de acordo com o papel que ocupa no conto.
- Dificuldade de reconhecer em qual momento acontece o conflito da narrativa e sua resolução.
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.
SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.
LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos reconhecer os diferentes aspectos dos contos de fadas como os personagens e suas características de acordo com seu papel na história, quais os conflitos geradores e suas respectivas resoluções.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Organize a sala em 6 grupos, esse agrupamento deve ser pensado de uma forma produtiva, a fim de que essas interações entre os alunos favoreçam uma aprendizagem efetiva, uma vez que a troca de experiências e o levantamento de diferentes pontos de vista fazem com que os alunos possam testar hipóteses e reelaborar seus conhecimentos.
- Recorde rapidamente com os alunos a estrutura das narrativas dos contos de fadas: apresentação dos personagens, conflito e resolução.
- Distribua uma cópia da história para cada aluno (Clique aqui para visualizar o conto de fadas sugerido “A Princesa e o sapo”).
- Em seguida, faça a leitura da história na íntegra. Peça atenção dos alunos para os aspectos do conto, como quem são os personagens, quais suas características, qual conflito foi gerado na história e como esse conflito foi resolvido.
- Converse com as crianças:
- Todos já conheciam esse conto de fadas?
- Vocês sabiam que alguns livros esse conto de fadas pode ser encontrado com o nome de “O rei sapo” ou “ Henrique de Ferro”?
- Pensando nessa história apresentada, qual seria as partes dessa narrativa? Espera-se que os alunos identifiquem a apresentação dos personagens e o lugar que a história se passa, em seguida o conflito lançado, no qual teve todo um envolvimento até chegarem a uma solução.
Com as questões acima, a intenção é identificar se o enredo do conto era conhecido para a maioria dos alunos e acionar os conhecimento prévio deles para que ocorra a conexão do que será desenvolvido durante o processo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Explique que agora é a vez dos grupos analisarem alguns aspectos desse conto de fadas apresentado.
- Atribua para cada grupo a função de encontrar um aspecto da história “A Princesa e o Sapo”:
- Grupo 1 e 2 - Grifar os personagem presentes na narrativa e descrever suas características, (Ex.: esse personagens é bondoso, generoso, maldoso, esperto, mentiroso, etc.)
- Grupo 3 e 4 - Grifar o conflito da história.
- Grupo 5 e 6 - Grifar o trecho que apresenta a solução do conflito.
- Circule pela sala e faça as intervenções necessárias nos grupos. Auxilie na condução da discussão de cada grupo. Questione-os:
- Qual estratégia estão usando para encontrar o aspecto da narrativa destinado à vocês? A intenção é perceber se os grupos estão se apoiando em estratégias, como por exemplo, uma nova leitura por parágrafos e discussão com o grupo se o trecho apresenta alguma característica solicitada ou outras que realmente facilite a encontrar os aspectos destinados a cada grupo. Faça as intervenções quando necessário.
- O texto apresenta palavras que definem como são os personagens? Quais? Espera-se que os alunos percebam que nas narrativas dos contos de fadas, os personagens tem características típicas, ou seja, no decorrer da história, esses personagens são apresentados trazendo características/adjetivos que trará uma leitura do papel que esse personagem assume no conto, como por exemplo, “a bondosa menina”, “a malvada bruxa”, “um belo príncipe”.
- Pensando na função destinada para cada personagem, qual personagem é o protagonista dessa história? E o antagonista?
Espera-se que percebam que a protagonista é a Princesa e o antagonista é o sapo.
- Como conseguimos perceber que um conflito começou a acontecer na história?
É esperado que os alunos apresentem o conflito da história como sendo o momento que apresenta a queda do pingente de ouro no rio, por ser o momento que se inicia uma problemática pela qual a protagonista (a princesa) precisa tentar resolver.
- E a solução? Como conseguimos identificá-la?
Nesse momento é necessário que os alunos sejam capazes de identificar que a o desfecho/conclusão da história acontece com a solução do conflito vivido pela protagonista da história, especialmente no trecho: Ao beijar o sapo, na princesa percebe que na verdade era um príncipe que recebeu um feitiço de uma bruxa má, eles se casam e vivem felizes.
- Depois que todos os grupos tiverem grifado as informações solicitadas, troque as folhas entre os grupos e peça para que os integrantes identifiquem com as marcações realizadas, qual era o aspecto da narrativa avaliada naquela folha (personagens, conflito ou solução).
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Peça a cada grupo que apresente suas marcações. Os grupos que fizeram a análise do mesmo aspecto do conto, devem socializar suas marcações no intuito de comparar ou mesmo completá-las.
- Converse com a turma ajustando, se necessário, as informações apresentadas.
- Faça o fechamento da aula, propondo uma escrita coletiva, listando os personagens da história e qual função cada personagem recebe de acordo com o caráter que se atribui dentro da narrativa. Criem uma pequena descrição do conflito apresentado e com poucas palavras como foi a solução encontrada. Peça que todos os alunos registrem em seus cadernos a conclusão da turma.