13786
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Notícias esportivas online: fato ou opinião? Analisando comentários de leitores

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre notícias esportivas

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícias de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à Internet, retroprojetor.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, entre outros.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em discernir fato de opinião, uma vez que a análise implica juízos de valor sobre o que é publicado.

Referências sobre o assunto: CANAN, A. A não linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p. 141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino.
São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Notícias esportivas: fato ou opinião select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e leve os alunos a refletir sobre o que seria fato e opinião numa notícia esportiva. Deixe que os alunos expressem suas opiniões e vá conduzindo a conversa, destacando aquelas opiniões que se aproximam da expectativa de resposta (fato é mais objetivo, aquilo que se observa ou acontece; a opinião é mais subjetiva, cada um pode ter uma opinião diferente sobre o mesmo fato; a opinião vem de um julgamento). Na discussão, então, leve os alunos a perceber que fato é o acontecimento observável, é aquilo que a notícia vai relatar e que se apresenta a todos como algo que ocorreu e pôde ser observado. Já a opinião é de caráter mais individual e subjetivo: é aquilo que julgamos ser a verdade, naquilo que observamos; passa por nosso juízo crítico, por meio daquilo que acreditamos; usamos nossos valores e experiências para realizar esse julgamento, tomar um partido ou um posicionamento frente a um fato ou acontecimento.

  • Diga aos estudantes que irão realizar a leitura de uma notícia veiculada em um blog de notícias esportivas com o objetivo de analisar o que é fato e o que é opinião nessa notícia, além de analisar os comentários de leitores. sobre a notícia: seu posicionamento e a pertinência desses comentários.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Feitas as considerações e a pergunta inicial, projete a seguinte notícia:

Time de Reina desperdiça e Reinaldo reina no Morumbi

https://blogmiltonneves.bol.uol.com.br/blog/2018/08/26/reina-desperdica-e-reinaldo-reina-no-morumbi/

  • Leia em voz alta com a turma a notícia escolhida. Depois, oriente que os(as) estudantes observem a página do site: não só o texto verbal, a notícia em si, mas tudo o que a compõe: a foto; as perguntas para o leitor ao final do texto; o espaço para comentários e também o jogo de palavras do título. Todos esses aspectos compõem essa notícia e têm sua função. Devem ser analisados na leitura, pois.
  • Concluída a leitura e a análise do que a compõe, releia a notícia propriamente dita, o texto verbal, e peça que observem e destaquem o que é fato e o que é opinião. Professor: veja que no texto do Milton Neves há momentos em que ele se posiciona sobre o que relata: “Mais uma vez aconteceu o que previ… Não tem jeito gente! Só falta comprovação científica, mas toda vez que um “time pequeno” está segurando com unhas e dentes um empate e perde um gol, o time grande vai lá, marca e vence a partida… O São Paulo começou o jogo avassalador... Resultado importante para a liderança do São Paulo...
  • Comente, então, que não há neutralidade total no gênero notícia esportiva e que diretamente(no primeiro trecho) ou indiretamente nos outros dois, o autor do texto se posiciona, frente a esse jogo ou aos jogos em geral (primeiro comentário).
  • Peça que os alunos registrem no caderno os trechos que trazem a opinião do jornalista e observe pessoa do verbo em Aconteceu o que previ (1ª ps. do sing eu - mostra a subjetividade da afirmação); e o uso dos adjetivos “avassalador” no segundo e “ importante” no terceiro parágrafos que trazem a ideia de julgamento de avaliação positiva.

Professor, observe que apresentamos aqui uma sugestão de blog, com base no qual pode ser realizada a leitura da notícia, com os comentários dos leitores acerca dela. Entretanto, você pode utilizar outros blogs e sites de notícias de esportes, inclusive os da sua cidade/região. Lembramos, também, que, não sendo possível a utilização de multimídia, sugerimos que tire um print da tela do computador para utilização na aula e recomendamos levar cópias para que os alunos possam visualizar a página. O uso do celular, se houver essa possibilidade, também pode ser útil.

Material complementar: Caso não tenha acesso à internet para ler o blog online, clique aqui para imprimir o texto diretamente da fonte.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos respondam à pergunta do título, observando a página do site e digam se os trechos analisados anteriormente são os únicos que trazem opinião sobre o fato relatado ( partida de futebol do São paulo X Ceará ) - A expectativa é que eles observem os comentários de leitores e digam que ali há opiniões. Devem observar ainda que há perguntas dirigidas ao leitor no site para orientar os tipos de respostas e a pertinência dos comentários. (Professor: nesse caso é interessante perceber que alguns leitores respondem ao que foi colocado ali para discussão, mas há alguns que aproveitam para trazer comentários sobre o próprio Milton Neves, sobre tipos de brincadeiras que ele faz ou jargões que inventa ou falar ainda que este locutor faz um super programa etc.Isso é próprio do suporte, da escrita na web que não segue uma lógica linear)

  • Observar também a foto e se ela corrobora com as opiniões colocadas sobre esse jogo.(destacar na foto a animação da torcida, todos voltados para o campo, as mãos para cima em posição de encorajamento, enfim… a imagem corrobora que foi uma grande jogo (avassalador) e podemos dizer então que ela traz uma “opinião” também.

  • Peça que os(as) estudantes anotem as conclusões retiradas da análises dessa notícia, pois poderão usar depois em outras leituras e na própria produção de texto de uma notícia online.

Professor, observe que apresentamos aqui uma sugestão de blog, com base no qual pode ser realizada a leitura da notícia, com os comentários dos leitores acerca dela. Entretanto, você pode utilizar outros blogs e sites de notícias de esportes, inclusive os da sua cidade/região. Lembramos, também, que, não sendo possível a utilização de multimídia, sugerimos que tire um print da tela do computador para utilização na aula e recomendamos levar cópias para que os alunos possam visualizar a página. O uso do celular, se houver essa possibilidade, também pode ser útil.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • No fechamento da aula vale retomar o que foi analisado nessa aula sobre o gênero notícia esportiva online. Para isso retome o título desse slide e pergunte aos alunos: houve mudança do primeiro slide da aula para esse? Por quê? Relembre a notícia que leram para mostrar que ela traz fatos e opiniões de maneira mais implícita ou explícita. Então peça que reflitam sobre as questões: a web é um espaço de escrita democrática? Trata-se de uma escrita de opinião única? Por quê? Peça que justifiquem sua resposta.
  • Diga que essas perguntas são para refletir sobre esse gênero de modo que desenvolvam uma leitura crítica sobre as notícias que circulam nos jornais , percebendo a sua não imparcialidade.

Professor, o objetivo desta aula é que os alunos leiam os comentários dos leitores sobre a notícia de esportes divulgada no blog e observem os posicionamentos e opiniões sobre o jogo, a pertinência da resposta dada ao que foi colocado para opinar. Chamar atenção para os comentários que fogem ao que foi colocado e discuta rapidamente por que acham que isso ocorreu e se contribui para a leitura do texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícias de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à Internet, retroprojetor.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, entre outros.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em discernir fato de opinião, uma vez que a análise implica juízos de valor sobre o que é publicado.

Referências sobre o assunto: CANAN, A. A não linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p. 141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino.
São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e leve os alunos a refletir sobre o que seria fato e opinião numa notícia esportiva. Deixe que os alunos expressem suas opiniões e vá conduzindo a conversa, destacando aquelas opiniões que se aproximam da expectativa de resposta (fato é mais objetivo, aquilo que se observa ou acontece; a opinião é mais subjetiva, cada um pode ter uma opinião diferente sobre o mesmo fato; a opinião vem de um julgamento). Na discussão, então, leve os alunos a perceber que fato é o acontecimento observável, é aquilo que a notícia vai relatar e que se apresenta a todos como algo que ocorreu e pôde ser observado. Já a opinião é de caráter mais individual e subjetivo: é aquilo que julgamos ser a verdade, naquilo que observamos; passa por nosso juízo crítico, por meio daquilo que acreditamos; usamos nossos valores e experiências para realizar esse julgamento, tomar um partido ou um posicionamento frente a um fato ou acontecimento.

  • Diga aos estudantes que irão realizar a leitura de uma notícia veiculada em um blog de notícias esportivas com o objetivo de analisar o que é fato e o que é opinião nessa notícia, além de analisar os comentários de leitores. sobre a notícia: seu posicionamento e a pertinência desses comentários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Feitas as considerações e a pergunta inicial, projete a seguinte notícia:

Time de Reina desperdiça e Reinaldo reina no Morumbi

https://blogmiltonneves.bol.uol.com.br/blog/2018/08/26/reina-desperdica-e-reinaldo-reina-no-morumbi/

  • Leia em voz alta com a turma a notícia escolhida. Depois, oriente que os(as) estudantes observem a página do site: não só o texto verbal, a notícia em si, mas tudo o que a compõe: a foto; as perguntas para o leitor ao final do texto; o espaço para comentários e também o jogo de palavras do título. Todos esses aspectos compõem essa notícia e têm sua função. Devem ser analisados na leitura, pois.
  • Concluída a leitura e a análise do que a compõe, releia a notícia propriamente dita, o texto verbal, e peça que observem e destaquem o que é fato e o que é opinião. Professor: veja que no texto do Milton Neves há momentos em que ele se posiciona sobre o que relata: “Mais uma vez aconteceu o que previ… Não tem jeito gente! Só falta comprovação científica, mas toda vez que um “time pequeno” está segurando com unhas e dentes um empate e perde um gol, o time grande vai lá, marca e vence a partida… O São Paulo começou o jogo avassalador... Resultado importante para a liderança do São Paulo...
  • Comente, então, que não há neutralidade total no gênero notícia esportiva e que diretamente(no primeiro trecho) ou indiretamente nos outros dois, o autor do texto se posiciona, frente a esse jogo ou aos jogos em geral (primeiro comentário).
  • Peça que os alunos registrem no caderno os trechos que trazem a opinião do jornalista e observe pessoa do verbo em Aconteceu o que previ (1ª ps. do sing eu - mostra a subjetividade da afirmação); e o uso dos adjetivos “avassalador” no segundo e “ importante” no terceiro parágrafos que trazem a ideia de julgamento de avaliação positiva.

Professor, observe que apresentamos aqui uma sugestão de blog, com base no qual pode ser realizada a leitura da notícia, com os comentários dos leitores acerca dela. Entretanto, você pode utilizar outros blogs e sites de notícias de esportes, inclusive os da sua cidade/região. Lembramos, também, que, não sendo possível a utilização de multimídia, sugerimos que tire um print da tela do computador para utilização na aula e recomendamos levar cópias para que os alunos possam visualizar a página. O uso do celular, se houver essa possibilidade, também pode ser útil.

Material complementar: Caso não tenha acesso à internet para ler o blog online, clique aqui para imprimir o texto diretamente da fonte.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos respondam à pergunta do título, observando a página do site e digam se os trechos analisados anteriormente são os únicos que trazem opinião sobre o fato relatado ( partida de futebol do São paulo X Ceará ) - A expectativa é que eles observem os comentários de leitores e digam que ali há opiniões. Devem observar ainda que há perguntas dirigidas ao leitor no site para orientar os tipos de respostas e a pertinência dos comentários. (Professor: nesse caso é interessante perceber que alguns leitores respondem ao que foi colocado ali para discussão, mas há alguns que aproveitam para trazer comentários sobre o próprio Milton Neves, sobre tipos de brincadeiras que ele faz ou jargões que inventa ou falar ainda que este locutor faz um super programa etc.Isso é próprio do suporte, da escrita na web que não segue uma lógica linear)

  • Observar também a foto e se ela corrobora com as opiniões colocadas sobre esse jogo.(destacar na foto a animação da torcida, todos voltados para o campo, as mãos para cima em posição de encorajamento, enfim… a imagem corrobora que foi uma grande jogo (avassalador) e podemos dizer então que ela traz uma “opinião” também.

  • Peça que os(as) estudantes anotem as conclusões retiradas da análises dessa notícia, pois poderão usar depois em outras leituras e na própria produção de texto de uma notícia online.

Professor, observe que apresentamos aqui uma sugestão de blog, com base no qual pode ser realizada a leitura da notícia, com os comentários dos leitores acerca dela. Entretanto, você pode utilizar outros blogs e sites de notícias de esportes, inclusive os da sua cidade/região. Lembramos, também, que, não sendo possível a utilização de multimídia, sugerimos que tire um print da tela do computador para utilização na aula e recomendamos levar cópias para que os alunos possam visualizar a página. O uso do celular, se houver essa possibilidade, também pode ser útil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • No fechamento da aula vale retomar o que foi analisado nessa aula sobre o gênero notícia esportiva online. Para isso retome o título desse slide e pergunte aos alunos: houve mudança do primeiro slide da aula para esse? Por quê? Relembre a notícia que leram para mostrar que ela traz fatos e opiniões de maneira mais implícita ou explícita. Então peça que reflitam sobre as questões: a web é um espaço de escrita democrática? Trata-se de uma escrita de opinião única? Por quê? Peça que justifiquem sua resposta.
  • Diga que essas perguntas são para refletir sobre esse gênero de modo que desenvolvam uma leitura crítica sobre as notícias que circulam nos jornais , percebendo a sua não imparcialidade.

Professor, o objetivo desta aula é que os alunos leiam os comentários dos leitores sobre a notícia de esportes divulgada no blog e observem os posicionamentos e opiniões sobre o jogo, a pertinência da resposta dada ao que foi colocado para opinar. Chamar atenção para os comentários que fogem ao que foi colocado e discuta rapidamente por que acham que isso ocorreu e se contribui para a leitura do texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano