A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícias de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à Internet, retroprojetor.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, entre outros.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em discernir fato de opinião, uma vez que a análise implica juízos de valor sobre o que é publicado.
Referências sobre o assunto: CANAN, A. A não linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p. 141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino.
São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 179 a 184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;
FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Time de Reina desperdiça e Reinaldo reina no Morumbi
https://blogmiltonneves.bol.uol.com.br/blog/2018/08/26/reina-desperdica-e-reinaldo-reina-no-morumbi/
Professor, observe que apresentamos aqui uma sugestão de blog, com base no qual pode ser realizada a leitura da notícia, com os comentários dos leitores acerca dela. Entretanto, você pode utilizar outros blogs e sites de notícias de esportes, inclusive os da sua cidade/região. Lembramos, também, que, não sendo possível a utilização de multimídia, sugerimos que tire um print da tela do computador para utilização na aula e recomendamos levar cópias para que os alunos possam visualizar a página. O uso do celular, se houver essa possibilidade, também pode ser útil.
Material complementar: Caso não tenha acesso à internet para ler o blog online, clique aqui para imprimir o texto diretamente da fonte.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Professor, observe que apresentamos aqui uma sugestão de blog, com base no qual pode ser realizada a leitura da notícia, com os comentários dos leitores acerca dela. Entretanto, você pode utilizar outros blogs e sites de notícias de esportes, inclusive os da sua cidade/região. Lembramos, também, que, não sendo possível a utilização de multimídia, sugerimos que tire um print da tela do computador para utilização na aula e recomendamos levar cópias para que os alunos possam visualizar a página. O uso do celular, se houver essa possibilidade, também pode ser útil.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Professor, o objetivo desta aula é que os alunos leiam os comentários dos leitores sobre a notícia de esportes divulgada no blog e observem os posicionamentos e opiniões sobre o jogo, a pertinência da resposta dada ao que foi colocado para opinar. Chamar atenção para os comentários que fogem ao que foi colocado e discuta rapidamente por que acham que isso ocorreu e se contribui para a leitura do texto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); editor de imagem do celular (o Google Fotos tem alguns recursos) ou do computador (Paint, por exemplo).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. O central aqui é chamar a atenção dos alunos para o assunto da aula, que será o estudo da diferença entre fato e opinião em uma notícia online. Chame a atenção para todos os elementos: fotos e comentários, conforme descrito no slide. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
No mesmo áudio ou vídeo em que você apresentou o Tema, inclua a Introdução, utilizando as questões apresentadas no slide Introdução do plano de aula. Nesse slide, há a orientação para que os alunos identifiquem e diferenciem, na notícia lida, o que é fato e o que é opinião. Oriente-os a fazer essa atividade da forma que for mais prática para eles: vale printar a notícia e fazer marcações coloridas utilizando programas de edição de imagem (no próprio celular existe o recurso de printar a tela e fazer marcações coloridas na imagem); podem também anotar em seus cadernos os trechos (fazendo duas colunas, por exemplo, uma de fatos e outra de opiniões retiradas da notícia) ou ainda imprimir o texto e fazer as marcações.
Desenvolvimento
Ainda no mesmo áudio ou vídeo, realize, então, a pergunta sugerida no slide Desenvolvimento deste plano: em que parte da notícia temos mais opiniões do que fatos, levando em consideração todos os elementos que a compõem (foto e comentários)? Peça aos alunos que respondam a essa pergunta levando em consideração as marcações que fizeram para diferenciar fato de opinião. Estipule um prazo de entrega para essas duas atividades, seja via WhatsApp, e-mail ou mesmo fotografias das produções dos alunos. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.
Fechamento
Após ler as produções dos alunos, selecione algumas para compartilhar com todos via WhatsApp, e-mail ou mesmo por fotografias. Envie um áudio alinhavando as principais observações dos alunos, destacando pontos positivos nas produções de sua turma e pontuando o que está colocado no slide de Fechamento deste plano e aula. Também é possível fazer esse momento durante uma videochamada, realizando um pequeno debate sobre as perguntas colocadas no slide de Fechamento. Crie com a turma um pequeno parágrafo coletivo sobre as diferenças entre fato e opinião em uma notícia online.
Convite às famílias
É possível sugerir que a família selecione uma notícia sobre algum assunto polêmico (ou mesmo sobre uma série que todos gostem de assistir, por exemplo) e leiam juntos os comentários, para observar as diferentes opiniões. Vale procurar alguma notícia sobre o time de futebol da família (ou os times, se são diferentes) e observar o que é fato e o que é opinião, bem como ler os comentários. Nesse momento, é importante lembrar que a internet também é terreno em que os discursos de ódio ganham força, então, é preciso saber diferenciar opinião saudável dos discursos que só visam incitar a violência e os preconceitos. Você pode pedir que alguns alunos se voluntariem para socializar com a turma como foi essa atividade em família, enviando um áudio ou mesmo fazendo um vídeo curto com a participação de membros da família.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: José Gilson Franco
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Notícias esportivas online: fato ou opinião? Analisando comentários de leitores
Finalidade da aula: Realizar a leitura de notícias em blogs e sites de notícias esportivas para analisar e discriminar fatos e opiniões na notícia e a pertinência nos comentários de leitores.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícias de esportes
Objeto(s) do conhecimento: Apreciação e réplica
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC:(EF67LP02)
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícias de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à Internet, retroprojetor.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, entre outros.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em discernir fato de opinião, uma vez que a análise implica juízos de valor sobre o que é publicado.
Referências sobre o assunto: CANAN, A. A não linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p. 141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino.
São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 179 a 184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;
FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: