13708
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez

POR: Simone Carvalho De Vellasco 24/11/2018
Código: LPO1_02SQA04

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição narrativas

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Uma cópia do texto do conto impresso para leitura de introdução; folhas impressas com imagens e palavras do conto; cópias do texto na íntegra para as duplas; cópia de palavras do conto recortados em cartões.

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.

Sites e links:

Conto acumulativo “A casa que Pedro fez”. disponível em http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html. acesso em 4 de setembro de 2018.

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente para as crianças o tema da aula.
  • Converse com elas que vão estudar nas próximas atividades palavras de um novo conto, para que possam conhecer um pouco mais sobre a composição de um conto acumulativo.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Introdução select-down

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Introdução select-down

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Introdução select-down

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Introdução select-down

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Introdução select-down

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Introdução select-down

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Introdução select-down

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Introdução select-down

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Introdução select-down

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Introdução select-down

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Introdução select-down

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Desenvolva a atividade com as crianças em duplas. Procure organizar as duplas de acordo com o nível de leitura e escrita próximos. Este cuidado na organização das crianças será importante para que a atividade seja produtiva e que ambas crianças da dupla tenho condições próximas em participar.
  • Escreva o primeiro parágrafo do conto no quadro ou projete o slide. Este é o momento de orientar as crianças para encontrarem a palavra.
  • Diga às crianças que tentem encontrar a palavra CASA neste parágrafo.
  • Pergunte quais as letras usadas para escrever a palavra CASA.
  • Peça às crianças para localizar, no quadro, a palavra CASA e circule-a.
  • Recorde oralmente as palavras da sequência acumulativa e fixe as imagens no quadro ou num local visível a todos.
  • Ofereça para cada dupla uma folha A4 com o texto completo e um cartão com uma palavra da sequência acumulativa. Selecione para cada dupla uma palavra diferente. Caso haja mais de 22 crianças na turma, repita algumas palavras.
  • Em seguida, oriente que cada dupla deve localizar e envolver com uma linha no texto a palavra que recebeu no cartão. Esclareça para as crianças que a palavra pode aparecer somente uma vez no texto ou muitas vezes. Por isso, oriente que façam observando cada parágrafo.
  • Acompanhe as tentativas das crianças em localizar a palavra no texto, circulando pela sala e observando as crianças e suas tentativas.
  • Ao final, convide as duplas a apresentarem as palavras encontradas. Converse com elas sobre o que puderam observar como regularidade, por exemplo, qual a palavra e quantas vezes ela aparece no conto.

Materiais necessários: folha A4 com imagens e palavras do conto.

Dificuldades antecipadas/ intervenções:

Caso as crianças não digam as letras que compõem a palavra CASA, pergunte qual seria a primeira letra, diga para pensarem no som que a palavra CASA faz e quais as letras que teriam estes sons e por fim, escreva a palavra e leia com as crianças.

As duplas podem encontrar dificuldades em ler a palavra do cartão. Mostre novamente as imagens e palavras fixadas na sala para observarem e localizarem a palavra.

As duplas podem encontrar dificuldades também para localizarem a palavra do cartão no texto. Observe as duplas que necessitam de apoio. Leia com elas a palavra do cartão e peça que digam o nome das letras que compõem o nome. Peça que contem o número de letras deste nome. Em seguida, aponte o primeiro parágrafo. Peça que verifiquem se neste conjunto de palavras está localizada a palavra de seu cartão. Se preciso for, faça a leitura do parágrafo, apontando cada palavra com a dupla. Proceda dessa forma com os demais parágrafos, até que a dupla tenha autonomia para realizar a atividade.

Caso a maioria da turma encontre dificuldades em realizar a atividade com autonomia, uma opção é realizá-la coletivamente, no quadro, a partir dos procedimentos acima.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou apresente novamente as imagens do conto e relacione-as à atividade que as crianças acabaram de fazer.
  • Pergunte às crianças se elas gostaram do conto e o que elas mais gostaram. Talvez elas digam que é divertido por que muitas palavras se repetem.
  • Pergunte se perceberam que alguns personagens e palavras se repetem ao longo da narrativa, numa mesma sequência, e que é por isso que o conto fica diferente e divertido. Reforce que esta é uma das características do conto acumulativo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Uma cópia do texto do conto impresso para leitura de introdução; folhas impressas com imagens e palavras do conto; cópias do texto na íntegra para as duplas; cópia de palavras do conto recortados em cartões.

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.

Sites e links:

Conto acumulativo “A casa que Pedro fez”. disponível em http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html. acesso em 4 de setembro de 2018.

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente para as crianças o tema da aula.
  • Converse com elas que vão estudar nas próximas atividades palavras de um novo conto, para que possam conhecer um pouco mais sobre a composição de um conto acumulativo.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Orientações:

  • Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
  • Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
  • Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Desenvolva a atividade com as crianças em duplas. Procure organizar as duplas de acordo com o nível de leitura e escrita próximos. Este cuidado na organização das crianças será importante para que a atividade seja produtiva e que ambas crianças da dupla tenho condições próximas em participar.
  • Escreva o primeiro parágrafo do conto no quadro ou projete o slide. Este é o momento de orientar as crianças para encontrarem a palavra.
  • Diga às crianças que tentem encontrar a palavra CASA neste parágrafo.
  • Pergunte quais as letras usadas para escrever a palavra CASA.
  • Peça às crianças para localizar, no quadro, a palavra CASA e circule-a.
  • Recorde oralmente as palavras da sequência acumulativa e fixe as imagens no quadro ou num local visível a todos.
  • Ofereça para cada dupla uma folha A4 com o texto completo e um cartão com uma palavra da sequência acumulativa. Selecione para cada dupla uma palavra diferente. Caso haja mais de 22 crianças na turma, repita algumas palavras.
  • Em seguida, oriente que cada dupla deve localizar e envolver com uma linha no texto a palavra que recebeu no cartão. Esclareça para as crianças que a palavra pode aparecer somente uma vez no texto ou muitas vezes. Por isso, oriente que façam observando cada parágrafo.
  • Acompanhe as tentativas das crianças em localizar a palavra no texto, circulando pela sala e observando as crianças e suas tentativas.
  • Ao final, convide as duplas a apresentarem as palavras encontradas. Converse com elas sobre o que puderam observar como regularidade, por exemplo, qual a palavra e quantas vezes ela aparece no conto.

Materiais necessários: folha A4 com imagens e palavras do conto.

Dificuldades antecipadas/ intervenções:

Caso as crianças não digam as letras que compõem a palavra CASA, pergunte qual seria a primeira letra, diga para pensarem no som que a palavra CASA faz e quais as letras que teriam estes sons e por fim, escreva a palavra e leia com as crianças.

As duplas podem encontrar dificuldades em ler a palavra do cartão. Mostre novamente as imagens e palavras fixadas na sala para observarem e localizarem a palavra.

As duplas podem encontrar dificuldades também para localizarem a palavra do cartão no texto. Observe as duplas que necessitam de apoio. Leia com elas a palavra do cartão e peça que digam o nome das letras que compõem o nome. Peça que contem o número de letras deste nome. Em seguida, aponte o primeiro parágrafo. Peça que verifiquem se neste conjunto de palavras está localizada a palavra de seu cartão. Se preciso for, faça a leitura do parágrafo, apontando cada palavra com a dupla. Proceda dessa forma com os demais parágrafos, até que a dupla tenha autonomia para realizar a atividade.

Caso a maioria da turma encontre dificuldades em realizar a atividade com autonomia, uma opção é realizá-la coletivamente, no quadro, a partir dos procedimentos acima.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou apresente novamente as imagens do conto e relacione-as à atividade que as crianças acabaram de fazer.
  • Pergunte às crianças se elas gostaram do conto e o que elas mais gostaram. Talvez elas digam que é divertido por que muitas palavras se repetem.
  • Pergunte se perceberam que alguns personagens e palavras se repetem ao longo da narrativa, numa mesma sequência, e que é por isso que o conto fica diferente e divertido. Reforce que esta é uma das características do conto acumulativo.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez

Finalidade da aula: Espera-se que os alunos identifiquem palavras do conto na sequência em que surgem no texto e as escrevam com apoio do professor e de letras móveis.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Contos acumulativos

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição narrativas

Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP26

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

 

Materiais necessários: Uma cópia do texto do conto impresso para leitura de introdução; folhas impressas com imagens e palavras do conto; cópias do texto na íntegra para as duplas; cópia de palavras do conto recortados em cartões.

 

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

 

RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.

Sites e links:

 

Conto acumulativo “A casa que Pedro fez”. disponível em http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html. acesso em 4 de setembro de 2018.

 

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes